10 maneiras de fazer sucesso ou ficar rico pela Internet



Percy de Mello Castanho Junior

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Editora DALLAS ©

SUMÁRIO

Prefácio ............................................................ 03

Projeto 01

Escrevendo um manual de auto ajuda...............09

Projeto 02

Mala direta eletrônica.........................................20

Projeto 03

Encontrando um nicho inexplorado....................27

Projeto 04

ListasAzuis Internet............................................32

Projeto 05

Troca de informações, em troca de comissões..37

Projeto 06

Agência virtual de empregos..............................41

Projeto 07

Ensino à distância............................................. 45

Resumo da ópera..............................................48

O autor..............................................................50

PREFÁCIO

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

“ As oportunidades, como o sol, surgem a cada manhã; cabe às pessoas de sucesso agarra-las e, às demais, ignora-las.” (O autor)

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer ao leitor a razão do cabalístico número de 7 sugestões constante do título.

Seria eu um místico, um aprendiz de feiticeiro, um bruxo que, deixando o caldeirão de lado, debruçou-se sobre os misteriosos “chips” de computador para, imune a seus temíveis vírus, desvendar seus segredos através de rituais macabros?

Nada disso, meus caros, a verdade é bem outra e atende pelo nome de economia!

Acontece que, originalmente, pensei em escrever este livro sob o título

“10 maneiras de ganhar dinheiro e fazer sucesso na Internet”, baseado em minhas experiências, tanto no campo da informática, quanto no comércio e indústria de modo geral.

Afinal de contas, das 7 sugestões aqui descritas, 6 eu vivenciei pessoalmente, sendo autor e executor de todos os projetos narrados, aproveitando-me da experiência de 30 anos em informática trabalhando nas maiores multinacionais do planeta, dentre as quais pode-se destacar: General Motors, Shell, Citibank e Rhodia.

Apesar dos constantes ataques recebidos pelas multinacionais hoje em dia, não faz mal para ninguém carregar estes pesos pesados no Curriculum...

O sétimo projeto constante do título, sucesso absoluto de vendas e aqui incluído posteriormente, é a própria história da confecção deste livro, que foi a maneira que encontrei de disponibilizar para aqueles que tem um ideal mas não sabem por onde começar, as trilhas que se deve percorrer para tentar fazer de uma idéia ou um projeto no papel, algo real, tangível, que deixe de ser um sonho e se transforme em realidade palpável, ou seja, dinheiro.

Resumindo: Para que dez maneiras para se fazer sucesso e ganhar dinheiro se sete já são mais do que suficientes? Depois, é só ficar toureando o Leão...

Sem contar que, dos dez projetos inicialmente programados, ainda sobram três, armazenados na memória como reserva técnica para o caso de se resolver escrever outro livro...

E é assim que chegamos à primeira lição: não se

deve gastar todas as balas numa só onça: seus

famintos familiares podem estar por perto...

Quero ressaltar que, para me manter atualizado com as constantes inovações na área tecnológica, foi importante a reciclagem permanente, tanto através de leitura especializada como o contato direto com as novas fontes de conhecimento, dentre as quais se destaca a Internet.

Dessa forma, trabalhei com computadores desde os primórdios da programação de máquina, passando pelos chamados sistemas convencionais, nos quais se programavam os sistemas através de painéis com “pegas”, como nos antigos centros de telefonia, aonde os dados eram armazenados em cartões perfurados semelhantes aos cartões originais da Loteria Esportiva.

Se você quiser, pode chamar tudo isso, carinhosamente de... museu!

Mas foi, simplesmente, o começo de uma revolução que culminou com a grande Rede, interligando continentes, culturas e sabe-se lá o que mais em frações de segundos.

Haja coração!

Procurando acompanhar esse impressionante salto tecnológico, passei a programar em linguagens de máquina, escrevendo programas em quase todos os códigos existentes; assim, operei desde o Autocoder e Assembler, que são linguagens chamadas de “baixo nível” – sem ofensa - e “falam” diretamente no idioma do computador, apresentando dificuldades até mesmo para os programadores mais experientes, até chegar às linguagens JavaScript e Flash, recentes novidades em matéria de animação para sites da Internet, de maneira a estar sempre atualizado com os padrões da grande Rede e sua fabulosa interatividade.

Na verdade, com o surgimento e a expansão da Internet, seu computador, quase sempre dedicado exclusivamente à edição de textos, se devidamente acoplado à fabulosa Rede, coloca você quase que instantaneamente em contato com milhões de pessoas, no mundo todo, que, de outra forma, seriam praticamente inatingíveis.

Acontece que, antes da era Internet, só existia uma maneira de se atingir um número respeitável de pessoas para as quais se quisesse transmitir uma mensagem: uma grandiosa e cara campanha publicitária, utilizando-se de diversos tipos de mídia como jornais, rádio, televisão, outdoors, etc.

Partindo desse princípio, só as grandes companhias tinham capacidade financeira para lançar novos produtos e serviços no mercado, restringindo enormemente o campo para pessoas com muitas idéias mas pouco capital.

Assim, você poderia acordar um certo dia com a mais genial das idéias na cabeça, sentindo-se um verdadeiro Eistein, como muito provavelmente já acordou, mas o destino dessa formidável criação, como você sabe seria, inevitavelmente, uma gaveta de sua casa.

Quer dizer, sem um bom patrocinador, nada feito! Não tem idéia que resista, vingue e vire algo palpável.

Agora, me responda com sinceridade: Quem é que vai acreditar e, principalmente, investir em suas fabulosas idéias?

Principalmente se você ainda não teve aquele impulso inicial que o jogou nos braços da mídia? Ninguém, meu caro, a não ser, você mesmo!

Quer dizer: sem patrocínio e, consequentemente, sem dinheiro disponível para aplicar em seus próprios projetos, só resta a você dispor de outra parte de seu valioso patrimônio:

Seu tempo e seus neurônios!

Mas anime-se que as coisas, a partir de agora, vão começar a mudar.

Hoje, para transtorno das multinacionais, os ventos estão soprando um pouco diferente, deixando alguma nesga de sol para nós, pobres mortais.

Com o advento da rede, pequenos escritórios montados dentro de casa ou míseras oficinas de fundo de quintal podem transformar-se, de uma ora para outra, em sérios concorrentes das transnacionais que, até há poucos anos, dormiam em berço esplêndido, manipulando seus próprios cartéis ou monopólios, sem temer a concorrência.

Haja vista a história da Apple e da Microsoft, contadas e cantadas em verso e prosa por seus milionários criadores.

Este pequeno e despretensioso manual se propõe a mostrar que você, a partir de sua casa, com quase nenhum capital, pode conseguir sucesso e ganhar muito dinheiro, se der asas à sua imaginação e criatividade. Para tanto é preciso sacudir a poeira, sua e de seu computador e trabalhar com afinco, acreditando mais e mais no seu potencial criativo.

