Na Grécia Antiga, a ginástica era praticada nas chamadas ...



SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE ITUIUTABA

DIRETORIA EDUCACIONAL

PIP II - ANOS FINAIS

ESCOLA: ____________________________________________________

ALUNO:________________________________________TURNO: ______

SUGESTÕES DE ITENS PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO

ITUIUTABA/ 2012

01- A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes é caracterizada por utilizar os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos e elementos ginástico-acrobáticos. Diante disto as possibilidades do corpo na capoeira são:

(A) Elevar e impulsionar.

(B) Flexionar e contrair.

(C) Alongar e dobrar

(D) Todas as alternativas

02- Na Grécia Antiga, a ginástica era praticada nas chamadas palestras e nos ginásios. Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se. Diante disto as principais ginásticas praticadas na Grécia antiga e nos jogos de Olímpia era o pentatlo que reunia 5 modalidades esportivas. Tais modalidades eram:

(A) Lançamento de dardo, salto em distância, luta, corrida e ciclismo

(B) Lançamento de disco, dardo, ciclismo, luta e corrida

(C) Lançamento de disco, dardo, salto em distância, luta e corrida

(D) Lançamento de disco, dardo, salto em distância, esgrima e hipismo

03-Nas situações de jogo, ocorrem movimentações de ataque e defesa, onde o contato físico é extremo, podendo ocorrer um comportamento considerado inadmissível. Articula-se hoje em dia, sobre um jogo amigo e respeitoso; A mídia brasileira utiliza o termo na Língua Inglesa, “FAIR PLAY”, para dar nome a esse jogo; O que significa esse termo?

A) Vencer a qualquer custo.

B) Jogo limpo.

C) Deixar que o adversário vença.

D) Jogo sujo.

04- Um casal está sentado assistindo a uma partida de futebol, entre os times: Bons de Bola X Bola Cheia. Aos 15 minutos do 2º tempo um jogador do time Bons de Bola derrubou um jogador do time Bola Cheia na grande área. A penalidade sofrida pelo time Bons de Bola foi:

(A) Tiro livre direto

(B) Escanteio

(C) Tiro livre indireto

(D) Pênalti

05- Toda modalidade esportiva cria uma consciência de grupo muito boa para convívio com o resto da sociedade. O Vôlei é um ótimo esporte, especialmente para as crianças por estimular o crescimento da estrutura óssea. Responda V ou F e assinale a alternativa correta.

( ) Diminui a agilidade.

( ) Trabalha a coordenação motora.

( ) Diminui a massa muscular, principalmente nas pernas.

( ) Melhora o condicionamento físico

(A) F, V, V, F

(B) F, V, F, V

(C) V, V, F, V

(D) V, V, V, F

06- Analise as afirmativas abaixo:

I – Em um jogo oficial, as regras são flexíveis e podem ser definidas pelos participantes.

II – Nos esportes de competição ou de rendimento, o tempo da partida não é definido, varia de acordo com o interesse dos jogadores.

III- No esporte praticado como lazer, os participantes jogam a sério, seguindo regras, mas geralmente sem árbitros. As diferenças são decididas entre os próprios participantes.

IV- Nos esportes de alto rendimento como as Olimpíadas só podem participar pessoas com nível social elevado e pessoas sem nenhuma deficiência física.

 

Destas afirmativas estão corretas:

( A ) I, II e III apenas.     

( B ) II, III e IV apenas.

( C ) I, II, III e IV

( D ) III apenas.

07- Durante uma atividade física intensa, a alta temperatura pode ocasionar a perda hídrica pela sudorese. O vôlei de areia é um exemplo de esporte que o atleta deve ter atenção, pois a temperatura do ambiente pode chegar a níveis altíssimos elevando a temperatura corporal. Durante a prática de atividade física intensa o atleta deve:

A) Não hidratar-se, pois ao ingerir água o atleta estará prejudicando a qualidade se sua atividade física.

B) Não é preciso hidratar-se durante a atividade, somente ao final da prática esportiva.

