REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

1

Laudicena de F?tima Ribeiro ? Bibliotec?ria Novembro/2018

REGRAS B?SICAS PARA APRESENTA??O FORMAL DE TRABALHOS

Estas regras s?o aplicadas a todos os Trabalhos acad?micos ou similares (trabalho de conclus?o de curso (TCC), trabalho de gradua??o interdisciplinar ? TGI, trabalho de conclus?o de curso de especializa??o e/ou aperfei?oamento, Disserta??o, teses e outros).

1 APRESENTA??O GR?FICA

1.1 Configura??o das Margens

Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado. Apresentar os elementos pr?-textuais no anverso da folha, com exce??o dos dados internacionais de cataloga??o-na-publica??o que devem vir no verso da folha de rosto.

Recomenda-se que os elementos textuais e p?s-textuais sejam apresentados no anverso e verso das folhas.

As margens devem ser:

Anverso:

Esquerda Superior Direita Inferior

3 cm 3 cm 2 cm 2 cm

Verso:

Direita

3 cm

Superior 3 cm

Esquerda 2 cm

Inferior

2 cm

OBS: Para digita??o somente no anverso da folha utilizar margens: Esquerda e superior 3cm; Direita e inferior 2cm.

1.2 Espa?amentos entre Linhas

Configurar todo o texto com espa?amento de 1,5 cm, excetuando-se as cita??es com mais de tr?s linhas, notas de rodap?, refer?ncias, legendas das ilustra??es e das tabelas, fichas catalogr?ficas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da institui??o a que ? submetida e ?rea de concentra??o), que devem ser digitados em espa?o simples (ASSOCIA??O BRASILEIRA DE NORMAS T?CNICAS, 2011a).

1.3 Escrita (NBR 14724 -2011)

Utilizar margem justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as refer?ncias;

Escolher um tipo de letra leg?vel na cor preta (Arial, Times New Roman etc...) fonte tamanho 12;

Papel no formato A4 [21 cm x 29,7 cm]

2

Laudicena de F?tima Ribeiro ? Bibliotec?ria Novembro/2018

1.4 Numera??o das P?ginas

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas n?o numeradas. A numera??o deve figurar a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos ar?bicos, no canto superior direito da p?gina, a 2cm da borda superior da folha (ASSOCIA??O BRASILEIRA DE NORMAS T?CNICAS, 2011a).

OBS: Quando o trabalho for digitado no anverso e verso, a numera??o das p?ginas deve ser indicada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.

Para que as p?ginas prefaciais n?o sejam numeradas, ao final de cada p?gina dever? ser inserida uma quebra de se??o. Esta quebra ter? a finalidade de diferenciar a formata??o das p?ginas prefaciais do texto.

O projeto gr?fico ? de responsabilidade do autor do trabalho.

1.5 Indicativo de Se??o

O t?tulo deve ser precedido pelo indicativo num?rico (algarismo ar?bico), alinhado ? esquerda, separado por um espa?o de caractere. Os t?tulos das se??es prim?rias devem iniciar em folha ?mpar (anverso), na parte superior da folha, grafados em n?meros inteiros a partir de 1 (um) e separados do texto que os sucede por 1 (um) espa?o entrelinhas de 1,5 cm. Deve-se limitar a numera??o progressiva at? a se??o quin?ria.

Da mesma forma os t?tulos das subse??es devem ser separados do texto que os precede e sucede por 1 (um) espa?o de 1,5cm. T?tulos que ocupem mais de uma linha, devem a partir da segunda linha, serem alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do t?tulo.

Os t?tulos sem indicativos num?ricos como: lista e ilustra??es, resumo, sum?rio, refer?ncias etc... devem ser centralizados, conforme NBR 6024.

S?o os elementos sem t?tulo e sem indicativo num?rico: folha de aprova??o, a dedicat?ria e a(s) ep?grafe(s).

Destacam-se gradativamente os t?tulos das se??es utilizando os recursos de negrito, it?lico ou sublinhado, dentre outros como CAIXA ALTA e VERSAL. Os t?tulos devem ser grafados de forma id?ntica no sum?rio e no texto.

2 REFER?NCIAS

3

Laudicena de F?tima Ribeiro ? Bibliotec?ria Novembro/2018

"Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identifica??o individual." (ASSOCIA??O BRASILEIRA DE NORMAS T?CNICAS, 2018).

2.1 Localiza??o das Refer?ncias

As refer?ncias podem estar localizadas em nota de rodap?, em lista de refer?ncias no final do texto ou de cap?tulo e antecedendo resumos, resenhas e recens?es (Resumo cr?tico).

A pontua??o deve ser uniforme nos elementos de todas as refer?ncias. As refer?ncias cont?m elementos essenciais e complementares de forma padronizada, ao optar por inserir os complementares, estes devem ser inclu?dos de forma padronizada em todas as refer?ncias do mesmo tido de documento. As refer?ncias s?o alinhadas somente ? margem esquerda, ordenadas num?rica ou alfabeticamente conforme o caso, em espa?o simples e separadas entre si por um espa?o duplo, podendo ser utilizado tamb?m o recurso de 12pt depois.