Ficando apenas no campo das idéias, este livro não tem a pretensão de mostrar nem ensinar como se usar as ferramentas de informática necessárias à implementação dos projetos apresentados.

Para conseguir resultados satisfatórios você tem duas saídas: ter conhecimento ou aprender, como eu fiz, sobre programas para desenvolvimento de páginas Internet e banco de dados (HTML, JavaScript, Flash, Access, SQL, etc.) ou terceirizar esse serviço.

Se tiver disposição, encontrará na própria Internet, gratuitamente, os manuais, também chamados de “Tutorials”, que lhe ensinarão passo a passo os segredos da programação desses linguagens.

Para isso, basta entrar em qualquer programa de busca (Yahoo, Google, etc.) e teclar o nome da ferramenta desejada mais a palavra “tutorial”.

Ainda que você não saiba quase nada sobre informática, programação e quejandos, pode, com determinação, bom senso e, principalmente, objetividade, tornar-se um Web Designer!

Se você é um internauta (usuário da Internet) , já deve ter ouvido ou visto esta expressão (Web Designer) dezenas de vezes.

Mas, cá entre nós, você sabe realmente o que estas misteriosas palavras juntas significam?

Web Designer – diferentemente dos WEB MASTERS, que são as pessoas que coordenam e administram um site, precisando para isso ter conhecimentos técnicos –, é simplesmente o sujeito que define o padrão visual de um Portal, site ou página da Internet. Em outras palavras, é o responsável direto pela beleza, objetividade e alcance de uma página junto a seus visitantes.

Tenha sempre em mente que um bom Web Designer não precisa ser, necessariamente, um bom programador.

Assim, as idéias e o bom gosto de uma página que realmente funcione podem vir de quem não entenda absolutamente nada de programação de computadores e afins:

De você, por exemplo!

Portanto, Mãos à Obra!

PROJETO 01

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Escrevendo um manual

de auto-ajuda

“Emagreça comendo de tudo!”

Por que será que livros e manuais de auto-ajuda fazem tanto sucesso? A resposta não é tão simples, mas pode-se dizer que a constante busca da felicidade pelo ser humano, aliada às inevitáveis frustrações do dia a dia do homem comum, levam boa parte da população a procurar fórmulas prontas e simplificadas ao máximo, que o levem a ter uma vida feliz, com saúde e com sucesso, seja no amor ou nos negócios, com o menor esforço possível.

Assim, tomando-se como exemplo as pessoas obesas, pode-se dizer que a grande maioria delas sabe que, sem uma dieta rigorosa, tendo como base uma alimentação saudável, aliada a exercícios físicos, é praticamente impossível emagrecer.

Acontece que pessoas mais robustas, em geral, ou não apreciam ou tem sérias restrições a colocar em prática tais mudanças de hábito, preferindo ficar quietinhas no seu canto, ingerindo enormes quantidades de guloseimas saborosas, ainda que prejudiciais à sua saúde.

E quanto ao regime recomendado pelo médico? Bem, sempre pode-se começar um na próxima segunda-feira. À tarde e se não chover!!!

Ainda mais agora que apareceu um novo best-seller americano com dietas à base de ovos e bacon, prometendo 5 quilos a menos por semana...

Desta maneira, no melhor estilo “me engana que eu gosto”, basta surgir um novo livro “milagroso” que contenha dietas ricas em gorduras, frituras, chocolate e colesterol, e que ainda por cima dispense exercícios físicos, com a promessa de emagrecer 5 quilos por semana, para haver uma verdadeira corrida de preguiçosos em busca dessa pequena Bíblia, certamente destinada ao sucesso!

Agora, atenção: a constatação acima a respeito das fraquezas humanas não só serve como exemplo para mostrar quão rico é o filão das edições de auto ajuda, como também é uma pequena amostra de como NÃO se deve proceder.

A verdade é que se você pensa em escrever um livro de auto ajuda, seu trabalho deve ter um conteúdo ético e factível no qual você também acredite, sem procurar iludir o leitor porque senão, além de proporcionar algumas dores de cabeça ao espertinho que o escreveu, também se mostrará um péssimo negócio devido à vida curta que seu trabalho poderá ter.

A propaganda boca a boca gerada pela colocação de um produto no mercado tanto pode proporcionar grandes alegrias como também pode trazer infindáveis tristezas.

Aqui vale o ditado:

“Consegue-se enganar um durante muito tempo e alguns durante um certo tempo mas não todos durante todo o tempo!”

Portanto, se você é uma pessoa de bastante criatividade e consegue vislumbrar meios de como se pode crescer em alguma área de interesse humano, disponibilizando fórmulas capazes de direcionar uma pessoa para atingir seu objetivo e colocando esses conceitos de maneira clara e concisa no papel, este é um projeto feito sob medida para você alcançar o sucesso.

Para tanto, você precisa ter bastante experiência no ramo de atividade no qual quer passar conhecimentos ou ao menos ter a exata percepção dos recursos e passos necessários para o leitor atingir seu objetivo.

Foi assim que tive a idéia de escrever, editar e vender este manual pela rede, no qual mostro 07 sugestões de idéias e negócios pela Internet, das quais nada menos do que 6 eu vivenciei pessoalmente.

Para provar que funciona, acrescentei à lista este próprio projeto, hoje um sucesso comprovado de vendas, haja vista que você, caro leitor, também o adquiriu.

Como fazer?

1. Em primeiro lugar, pesquise. Em segundo, pesquise. Em terceiro, pesquise mais um pouco. Você deve estudar e se manter semple reciclado a respeito do assunto a ser abordado no seu livro para não ser pego de surpresa pelas bruscas mudanças que ocorrem a todo instante na área do conhecimento humano.

2. Nada pior do que você acabar de escrever um livro, batalhar para coloca-lo em circulação e, logo após, descobrir que as idéias e conceitos apresentados estão ligeiramente ultrapassados ou obsoletos! Cabe aqui mais um chavão: Nada mais novo que um jornal de hoje, nada mais velho que um jornal de ontem.

3. Transfira, então, para o papel, didaticamente, sua idéia sobre o conjunto de regras básicas necessárias para se obter sucesso em qualquer área de seu conhecimento, de uma forma tal que possa ser lida e executada pelo leitor, falando de assuntos que despertem imediato interesse no público alvo: saúde, alimentação, emagrecimento, esporte, informática, negócios, amor, são bons exemplos de temas que, através dos tempos sempre atraíram a atenção e aguçaram a curiosidade do leitor, não faltando seguidores dispostos a ouvir e participar das experiências sugeridas.

4. Lembre-se que a linguagem deve ser clara, sem ser rebuscada, procurando atrair a atenção do leitor para seu conteúdo e, se possível, leva-lo a executar, na prática, o plano teórico descrito.

