Dissertação de Mestrado 2006/2007 Geração de texto com base em ... - UC

Universidade de Coimbra Faculdade de Ci?ncias e Tecnologia Departamento de Engenharia Inform?tica

Disserta??o de Mestrado 2006/2007

Gera??o de texto com base em ritmo

Hugo Ricardo Gon?alo Oliveira

Coimbra Julho 2007

2

3

Tese realizada sob a orienta??o do Professor Doutor Fernando Am?lcar Cardoso Professor Associado do Departamento de Engenharia Inform?tica

da Faculdade de Ci?ncias e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do

Professor Doutor Francisco C?mara Pereira Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Inform?tica

da Faculdade de Ci?ncias e Tecnologia da Universidade de Coimbra

4

Resumo

Esta tese introduz o problema da gera??o de texto baseado em ritmo, mais precisamente a gera??o de uma letra de acordo com uma dada melodia.

Numa primeira fase a base para o sistema foi preparada. Foram implementados algoritmos para obter a divis?o sil?bica e a identica??o da s?laba t?nica numa palavra e um m?todo para calcular a for?a de cada tempo numa melodia. Foi criado um sistema de extrac??o de informa??o com o prop?sito de estudar as rela??es entre palavras e ritmo na letra de uma m?sica.

Numa segunda fase foi desenvolvido um sistema gerador de letras. A sua arquitectura ? descrita assim como as estrat?gias utilizadas na gera??o das letras. De forma a obter palavras foi criada uma base de dados relacional durante a primeira fase. Nela ? poss?vel encontrar n?o s? as palavras mas tamb?m a sua categoria gramatical e alguns atributos morfol?gicos.

Algumas letras geradas ser?o mostradas e analisadas. Na terceira e ?ltima fase o sistema foi alvo de valida??o recorrendo ao sistema de extrac??o de informa??o e alvo de avalia??o por pessoas que se voluntariaram a responder a um inqu?rito. Os resultados da extrac??o de informa??o, da valida??o e da avalia??o s?o mostrados no m do documento.

5

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download