C) Hidratar-se a cada 20 minutos em pequenas quantidades para realizar uma hidratação lenta e contínua.

D) Hidratar-se a cada 5 minutos em grandes quantidades para realizar uma hidratação rápida do organismo.

08- Cada tipo de esporte exige capacidades diferentes de seu praticante, portanto, cada qual costuma ter um tipo de vestuário mais adequado, que possibilite ao praticante realizar tudo o que dele é exigido pela modalidade esportiva. Identifique cada vestuário esportivo de acordo com a sua modalidade.

I- III-

( ) Vôlei

( ) Natação

( ) Esgrima

( ) Hipismo

II- IV-

Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:

A) III, I, IV, II

B) I, III, IV, II

C) IV, I, II, III

D) II, I, IV, III

09- No ano de 2011 foram realizados os Jogos Parapan-Americanos na cidade de Guadalajara no México: um evento multidesportivo para pessoas com deficiência. Um dos brasileiros participantes no último dia de competição conseguiu, na piscina, ganhar de atletas que apresentavam um grau de deficiência menor que a dele, liderando a prova de ponta a ponta, André Dias acabou sobressaindo entre os demais, conquistando, sozinho, 11 medalhas de ouro na natação. A importância maior para o atleta André Dias foi:

(A) Superar as limitações através do esporte.

(B) Viajar para o México e conhecer o mundo.

(C) Ganhar de atletas com grau de deficiência menor.

(D) Conhecer pessoas diferentes.

10- Um dos eventos promovidos no ano de 2011 na cidade de Ituiutaba-MG foi o Futebol Solidário, no qual personalidades do meio artístico e esportivo realizaram um jogo de futebol. Lucas jogador do São Paulo e da Seleção Brasileira, participou do evento, contribuindo com esta ação solidária. Para assistir o evento era necessário contribuir com um kit de alimentos não perecível que seriam distribuídos posteriormente para as entidades carentes. Os jogadores vieram a Ituiutaba e participaram deste evento para:

(A) Promover a cidade de Ituiutaba, com a participação de artistas e jogadores famosos

(B) Promover o futebol na cidade de Ituiutaba já que o Brasil irá sediar a copa de 2014.

(C) Promover uma tarde de lazer para a comunidade já que o futebol é o esporte preferido da população.

(D) Utilizar o potencial do futebol, desenvolvendo uma ação solidária.

11- Para poder participar dos Jogos estudantis de Ituiutaba os alunos devem ser divididos em 03 categorias ilustradas na tabela ao lado.

Depois de um erro de digitação, os nomes de três alunos colegas de sala que estavam na categoria Módulo II, com idades de 16 anos, foram para a categoria Módulo I, diante disto o que os alunos devem fazer neste caso é:

|Categoria |Nascido ate o ano: |Idade |

|Iniciantes |2000 |11 anos |

|Módulo I |1998 e 1999 |12 e 13 anos |

|Módulo II |1995 e 1997 |14, 15 e 16 anos |

|Categoria |Nascido ate o ano: |Idade |

|Iniciantes |2000 |11 anos |

|Módulo I |1998 e 1999 |12 e 13 anos |

|Módulo II |1995 e 1997 |14, 15 e 16 anos |

(A) Ignorar o erro e não contar nada a ninguém para poder jogar com alunos mais novos que eles.

(B) Contar para os colegas de sala e ao término dos Jogos avisarem aos responsáveis sobre o erro.

(C) Avisar aos responsáveis sobre o erro para que faça a correção, jogando assim na categoria certa.

(D) Não participar dos Jogos Estudantis, e não avisar a ninguém sobre o erro ocorrido.