Quando localizadas em notas de rodap?, ser?o alinhadas a partir da segunda linha da mesma refer?ncia abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma que o expoente fique destacado. (n?o utilizar espa?os entre as notas).

2.2 Transcri??o dos Elementos na Refer?ncia

2.2.1 Dados de autoria

Autor Pessoal

Identificada a autoria da obra, a regra ? seguir a forma usada no idioma do nome do autor, existindo situa??es especiais, dependendo da l?ngua, ou mesmo do nome adotado pelo autor.

Inicia-se a refer?ncia pelo Sobrenome do autor em mai?sculo, seguido pelo nome. Emprega-se v?rgula entre sobrenome e nome. Ex.: GARCIA, J.

Quando a obra possuir at? tr?s (3) autores, indicam-se todos, na mesma ordem em que aparecem na obra, emprega-se ( ; ) entre os autores. Ex: GARCIA, Juarez; SILVA, Jorge; SOUZA, Standilau.

GARCIA, J.; SILVA, J.; SOUZA, S.

Quando a obra possuir mais de tr?s (3) autores, conv?m indicar todos, por?m permite-se mencionar o primeiro, seguido da express?o et al. (em it?lico) Ex: NUNES, M.; MIRANDA, R. C.; OLIVEIRA, C. G.; SOUZA, E.; GOMES, M.

GARCIA, J.

4

Laudicena de F?tima Ribeiro ? Bibliotec?ria Novembro/2018

a) Sobrenomes acompanhados de palavras que indicam grau de parentesco (J?nior, Filho, Neto, Sobrinho e assemelhados)

Ex: BRITO FILHO, Dilermando. AMATO NETO, Vicente. VIANNA FILHO, Oduvaldo.

b) Autoria formada apenas por um elemento ou um ?nico sobrenome, acrescido de J?nior, Filho, Neto, Sobrinho e assemelhados.

Fazer a entrada na ordem direta, sem invers?o.

Ex: ADONIAS FILHO. F?BIO J?NIOR.

c) Autorias formadas apenas por prenomes

Inverter a posi??o do segundo prenome, como se fosse um sobrenome.

Ex: RICARDO, Cassiano. CARLOS, Roberto.

d) Sobrenomes compostos Os sobrenomes s? s?o considerados compostos quando possuem h?fen ou formam uma express?o. Ex: GUERRA-PEIXE, C?sar. CASTELLO BRANCO, Carlos.

e) Sobrenomes com Prefixo D'AVILA, B. LE BOULCH, Jean.

e) Sobrenomes hisp?nicos O sobrenome ? o pen?ltimo elemento do nome; se o sobrenome contiver um artigo, sem preposi??o, a entrada iniciar? pelo artigo.

Ex: GARC?A MARQUES, Gabriel. COTARELO Y MORI, Emilio. LAS HERAS, Manuel Antonio. (sem preposi??o) CASAS, Bartolom? de l?s. (com preposi??o)

5

Laudicena de F?tima Ribeiro ? Bibliotec?ria Novembro/2018

f) Sobrenomes na l?ngua inglesa

O sobrenome ? o ?ltimo elemento do nome: ignoram-se as formas J?nior (Jr.) e Senior (Sr.), que devem ser omitidas; se o sobrenome contiver preposi??es ou artigos estes iniciar?o a entrada da refer?ncia. Ex: SMITH, Donald R.

GREENE, Graham. LE CARR?, John.

g) Sobrenomes na l?ngua francesa O sobrenome ? o ?ltimo elemento do nome; se o sobrenome contiver um artigo ou um artigo contra?do com uma preposi??o, iniciar-se- a entrada pelo artigo ou pelo artigo contra?do; sobrenomes compostos se iniciam pelo primeiro elemento do sobrenome. Ex: BEAUVOIR, Simone de. LA FONTAINE, Jean de. DU M?RIL, Ed?lestand Pontas. SAINT-EXUP?RY, Antoine de.

h) Sobrenomes na l?ngua italiana

O sobrenome ? o ?ltimo elemento do nome; se o sobrenome contiver artigo ou preposi??o, iniciar-se-? a entrada pelo artigo ou preposi??o. Ex: ECO, Umberto.

DA PONTE, Lorenzo.

i) Sobrenomes nas l?nguas chinesa e h?ngara

O sobrenome ? o primeiro elemento do nome. Ex: MAO, Tse-Tung.

MOLN?R, Ferenc.

j) Obras com organizador, coordenador, compilador, etc...

Quando houver indica??o de responsabilidade pelo conjunto da obra, em colet?neas de v?rios autores, a entrada deve ser pelo respons?vel, seguida da abreviatura do tipo de participa??o entre par?nteses, min?sculo e no singular (org., comp., ed., coord., entre outros)

Ex.: GARCIA, J. (org.).

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download