5. O grande segredo para o sucesso é a comunicação com o público, que deverá ser imediata.

Tenha em mente que o leitor que pegar seu livro não deverá larga-lo antes da última página. Mantenha-o entretido e interessado no assunto abordado, prometendo (e cumprindo), mais e mais a cada capítulo!

6. Se você chegou até aqui e continua interessado no conteúdo deste manual, querendo saber o que vem à frente, tome-o como exemplo. Caso contrário, pra quem é que eu estou escrevendo, meu Deus?

7. Ufa, que susto, você continua aí, firme! Parabéns! Bem, após ter colocado suas idéias no papel e revisado o conteúdo cuidadosamente, sempre dando ênfase no “Como Fazer” e tomando o cuidado de dividi-las em capítulos e parágrafos numerados para facilitar a leitura, digite seu livro utilizando algum editor de textos (Word, WordPerfect, etc.).

8. Faça uma revisão ortográfica e gramatical de seu livro utilizando as ferramentas contidas nos editores de texto, para não dar vexame de ter um livro com erros de escrita. Afinal você agora é um potencial candidato a uma Academia de Letras ou prêmio Nobel de Literatura, nunca se sabe...

9. Após a revisão, salve sua nova criação em dois lugares distintos, uma cópia em seu próprio computador e uma cópia nos arquivos de seu provedor, no qual está guardado seu site. Esta ultima e importante providência (salvar o arquivo em seu provedor) você saberá logo adiante a que se destina.

10. Se você não domina nem um editor de textos tipo Word, aí, meu caro, está na hora de começar a pensar em cursar uma dessas escolas de informática que ensinam o ABC antes de se aventurar neste ramo!

11. Sozinho ou com o auxílio de um contador, abra uma pequena (micro, talvez?) empresa e registre-a na Junta Comercial de seu estado, definindo suas áreas de atuação como editora, prestação de serviços e comércio. A Junta Comercial é o órgão do estado que tem por função controlar e manter os contratos de abertura de firmas e suas alterações. A parte burocrática da coisa não é muito encorajadora mas é essencial.

12. Se você encontrar dificuldade para abrir uma empresa sozinho e não dispuser de um contador, procure o auxílio do SEBRAE que é um órgão do governo especializado em auxiliar micro empresários em seus empreendimentos. O SEBRAE faz, desde a análise de viabilidade financeira de seu novo negócio até assessoramento na abertura da empresa, passando por cursos mais sofisticados de gerenciamento administrativo e financeiro.

13. Como vender seu livro: Crie (ou terceirize) uma página (site) na Internet usando linguagem HTML, JavaScript, Flash ou similar (existem cursos e manuais grátis na própria Internet) expondo claramente o preço, as principais qualidades e características de seu livro de auto ajuda bem como os principais benefícios que podem ser alcançados pelo leitor, dando ênfase ao baixo custo da empreitada que pode mudar uma vida.

1.14. ESTRATÉGICAS DE MARKETING: Como atrair clientes para sua página : A “chamada” para seu site deve ser bastante criativa, motivando o internauta a entrar e adquirir o produto imediatamente, comprando por impulso.

Veja o nosso exemplo:

A idéia básica que tive para atrair clientes foi emitir emails com a seguinte chamada:

“Você pagaria 2 Big Macs © para saber qual é o segredo do homem que ganhou milhões na Internet?”

Quem, em sã consciência, não pagaria tão ínfima quantia para saber de um segredo tão bem guardado?

Mesmo que fosse apenas um jogo de palavras, o risco é tão baixo que compensaria qualquer vã investida, ora!

Sua chamada deve ser curta e trazer uma mensagem que desperte a curiosidade de seu futuro cliente. Gaste um bom tempo pensando neste aspecto, um dos principais fatores do sucesso do seu empreendimento que, naturalmente e sob pena de fracasso, deve estar atrelado à qualidade do conteúdo editorial de seu produto.

1.15. ENTREGA EM DOMICÍLIO: Os portais Internet que vendem livros, CDs, brinquedos e todo e qualquer tipo de bugiganga precisam de uma infra estrutura fabulosa, não para vender, mas sim para entregar os produtos adquiridos. Uma compra pela Internet é super rápida e não exige mais que alguns toques no teclado. Já uma entrega depende de todo um procedimento administrativo que envolve faturamento, emissão de notas fiscais, expedição, contas a receber e, principalmente, ESTOQUE. Resumindo: Para se ter uma empresa na Internet que venda qualquer coisa móvel é preciso trabalho e capital, principalmente muuuuito capital, para dar um retorno nem sempre satisfatório.

Esta foi a principal razão da quebra de muitos empreendimentos pioneiros. Na ânsia de vender, esqueceram-se do trabalho e dos custos que uma entrega domiciliar acarreta. Uma das grandes vantagens deste projeto é que, uma vez pronto, funcionará sozinho, sem qualquer interferência sua, não necessitando de empregados, matéria prima, estoque ou outros fatores que o onerem.

Bom, não?

Chegou a hora, então, de revelar a você, em primeira mão, o grande SEGREDO de sucesso deste projeto, mais simples que o ovo de Colombo:

Pensando em todos os fatores que levaram grandiosos projetos à bancarrota, simplesmente eliminei do meu exemplo a etapa mais onerosa e desgastante, ou seja, a entrega do produto.

Como? Muito simples!

Que tal se, ao invés de entregar um livro pronto na residência do cliente utilizando para tanto um motoboy, carro, avião ou correio, eu o entregasse em sua casa pelo mesmo computador que ele o comprara, deixando que o livro fosse por ele impresso, uma vez que praticamente todos os computadores contam com impressoras acopladas?

Eliminariamos, de uma só tacada, os custos com gráfica, estoque e entrega. Sem contar com as desgastantes e, na maioria dos casos infrutífera, negociação com Editores.

E é isso que vamos fazer, amigo!

Voltando ao projeto, você deverá, então, criar uma página ou seção, dentro de seu site, que disponibilize seu livro em arquivo e possa ser transferido (downloaded) online para a casa do leitor, devidamente “zipado“ e bloqueado por codigo de segurança.

A expressão “zipado” significa que seu arquivo foi submetido a um programa chamado Winzip (encontrado grátis na Internet) que o comprime, diminuindo significativamente seu tamanho, além de lhe atribuir um código para faze-lo voltar a seu formato original.

Essa é a maneira mais pratica, rápida e segura do comprador “puxar” (dar download) o arquivo para seu computador.

Após a comprovação do pagamento, que seu cliente deve transmitir a você por email ou similar, você simplesmente libera o código secreto que permitirá a seu cliente ter acesso ao arquivo zipado, descomprimindo-o e transformando-o em um belíssimo exemplar do livro de auto ajuda.

É a entrega em domicílio mais rápida e barata do mundo, sem despesa, Correio ou motoboy.

1.16. PAGAMENTO: Existem, hoje em dia, diversas

f ormas de pagamento online, disponibilizadas por Bancos e Companhias de Cartão de Crédito.