12- Os jogos tradicionais são muito antigos, praticados há muitos anos por nossos avôs, e transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme  os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações os adaptam à sua maneira de ser e de viver. Diante disto são jogos e brincadeiras típicas da nossa região:

(A) Quente e frio e rabo de cavalo

(B) Corrida do caranguejo e chicote queimado

(C) Morto vivo e queimada

(D) Mãe da rua e bola ao ar

13- A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Isso se deve basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães-do-mato Diante disto são instrumentos musicais utilizados pelos capoeiristas:

(A) Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e reco-reco

(B) Berimbau, violão, pandeiro, agogô e reco-reco

(C) Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e tamborim

(D) Berimbau, atabaque, pandeiro, reco-reco e tamborim

14- O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se por cinco modalidades diferentes. Tais modalidades são:

(A) hipismo, natação, luta, tiro esportivo e corrida

(B) hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

(C) hipismo, esgrima, luta, tiro esportivo e corrida

(D) hipismo, corrida, luta, tiro esportivo e natação.

15- O professor, o orientador, o personal training e/ou o técnico, tem condições de mensurar o grau, a quantidade, a forma do exercício físico. A principal conseqüência de uma atividade física mal orientada é o surgimento de sintomas relacionados ao overtraining. O significado para a palavra em destaque é:

(A) É um estágio atingido após uma seqüência de exercícios realizados de forma ininterrupta ou exagerado, podendo apresentar lesões osteomusculares.

(B) Doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário toxitraining gondii , em algumas vezes pode levar até a morte.

(C) Perda de líquidos por parte do corpo, normalmente esta perda dá-se em media de 2.5 litros de água por dia, por isso deve-se ingerir muita água.

(D) É uma inflamação no fígado provocada por vários tipos de vírus. O sintoma é parecido com a da gripe, mas é muito importante o cuidado médico.

16- Quando a postura não é das melhores, as dores nas costas parecem não ter fim. Porém existe um remédio que na maioria das vezes combate essas dores, fortalecendo os músculos lombares, evitando as dores nas costas. Diante do texto acima responda V ou F e assinale a alternativa correta.

( ) Com os exercícios próprios e regulares, os músculos do abdômen ficam fortalecidos ajudando suas costas a entrarem na linha, além de manter uma boa postura no dia-a-dia.

( ) Com os músculos da barriga fortalecidos, há formação de uma espécie de barreira de proteção para coluna, que não se curva buscando compensar a falta de sustentação.

( ) Para o alívio da dor nas costas, o mais indicado é a ingestão de qualquer remédio, fortalecendo assim os músculos abdominais e consequentemente os músculos posteriores.

( ) A realização do alongamento próprio para as costas, e o fortalecimento do abdômen, é um dos melhores remédios para evitar as dores na lombar, melhorar a flexibilidade, e fortalecer abdômen e lombar.

(A) V, F, F, V

(B) V, F, V, V

(C) V, V, F, F

(D) V, V, F, V

|MATRIZ DE REFERÊNCIA |

|ITEM |HABILIDADE |GABARITO |

|02 |14.1. Conhecer a história dos temas estudados. |C |

|03 |6.4. Diferenciar cooperação e hipercompetitividade no esporte. |B |

|04 |4.3. Aplicar as regras em situações de jogo. |D |

|05 |5.1. Conhecer os benefícios da prática de cada modalidade esportiva. |B |

|06 |6.1. Compreender as diferenças entre os esportes: educacional, de rendimento e de |D |

| |participação. | |

|07 |7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva. |C |

|08 |7.4. Identificar o vestuário adequado para a prática de cada modalidade esportiva |A |

|09 |8.2 Reconhecer as possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades |A |

| |especiais nas práticas esportivas. | |

|10 |9.2. Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores |D |

| |democráticos (solidariedade, respeito, autonomia, confiança, liderança). | |

|11 |9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva. |C |

|12 |10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da comunidade local. |C |

|13 |13.1. Identificar os elementos básicos da capoeira. |A |

|14 |15.1. Conhecer características de cada modalidade de ginástica. |B |

|15 |16.2. Conhecer os riscos da atividade física mal orientada na adolescência. |A |

|16 |16.4. Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura |D |

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download

To fulfill the demand for quickly locating and searching documents.

It is intelligent file search solution for home and business.

Literature Lottery

Related searches