Emefff.files.wordpress.com



4º Ano – semana 10/08 á 14/08

Educação física – Elaine

OLÁ PESSOAL!!!

Na semana passada, conhecemos um pouco das curiosidades e origem das brincadeiras, e também as que seus familiares brincavam quando tinham a idade de vocês. Nesta semana aprenderemos algumas brincadeiras indígenas. As contribuições destes povos, espalharam-se pelo país todo, ajudando na formação da nossa cultura. Cada tribo possui seus passatempos. Alguns, apenas com diferenças de regras e nomes.

[pic]



As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de índios do Brasil.

Representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças. Geralmente, as próprias pessoas confeccionam os brinquedos utilizados em algumas dessas brincadeiras.

Muitos desses jogos e brincadeiras já fazem parte da nossa infância e despertam o sentimento de coletividade, companheirismo, cooperação, além de habilidades como a coordenação, o equilíbrio e o senso de estratégia.

Na cultura indígena, Todo mundo gosta de brincar e jogar. As crianças podem passar o dia inteiro brincando e inventando atividades para se divertir.

Existem muitos jeitos de brincar, mas o objetivo é sempre desfrutar o momento e a companhia dos amigos. Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!

Têm brincadeiras só de menino, outras só de menina. Existem algumas que, antes do jogo começar, é preciso construir o brinquedo! Bom, nesse caso, é necessário ir até a mata, achar o material certo, aprender a fazer o brinquedo e, só então, começar a brincar. Mas isso não é um problema, pois construir o brinquedo também faz parte da brincadeira!

Agora Vamos conhecer um jogo e uma brincadeira indígena!!

Atividade 1: JOGO DA ONÇA (jogo genuinamente indígena)

Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Objetivo: Da onça = capturar (comer) 5 cachorros

Dos cachorros = imobilizarem o onça.

Número de Participantes: 2 jogadores

Materiais: 15 tampinhas de garrafa pets ou pedrinhas. (Sendo uma delas, de cor diferente), papel, régua, caneta

Preparação do jogo: Construir um tabuleiro de folha de papel simples ou papelão (segue tabuleiro abaixo se preferir) E organizar as peças como o desenho abaixo. A peça na casa central representa a onça e as demais 14 representam o cachorro.

Se tiver dúvidas, assista o vídeo:

Descrição: A onça inicia o jogo. Tanto ela como os cachorros podem andar para 1 casa vizinha vazia por vez. Depois é a vez dos cachorros se deslocarem, para qualquer direção. Caso a onça entre na toca (parte triangular do tabuleiro) ela ficará presa. A captura de 1 cachorro acontece quando a onça pular sobre ele para uma casa vazia, em qualquer direção.

A onça pode fazer mais de 1 captura em uma mesma jogada se for possível. A onça não pode ser capturada, apenas presa, imobilizada de um modo que não possa se movimentar no tabuleiro.

O jogo termina com a captura de 5 cachorros por parte da onça, ou com a prisão da onça por parte dos cachorros.

Atividade 2: “HEINÉ KUPUTIS” (Aldeia Kalapalo – Brasil)

[pic]



Objetivo: Completar o percurso num pé só!

Número de participantes: no mínimo 2.

Instruções: Duas linhas são desenhadas no chão como pontos de partida e chegada. (comece com um espaço pequeno e vá aumentando)

Os jogadores devem realizar o percurso correndo num pé só e não podem trocar o pé de apoio.

Quem ultrapassar a linha de chegada é o vencedor, mas caso ninguém consiga, o vencedor será aquele que chegou mais próximo da linha de chegada.

Variação: Correr sozinho, e cronometrar quanto tempo você demorou para realizar o percurso, procurando nas próximas corridas diminuir o tempo.

É uma brincadeira onde o equilíbrio e a resistência são muito importantes.

Esta semana, você não precisa fazer devolutiva de atividades. Apenas pratique as brincadeiras. Se tiver alguma dúvida entre em contato pelo meu e-mail: elaineeducacaofisicaemef@

Espero que se divirtam!!!

Um abração a todos e até semana que vem!!! Professora Elaine [pic]

Referências:





TABULEIRO DO JOGO DA ONÇA ABAIXO

[pic]

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download