São meios seguros de pagamento, com as transações devidamente criptografadas para garantir sigilo nas comunicações, mantendo você e seu cliente longe das fraudes.

Você deverá entrar em contato com seu Banco ou abrir conta em um, se não tiver, para que ele disponibilize as ferramentas necessárias para emissão de bloquetos bancários ou débito em conta corrente a partir de seu próprio site.

Também as companhias de cartão de crédito disponibilizam ferramentas para o débito e crédito automático em cartão de crédito e o pagamento das faturas em sua conta, tudo online, através de sua página na Internet.

Importante: Você não deve disponibilizar meios de pagamento não seguros, como por exemplo, depósito em sua conta corrente, pois tais procedimentos não geram credibilidade para seu negócio. É preferível suportar a burocracia dos Bancos e cartões de crédito, que não é pouca, mas conseguir um meio de pagamento adequado a seus clientes e a você, transmitindo uma sensação de confiança mútua.

1.17. PROPAGANDA: Eis o x da questão. Está comprovado que a grande maioria dos internautas procura aonde navegar através dos sites de busca gratuitos (Cadê, Yahoo, AltaVista, Googgle, etc).

Estes portais mantém gigantescos Banco de Dados com links para praticamente todos os sites existentes sobre qualquer assunto.

É tarefa sua fazer com que seu site seja sempre lembrado toda vez que um internauta acessar um desses portais à procura de um assunto que lhe diz respeito.

Você deve, então, anunciar sua página, gratuitamente, nesses sites, utilizando-se de palavras e frases chaves que atraiam seus potenciais clientes/leitores.

Exemplo de palavras-chaves (Keywords): auto-ajuda, trabalho, emprego, saúde, dinheiro, lazer, música, como fazer sucesso, etc.

Tomando nosso primeiro exemplo, digamos que você escreveu um livro dando dicas sobre como emagrecer.

Você deve então acessar os sites de busca acima mencionados e inserir propaganda gratuita com palavras chaves tipo saúde, dieta, emagrecimento.

Direcionando cada uma dessas palavras para seu site, você faz com que ele seja mostrado a cada consulta por essas palavras.

Imagine agora a quantidade, medida em milhões, de internautas de todo o canto que acessam a Rede em busca da palavra saúde ou dieta.

São pessoas diretamente interessadas no seu serviço, potenciais compradores, que só precisam de um pequeno estímulo e um bom produto para sair comprando.

PRONTO! A partir deste ponto, se o marketing foi bem feito e o livro bem escrito, é só esperar e correr para o abraço.

Lembre-se também de estar sempre aprimorando e reciclando suas estratégias de marketing. Não há nada nessa área que não possa ser todo o dia melhorado.

PROJETO 02

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Mala Direta Eletrônica

“A propaganda é o E-mail do negócio!”

Você certamente já recebeu algum tipo de mala direta em casa, não?

Aqueles folhetos de propaganda de firmas que descobrem seu endereço e lhe enviam maravilhosas ofertas, produtos, descontos, convites, etc.

Muito provavelmente, até chegou a comprar algum produto oferecido por uma dessas correspondências.

Descendente direto dessa poderosa ferramenta de marketing, milhões de pessoas e empresas estão se utilizando do recurso de enviar e-mails com propaganda para internautas, apesar da polemica gerada por essa prática.

Chamado de SPAM, o envio de mensagens repetitivas e não solicitadas para um grande número de internautas tem sido combatido por alguns , sob a argumentação de procedimento antiético.

Na realidade, a principal preocupação que ronda a cabeça dos controladores da rede é combater mensagens de conteúdo suspeito ou ilegal, como pornografia infantil, correntes da felicidade, pirâmides, etc.

O simples envio de propaganda de uma empresa para potenciais clientes não pode ser considerado lesivo ao conjunto de usuários da rede.

Muitas vezes tal prática é até benvinda, principalmente quando o produto oferecido vem ao encontro da demanda do usuário.

Este procedimento nada mais é do que a nossa conhecida MALA DIRETA, devidamente adaptada para enfrentar o instigante mundo cibernético.

Os maiores provedores da Internet são também, aliás, os maiores emissores de SPAM.

E o que dizer, então, das firmas de Telemarketing? Sua ação não seria muito mais antiética e invasiva do que um simples email?

Afinal, ao receber um email no computador, pode-se abri-lo ou não. Já, de um operador de telemarketing, é bem mais difícil se livrar.

E quem estaria por trás das grandes operadoras de Telemarketing? Ninguém menos do que as principais redes de telefonia do país, aquelas que mais bradam contra o temível SPAM!

Posso assegurar, sem constrangimentos, que eu mesmo já fiz compras de empresas que me enviaram e-mails de propaganda sem ter jamais me sentido ofendido em receber tais ofertas.

Ao contrário, dependendo das propostas, até me sinto lisonjeado pela preferência.

Dessa forma, como você pode perceber, sempre existirá um empresário, pequeno ou grande, à procura de novos clientes, disposto a pagar um preço para ter listas de endereços eletrônicos (e-mails), de preferência catalogados por região, área de interesse, etc., para os quais ele possa enviar a propaganda de seus produtos. Você pode ganhar muito dinheiro com isso.

Como fazer?

2.1. O seu negócio consistirá em colecionar emails, dezenas, centenas, milhares deles, cataloga-los por categoria e vende-los para comerciantes interessados. Vamos então à formação de seu estoque inicial de emails: O produto final que você irá vender é formado por listas de endereços de e-mails. Assim, em primeiro lugar, você terá que investir cerca de R$ 200,00 a 500,00 reais adquirindo um programa especializado em “varrer” a Internet, à medida em que vai capturando e colecionando endereços de e-mails disponíveis em listas abertas e, portanto, legais.

2.2 Esses programas, conhecidos como e-mails extractors, são muito fáceis de usar e você pode adquiri-los fazendo um “download” e pagando com cartão de crédito internacional, diretamente dos sites especializados.

2.3. Acesse um site de busca internacional ( Por exemplo: ) e tecle “ email extractor” no campo de pesquisa.

Você receberá dezenas de endereços de sites de fabricante oferecendo seus produtos em versão demo para “download” grátis.

Esqueça e não resista à tentação do programa fácil e barato!!! As versões demo ou “shareware”, apesar de dizerem o contrário, são cheias de restrições que não permitem o correto funcionamento do programa, geralmente inibindo o salvamento dos endereços de emails obtidos, obrigando-o a comprar um programa que você provavelmente não está querendo no momento.

2.4. Mas, atenção: como esses programas funcionam acoplados às próprias ferramentas de busca, adquira um que tenha a opção de pesquisa de sites brasileiros ou do país aonde você pretende atuar.

Uma sugestão é o Advanced Email Extractor Pro que inclui as ferramentas Yahoo, Altavista, e Sapo.

2.5. Dica: Resista à tentação de utilizar um programa pirata. Primeiro, porque é ilegal e pode lhe trazer problemas.

Segundo, porque esses programas, para economizar recursos do usuário, costumam rodar nos próprios sites dos fabricantes ao fazer as pesquisas, sendo muito fácil para estes controlar a validade do produto.

2.6. Com o programa extrator de emails em mãos, basta executa-lo selecionando-se cuidadosamente os tipos de endereços de emails procurados utilizando-se de palavras chave e, à medida que for obtendo centenas e centenas de endereços, salva-los em pastas diferentes criadas no Windows com nomes de fácil percepção, selecionadas por categoria, para formar seu estoque de listas.

2.7. Estas listas podem ser divididas em diversas categorias que, quanto mais explicitas, melhor: classifique-as por cidade, região, bairro, pessoa física e jurídica, etc.

2.8. Descendo a um maior nível de detalhamento, pode-se selecionar os endereços de email por profissões, obtendo-se listas de dentistas, médicos, advogados, etc. ou a nível de comércio, subdividindo-as em autopeças, mecânicas, roupas feitas, etc.

Não faltarão clientes interessados nas mais estranhas categorias possíveis!!

2.9. Enquanto seu programa captura listas, você deve ir criando uma página na Internet que venda seu produto sozinho

Você deverá, então, criar uma página ou seção, dentro de seu site, que disponibilize seu cadastro de endereços de email em arquivo e possa ser transferido (downloaded) online para a casa do cliente, devidamente “zipado“ e bloqueado por codigo de segurança.

A expressão “zipado” significa que seu arquivo foi submetido a um programa chamado Winzip (encontrado grátis na Internet) que o comprime, diminuindo significativamente seu tamanho, além de lhe atribuir um código para faze-lo voltar a seu formato original.

Essa é a maneira mais pratica, rápida e segura do comprador “puxar” (dar download) o arquivo para seu computador.

As formas de pagamento você disponibilizará através de cartão de crédito, depósito bancário ou bloquetos de cobrança, conforme explicado no projeto 1.

Após a comprovação do pagamento, que seu cliente deve transmitir a você por email ou similar, você simplesmente libera o código secreto que lhe permitirá ter acesso ao arquivo zipado, descomprimindo-o e transformando-o em um banco de dados com milhares de endereços de email, prontinhos para sua mala direta eletrônica.

2.10. COMO VENDER AS LISTAS :

Pronto! Agora chegou o tão esperado momento de vender suas listas.

Vender pra quem? Não conheço ninguém que queira! A resposta é simples: para os próprios integrantes da lista!

Parece estranho, mas funciona: Grande parte dos integrantes da lista é composta de comerciantes, industriais, prestadores de serviço que, como você, estão à procura de gente para comprar seus produtos!

2.11. MARKETING; E como faze-los saber do meu produto? A propaganda de seu site será feita:

a) anunciando-se nas ferramentas de busca grátis (Yahoo, Googgle, Altavista, etc.), como no exemplo anterior (item 1.11), utilizando palavras chaves de grande alcance. (Ex. comércio, indústria, mala direta, etc.).

b) transmitindo e-mails que apregoem seu produto para os próprios endereços constantes de suas listas; estes e-mails devem fazer propaganda de seu produto e precisam conter um desvio (link) para seu site de vendas. (aproveitar a compra por impulso).

É tiro e queda: Muitos dos integrantes de suas listas são comerciantes que também estão querendo aparecer na rede e conquistar novos clientes. Eles serão seus futuros e fiéis clientes, adquirindo cada vez mais listas.

“E la nave va!!!”

PROJETO 03

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Encontrando um nicho inexplorado

“Procura-se uma alma gêmea,

mesmo que seja diferente!”

Por que será que motoqueiro só anda com motoqueiro? e músico com músico? esportista com esportista, intelectual com intelectual e assim por diante?

Apesar de óbvio, muitas vezes não nos damos conta dessa necessidade de busca por iguais.

Afinal de contas, é sempre bom falar com quem entenda nossa língua.. E, convenhamos: nada mais difícil do que entrar e se fazer entender dentro de um grupo com costumes diferentes dos nossos. Sentimo-nos, como no filme, um estranho no ninho.

Para complicar, cada grupo tem seu linguajar característico, suas gírias, etc.

Como exemplo, veja-se o economês, essa estranha linguagem falada pelos especialistas em bolsas de valores, cambio e dinheiro de um modo geral:

Se você cair no meio de uma roda desses seres inatingíveis, pensará que está em outro país e não entenderá absolutamente nada do que for conversado.

Imagine-se então, data vênia, numa roda de advogados: É você no meio da arena, cercado de leões, com latim para todo lado.

A idéia deste projeto baseou-se simplesmente na descrição acima:

Por mais que se façam páginas de serviços na Internet, sempre sobrarão grupos que se sentirão preteridos, carentes de novos serviços que os atendam, única e exclusivamente

Baseado neste princípio, criei um site que é um grande sucesso e deu um retorno fabuloso:

O Clube dos Compositores do Brasil. (.br).

Observando o comportamento e notando a carência dos compositores e autores, que escrevem suas músicas em casa e não tem para quem mostra-las, a não ser para a própria família, criei o slogan do Clube:

“TIRE SUA MÚSICA DA GAVETA”

O tiro acertou na mosca e foi a chave do sucesso!

Recebi (e ainda recebo) ,uma incrível quantidade de telefonemas, cartas e emails de todo o Brasil me parabenizando pelo site e dizendo que estavam justamente carentes de um empreendimento desse tipo, que colocasse na vitrine o seu trabalho.

Como funciona?

3.1 Criamos uma página que oferecesse uma variedade de serviços de interesse exclusivamente de compositores e que faltava no mercado, como, endereços de gravadoras, editoras, órgãos do governo que registram suas músicas, informações sobre direitos autorais, etc.

3.2 Essas informações, bem como a maioria das informações necessárias para se criar qualquer tipo de site, foram e são encontradas na própria Internet, bastando um trabalho apurado de pesquisa.

3.3 Cada compositor que entrar de sócio tem direito a uma página exclusiva dentro de nosso site com informações pessoais e, opcionalmente, músicas que tocarão online em qualquer computador do mundo.

3.4 É ou não é extremamente atrativo para um artista ter seu trabalho exposto dessa maneira?

3.5 Adicionalmente, temos uma seção de músicas na qual cantores e duplas podem escolher musicas inéditas para gravar.

Era tudo que o compositor queria!

3.6 O retorno financeiro vem das mensalidades pagas pelos sócios e de uma porcentagem cobrada sobre os Direitos Autorais das músicas gravadas a partir de indicação do Clube.

Como fazer:

3.7. Obviamente você não vai sair fazendo outro site para compositores, apesar de que na Internet sempre há lugar para mais um.

Você deve dar tratos à bola e descobrir nichos de mercado inexplorados.

Difícil? Sim, mas não impossível.

Mesmo em segmentos que já disponham de serviços na Internet você pode encontrar clientela insatisfeita, disposta a mudar de fornecedor.

8. Evite segmentos já saturados, como pet shops e sites de leilões.

Apesar disso, apenas como exemplo, mesmo dentro de um segmento já explorado, por exemplo, o de animais de estimação, pode-se encontrar subdivisões.

3.9 Afinal, os amantes de uma determinada raça de animal gostariam de encontrar-se com outros aficionados como eles.

3.10 Se você fizer um site super especializado, dedicado apenas aos cães da raça poodle, ainda assim encontrará um grande número de interessados em encontrar almas gêmeas.

3.11 Portanto, mãos à obra.

A própria rede lhe dará boas idéias a respeito de algum nicho inexplorado.

Antes de desenvolver o site, entreviste o maior número possível de pessoas daquele segmente para saber de suas necessidades, desejos e frustrações.

Entre em um site de buscas (Cadê, Yahoo, Altavista) e procure algum assunto do qual você tenha conhecimento para ver o nível de saturação desse segmento.

3.12 Outro detalhe importante é , ao ter uma grande idéia para um nome de site, pesquisar para ver se ainda não está registrado. Entre em um site de buscas de domínios na internet (ex. ), e veja se o nome que você pretende registrar já não pertence a alguém. As buscas são gratuitas. Já cansei de ter ótimas idéias que de novas não tinham nada!!!

3.13 Aposto que você já inventou algo fabuloso que só não foi para a frente porque algum apressadinho já havia inventado a mesma coisa anos atras...

3.14 Resumindo: o segredo do sucesso é, primeiro, encontrar seu público alvo, e depois, fornecer a esse segmento os serviços especializados que todos os integrantes desse mesmo grupo estão esperando encontrar mas ainda não acharam na Internet.

3.15 Sugestões de “tribos”: advogados, médicos, engenheiros, roqueiros, motoqueiros, apicultores, criadores de gado, dentistas, leiloeiros, arquitetos, representantes comerciais, lojistas, comerciantes de automóveis, jornalistas, etc.

3.16. Cada grupo desses especialistas tem interesses específicos. Cabe a você descobrir quais são suas necessidades e carências!

PROJETO 04

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

ListasAzuis Internet

“Em informática nada se cria, tudo se copia”

Duas grandes e conhecidas editoras brigaram e continuam brigando pelo mercado editorial das Listas Telefônicas especializadas no segmento de anúncios classificados.

Uma chamava seu produto de Páginas Amarelas enquanto a outra colocou o nome de Listas Amarelas.

As duas oferecem serviço de busca de endereços e telefones a partir de atividades de comércio e indústria, editadas sob a forma de listas telefônicas, impressa em papel.

Aproveitando a era Internet, adaptaram suas listas para o computador oferecendo pesquisas online.

De olho nesse promissor mercado que é a Internet, simplesmente adaptei o serviço de páginas amarelas com algumas melhorias, exclusivamente para a Rede.

A idéia original obviamente não é nova e não é minha, querendo com isso deixar claro que você não precisa ter idéias geniais a todo instante para ser bem sucedido. As maiores empresas do mundo estão à todo instante copiando idéias dos concorrentes. O interessante, no caso, é adaptar as idéias às suas possibilidades e características.

Tive a idéia de desenvolver este projeto quando certo dia, ao tentar utilizar um desses serviços, descobri que, ao procurar por um profissional, se não me falha a memória, mecânicos de automóveis, o programa me mostrou TODOS os mecânicos da cidade de São Paulo.

Imaginem a cena: dezenas e dezenas de mecânicos, nos pontos mais distantes da cidade que não é pequena, desfilando nas telas do meu computador.

De quebra, apareceram profissionais de cidades vizinhas.

Era quase uma segunda lista telefônica para pesquisar!

Ai pensei: Por que não subdividir as buscas por bairros, principalmente em se tratando de cidades grandes?

Dito e feito. O nome de meu novo projeto, para não copiar nem de um nem de outro e ficar fora da briga, veio a calhar: Listas Azuis Internet

Cabe aqui um parênteses: Não basta ter boas idéias. Parafraseando o ditado, de boas idéias o inferno está cheio... É preciso ter coragem e iniciativa para coloca-las em prática. Mesmo que não dêem certo. E, como você bem sabe, longe de mim ser pessimista, muitas e muitas vezes não dão certo mesmo... Falhou? É levantar a cabeça e partir para a próxima.

Afinal, muitos empresários de sucesso não chegaram lá antes de, pelo menos, umas duas ou três boas e gloriosas falências...

Este projeto, adaptado às circunstâncias, pode ser desenvolvido em qualquer cidade de grande porte, subdividindo-a por bairro ou, em cidades pequenas, abrangendo-se a cidade toda.

Como fazer:

4.1. Aqui a coisa se complica um pouco mais. Para pesquisas desse tipo você precisa utilizar um banco de dados (Microsoft Access, SQL7 ou similar) e programação em ASP, Java, etc. Mas não desanime: o que não falta no mercado são bons programadores dispostos a assumir um contrato de risco. Se você não tem o capital para bancar o projeto, que tal oferecer uma porcentagem sobre os resultados e terceirizar essa parte da programação?

4.2. Para nossa lista çlassificada na Internet, a idéia é criar dois banco de dados: o primeiro sendo de atividades e o segundo um cadastro de clientes.

4.3. Cada atividade do primeiro banco deve apontar para todos os clientes desse segmento cadastrados no segundo banco de dados.

4.4. A sua página principal deve ter dois tipos de pesquisa: Através de Select que é uma janela rolante que mostrará todas as atividades constantes do cadastro ( mecânicos, advogados, dentistas, etc.), onde o usuário clicará, sendo então direcionado para uma página com o resultado da pesquisa efetuada no cadastro de clientes.

4.5 Nessa página de resultado aparecerão os nomes dos clientes, seus endereços, e, opcionalmente, propaganda desses mesmos clientes.

4.6 A segunda pesquisa é através de palavras chave que podem conter apenas as primeiras letras da palavra pesquisada:

4.7 Assim, teclando-se as letras FER, apareceria: FERramentas, FERtilizantes, FERreiros, etc. As listas selecionadas aparecerão contendo suas informações específicas, como em uma lista telefônica.

4.8 O retorno financeiro deste empreendimento vem da mensalidade paga pelos comerciantes que tiverem seu nome incluído no cadastro.

4.9 Uma boa idéia é regionalizar o projeto, iniciando-se com apenas um bairro, captando-se propaganda entre a comunidade local.

4.10 Os preços devem variar de acordo com a prioridade ( ordem de aparição) das propagandas nas páginas de resultado, uma vez que poucos nomes podem aparecer de uma só vez dentro de uma mesma página Internet.

4.11 Deve-se fazer uma tabela de preços gradativa, cobrando-se de acordo com o tamanho do anúncio.

4.12 Uma boa estratégia de marketing é colocar em seu cadastro nomes de firmas que já anunciem em outras listas e oferecer essa inserção como brinde, digamos, por 60 dias, a partir do que o comerciante começaria a pagar.

Ao ver seu nome já na lista, a tendência por continuar anunciando é maior do que a de mandar retira-lo.

4.13 Uma reflexão: Não vá me utilizar o nome de Páginas Roxas...

PROJETO 05

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Troca de informações,

em troca de comissões

“É dando que se recebe (inclusive porradas)!”

Você já viu esta cena em algum lugar?

Um cliente chega em uma loja de veículos usados e pergunta por um certo tipo de carro.

Quer porque quer um Gol, cor laranja, ano 87, 2 portas, estofado de oncinha, farol de milha, etc.

O vendedor, desesperado por não ter essa jóia em seu estoque, tenta mostrar outras raridades ao cliente. Mas o futuro comprador está irredutível:

- “O Gol, ou nada!”

Ai é que nosso projeto entra em ação: O vendedor calmamente dirige-se ao computador e acessa um portal que contem o estoque completo de diversas lojas de automóveis cadastradas no sistema!

Está tudo lá: modelo, cor, número do chassis, preço, etc. É só escolher.

Milagrosamente o site tinha também o Gol laranja de nosso herói.

Após breve troca de e-mails, a transação foi efetuada com sucesso, sendo que a comissão sobre a venda foi dividida entre os dois lojistas: o primeiro, que detinha o cliente e o segundo, dono da mercadoria desejada.

Claro que uma pequena porcentagem desse negócio veio parar nas mãos deste humilde criador do site.

Como você pôde perceber, a idéia aqui é disponibilizar uma ferramenta para que comerciantes possam trocar informações entre si.

Muitos comerciantes perdem vendas por não ter o produto desejado pelo cliente no seu estoque. Ao invés de simplesmente dizer: infelizmente não posso atende-lo, não seria muito mais razoável dispor de um site que tivesse acesso ao estoque de muitos comerciantes do mesmo ramo?

Ao encontrar o produto desejado em outra loja, o comerciante, com uma simples troca de emails efetua o negócio e ganha metade da comissão, ao invés de simplesmente perder aquela venda.

Como fazer:

5.1. Você deve montar um site com acesso a um banco de dados de lojistas e um de estoque.

5.2. O banco de dados de estoque deve ser acessível a todos os lojistas cadastrados no seu sistema para que possam atualiza-lo.

5.3. Os itens em estoque, por outro lado, alem dos dados referentes ao objeto da venda, devem apontar para o cadastro de lojistas, indicando o código do detentor do item comercializado, bem como seus dados pessoais, telefone, etc.

5.4. A página principal deve conter um sistema de busca baseado em características do bem comercializado. No caso de automóveis, são desejáveis busca por marca, modelo, cor, ano, número de portas, opcionais, etc. tudo visando facilitar a vida tanto do vendedor como do comprador.

5.5 A receita financeira deste projeto deve provir de duas fontes: mensalidade paga pelos lojistas/comerciantes participantes e comissão sobre os negócios realizados.

5.6. As possibilidades de negócios nesta área são inúmeras. Alguns exemplos de comércio que admitem este tipo de interação, são: comércio de automóveis, telefones, objetos de decoração, imóveis, etc.

5.7. Escolhido o ramo de atuação, você deve fazer uma pesquisa junto aos comerciantes da área para saber de seu interesse em se associar ao sistema antes de desenvolve-lo.

5.8. Há anos atrás, antes da Internet ser lançada no Brasil, desenvolvi um sistema semelhante, chamado Rede de Imóveis. Este sistema integrava diversas imobiliárias, trocando informação a respeito de estoques e repartindo comissões, conforme acima descrito.

5.9. O cliente chegava em uma imobiliária integrante da Rede procurando por determinado imóvel: Por exemplo, um apartamento de 03 dormitórios em São Paulo, no bairro de Pinheiros. O corretor, obviamente, ira procurar primeiro no seu estoque disponível.

5.10 Se não encontrar, ao invés de perder o cliente, acessa o sistema, procurando pelo imóvel em outras imobiliárias. Nestes casos, o Banco de dados pode conter fotos e até filmes dos imóveis em estoque.

5.11. Em caso de fechamento do negócio, divide-se a comissão entre as duas imobiliárias, pagando-se uma porcentagem para o criador do sistema, no caso, você. Bom, não?

5.12. O sucesso do projeto pode ser sentido hoje pelos gigantescos portais de venda de imóveis existentes na Rede.

PROJETO 06

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Agência de empregos

“Juntando a fome com a vontade de comer”

Se, porventura algum dia este livrete cair em mãos erradas, como por exemplo, de um crítico literário, estarei irremediavelmente perdido, dentre outras coisas pelo uso excessivo de chavões, e só não serei crucificado em praça pública porque nenhum critico terá a coragem de confessar ter ao menos folheado esta humilde obra.

A razão dos chavões? Ë que o mundo dos negócios, o mundo real, aquele em que as pessoas tem contas a pagar no fim do mês e no qual quase todos nós vivemos, é um pouquinho diferente daquele em que vivem os gênios da literatura e outras artes.

Não sendo eu um escritor, não teria porque tentar rebuscar um manual cujo objetivo é ser entendido por todos. Se um dentre meus leitores implantar um projeto baseado em alguma idéia que leu aqui, o objetivo deste trabalho terá sido alcançado.

Bem, agora que você conhece um pouco mais sobre os segredos da comunicação de massa na Internet ( Projeto 02 – emails), porque não usa-los em seu próprio benefício?

Você sabe que, neste exato momento, milhares de pessoas estão acessando a Internet à procura de um emprego sem saber como encontra-lo.

Da mesma forma, centenas de empresas estão à procura de um candidato ideal para o preenchimento daquele cargo de confiança.

Que tal, como um cupido dos negócios, unirmos as duas partes interessadas?

Como fazer:

6.1. Da mesma maneira que em projetos anteriores, trabalharemos com banco de dados. É necessário, portanto, um bom know-how do assunto. Terceirizar a programação de sua página é a melhor forma de alcançar bons resultados a custos razoáveis.

6.2. Você deverá ter, basicamente, dois bancos de dados ou duas tabelas interrelacionadas em um mesmo banco de dados: Clientes e Currículos.

6.3. O cadastro de clientes é constituído pelas empresas à procura de funcionários e mostrará as vagas disponíveis por empresa e os requisitos necessários para o preenchimento das mesmas: escolaridade, habilidades específicas, local de trabalho, disponibilidade para viagens, etc.

6.4. As vagas disponíveis funcionarão como chamariz para atrair o maior número de interessados qualificados possível. Nessa relação de vagas não deve aparecer o nome das empresas contratantes, podendo constar tão somente um código. Opcionalmente, pode-se mostrar o salário ofertado bem como os benefícios oferecidos

6.4. O cadastro de currículos deverá ser acessado como um livro de visitas, aberto gratuitamente a todos os visitantes da página e deverá ser preenchido com todos os dados normalmente utilizados nesse tipo de documento: dados pessoais, escolaridade, vida profissional e experiência na área pretendida, bem como salário desejado. Pode, opcionalmente, conter foto do profissional interessado.

6.5. O telefone, email e o endereço para contato ficarão em campos sigilosos, disponíveis apenas para o site.

6.6. É importante que esse cadastro de currículos esteja sempre atualizado, retirando-se os currículos dos profissionais à medida em que forem obtendo colocações para manter alta a credibilidade do site.

6.7. Negociação: as empresas acessarão o site e anotarão os códigos dos currículos que lhe interessarem para futura entrevista. O site entrará em contato com os candidatos, encaminhando-os às empresas interessadas.

6.8. Retorno financeiro: As empresas pagarão ao site uma taxa previamente estipulada, que normalmente gira em torno de um salário pago ao novo funcionário, a cada contratação efetivada.

6.9. Como nos demais projetos, a propaganda deverá ser feita, tanto a partir de emails como através de ferramentas de busca.

6.10. É importante lembrar que o enfoque dado às malas diretas enviadas deve ser diferente, uma para os Clientes (empresas) e outra para aqueles que estão procurando colocação.

PROJETO 07

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

Ensino à distância

“Ao invés de uma vara de pescar, por que você não dá logo o peixe assado?”

Seu bairro não tem uma escola de idiomas? Então você não mora no Brasil.

Você por acaso já observou a quantidade de escolas, escolinhas, schools e professores particulares de idiomas que prolifera atualmente por nossa terra?

E, salvo raras exceções, todos vão muitíssimo bem, obrigado!

Mas não poderia ser de outra forma. Sem uma segunda ou até terceira língua, ninguém consegue mais prosperar hoje em dia. Alias, não se consegue mais nem sobreviver se não se pronunciar direitinho o nome de um McBacon Cheese Egg and Ice Cream da vida.

E, mais importante, alunos interessados em aprender tais línguas, é o que não falta.

Agora, montar uma escola de inglês não é fácil: Haja dinheiro para escolher e comprar um ponto comercial, reforma-lo adaptando às características de escola, contratar professores, adquirir material, etc., etc., etc.

Com um pequeno porém: mesmo que se consiga fazer tudo isso, enquanto os alunos não chegam, o aluguel continua correndo, o salário dos professores, a luz, o telefone, idém!

Enfim, é coisa para gente grande.

Fiquemos nós em nossos humildes projetos que, no máximo, podem nos fazer gastar e perder horas de sono.

Também tem o seguinte: se der certo, poderemos ter dezenas, centenas, quiçá, milhares de alunos sem nunca ter-lhes visto o rosto.

Como fazer:

7.1. O projeto tem a mesma concepção do projeto 01, ou seja, fornecer material para ser impresso na casa do cliente através de seu computador e impressora, mediante pagamento antecipado.

7.2. A grande diferença é que neste projeto se trabalhará com objetivo de médio e longo prazo, com a publicação de fascículos, cada um representando uma aula sobre a matéria a ser ensinada.

7.3. Como em todo o projeto que tem por objetivo a transferência de conhecimento ou tecnologia, você precisa ser detentor dessa mesma tecnologia ou dos direitos sobre ela para poder comercializa-la.

7.4. Assim, ou você desenvolve os fascículos com ensinamentos sobre um determinado assunto, seja ele uma língua estrangeira, informática, história e geografia, etc., ou adquire de terceiros, pagando direitos autorais ou royalties sobre os resultados apurados.

7.5. Os fascículos devem ser bastante práticos e com provas auto-aplicáveis, avaliando-se o aluno a cada nova aula e disponibilizando-o para uma nova etapa de aprendizado.

7.6. A grande vantagem deste projeto é que, aliada à concepção dos demais, de não necessitar de matéria prima, estoques ou serviços de entrega, envolve o conceito de cliente cativo, ao menos pelo espaço de duração do curso.

7.7. Se sua opção for pelo ensino de informática, há uma infinidade de cursos que podem ser ministrados à distância, inclusive com simuladores no próprio computador do aluno.

7.8. O marketing de sua escola virtual deverá ser feito, mais uma vez, utilizando-se dos já conhecidos métodos de ferramentas de busca (Yahoo, AltaVista, Cadê, etc.) usando palavras chaves adaptadas ao seu ensino ( escolas, cursos, informática, inglês, etc.), bem como com emissão de emails que mostrem as vantagens de um maior conhecimento num mundo competitivo como é o de hoje.

RESUMO DA ÓPERA

7 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO E FAZER SUCESSO NA INTERNET ©

“Se você quiser aproveitar a água da chuva, precisa apara-la no momento em que cai.

As oportunidades, assim como a água, também precisam ser capturadas no instante em que aparecem.” ( o autor)

Bem: as cartas estão na mesa e a sorte lançada.

No mínimo, é um ponto de partida para você colocar a cabeça para funcionar.

Posso dizer, de minha experiência de vida, que ninguém tem a chave do sucesso mas, uma coisa é certa: tenha sempre um projeto em mente, seja em que área for, e tente coloca-lo em prática todos os dias. Nem que seja dedicando cinco minutos de seu tempo a aprimora-lo.

Qualquer envolvimento num projeto lhe trará a sensação de produtividade e realização que, além de lhe proporcionar bem estar físico e mental, afastará os maus pensamentos, depressões e quejandos trazidos pela ociosidade mental.

E lembre-se: um projeto não precisa ser necessariamente da área financeira, para se ganhar dinheiro.

Você pode se envolver simplesmente num projeto esportivo: minha meta é exercer uma atividade física diária, começando com 30 minutos de caminhada até atingir uma hora por dia, largando, nesse meio tempo, o maldito cigarro.

Afinal de contas, “a vida é muita curta para se beber vinho barato!”

O Autor:

Percy de Mello Castanho Junior é advogado atuante na área cível, especialista em Direitos Autorais e Código do Consumidor.

É também Analista de Sistemas e Analista de Software em mainframe e micros, tendo feito todos os cursos de especialização na IBM.

Músico e compositor premiado, é atualmente Presidente do Clube dos Compositores do Brasil.

Requisitado pelas grandes empresas como executivo especializado em informática, ocupou altos cargos nas maiores empresas do planeta, destacando-se: General Motors, Citibank, Rhodia, Shell.

Um dos pioneiros em projetos com Banco de Dados no Brasil, esteve sempre presente no desenvolvimento dos atuais sistemas online de bancos, tendo emprestado seus serviços ao Banespa, Bamerindus, Citibank, HSBC e Santander, tendo sido também Presidente da ABCBANK.

Atuando até hoje de forma decisiva na Internet, tem vários sites e projetos premiados.

Comentários: percycastanho@

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download