Irp-cdn.multiscreensite.com



Dia 20 de janeiro

Dia do Farmacêutico. Dia Nacional do Fusca. Dia da Consciência Indígena dos Filhos da Nação Tupi.

Santos do Dia: Sebastião/ Fabiano/ Mauro de Casena.

Faltam 345 dias para terminar o ano (346 em anos bissextos)

Cristóvão Colombo recebe apoio dos reis da Espanha

[pic]

Em 20 de janeiro de 1486 em Córdoba, o navegador genovês e primeiro explorador dos Séculos 15 e 16 Cristóvão Colombo (1451 - 1506), mais tarde D. Cristovão Colón, depois de tentar sem sucesso o apoio do rei de Portugal Dom João II (1455 – 1495), apresenta aos reis Católicos da Espanha o que ele chamava de Empreendimento Para as Índias, seu plano para a descoberta de uma nova rota para o Oriente. Para realizar seu intento, Colombo procurou aprovar o projeto junto aos reis Isabel I de Castela (1451 – 1504) e Fernando II de Aragão (1452 – 1516).

A Partida

Finalmente, depois de quase uma década, o navegador genovês assinou o contrato e foi nomeado almirante dos mares e governador e vice-rei de suas futura descobertas. Recebeu os recursos necessários e zarpou do porto de Palos de la Frontera na noite de três de agosto de 1492, com três navios: uma nau maior, Santa Maria, apelidada de Gallega e duas caravelas de menor porte: Pinta e Santa Clara, apelidada de Niña - para uma viagem potencialmente mortal através do Oceano Atlântico. Colombo navegou inicialmente para as Ilhas Canárias, onde carregou suprimentos e fez alguns reparos nos navios. Em seis de setembro de 1492, navegando rumo oeste para atingir o leste, na intenção de chegar ao Japão.

Às duas da madrugada de 12 de outubro de 1492, a bordo da nau Pinta, o marinheiro chamado Rodrigo de Triana (ou Juan Rodrígues Bermeio) avistou terras que acreditaram serem a ilhas descritas pelo mercador, embaixador e explorador italiano Marco Polo (1254? – 1324) no livro As viagens de Marco Polo em 1299 - sem se dar conta de haver aportado em um novo continente, que mais tarde foi batizado de América. Colombo havia chegado às ilhas caribenhas, as quais ele nomeu de Índias Ocidentais, e o nativos arawak, ele os batizou de índios. Hoje, aqueles arquipélagos são conhecidos como Antilhas e Bahamas. A seguir, o genovês navegou ao sul do continente atingindo as Ilhas de Cuba (que ele pensou ser a China) e de Hispaniola, local em que hoje conhecemos como o Haiti, e a República Dominicana. De volta à Espanha, Colombo foi recebido com festas e honrarias. A data de 12 de outubro foi posteriormente conhecida como o descobrimento da América. Isso é o que que aprendemos desde cedo na escola.

Mas Cristóvão Colombo realmente queria descobrir um novo Continente?

Alguns teóricos de conspiração acreditam que Cristóvão Colombo tinha também como meta provar que a Terra era redonda. Mas como, se o navegador genovês, quando partiu de Palos de la Frontera naquela noite de três de agosto de 1492, estava munido de documentos, ferramentas de navegação e cartas marítimas? Inclusive, consta que havia na bagagem um exemplar de a Geografia, um atlas composto por oito volumes elaborados pelo astrômo grego Claudio Ptolomeu, que viveu nos Séculos 1 e 2 dC. Colombo tinha conhecimento sobre cosmografia, geografia, álgebra, geometria, cartografia, teologia e navegação. E mais: no Século 14 já existiam publicações sobre o tema, e essas obras eram motivo de consultas obrigatórias nas universidades européias. Portanto, segundo os pesquisadores, desde o Século 3 a.C., poucos, na história da civilização ocidental, entre os que receberam educação, acreditavam que a Terra fosse plana. Quase ao mesmo tempo, estudiosos da Europa começaram a abordar as implicações da redescoberta da filosofia de Aristóteles e da astronomia de Ptolomeu. Virtualmente, esses estudiosos mantiveram o ponto de vista que nosso planeta é esférico. Dá para supor que Cristóvão Colombo também. Imagina-se que a preocupação do navegador não era saber se a Terra era redonda, mas sim qual seria o tamanho do oceano que iria atravessar. Desde sempre, ele imaginou que, navegando rumo oeste para atingir o leste, chegaria às Índias. Tanto que ele chamava isso de Empreendimentos para as Índias. Na Europa da época, o conhecimento geográfico disponível não permitia saber que havia tamanho volume de terras do outro lado mundo, localizado bem no meio do caminho entre a Europa e a Ásia.

De qualquer forma, quando Cristóvão Colombo “descobriu” o Novo Mundo, sabemos que havia cerca de nove milhões de nativos no hemisfério ocidental há milênios. Além do mais, o navegador e explorador islandês Leif Erikson, conhecido como O Sortudo, nascido ante do ano 1000 d.C. e morto em 1020 d.C. é largamente reconhecido como primeiro europeu a chegar às costas da América do Norte. Existem registros islandeses dos Séculos 13 e 14 sobre a vida de Leif que mostram que ele fez parte de uma viagem ao continente americano, embora possa não ter sido o primeiro a avistar sua costa. Um desses relatos informa que, pouco antes do ano 1000, ele teria navegado da Groelândia para Noruega, onde foi convertido ao cristianismo pelo rei Olaf I (960 – 1000). Então, o monarca ordenou que ele regressasse à Groelândia para combater, em nome do cristianismo, os vikings que tinham invadida a ilha. Mas na volta, seu barco teria perdido o rumo e encontrado o noroeste da América, uma terra arborizada e com muitas vinhas. Por isso, Leif Erikson nomeou-lhe Vinland (Terra das Vinhas), e lá teria estabelecido contato com os índios locais. Essa região é provavelmente onde fica a atual província canadense da Nova Escócia.

Se Cristóvão Colombo tivesse descoberto a América, ignorou completamente o fato. Pensando ter chegado às Índias, o navegador genovês ainda fez outras três viagens de colonização: em 1493, 1500 e 1502, na imaginação de que realmente alcançara o Oriente. Suas descobertas foram tratadas com entusiasmo pelas autoridades espanholas.

O RETORNO

Em três de abril de 1493, os reis católicos Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão recebem em Barcelona o genovês Cristóvão Colombo (1451 – 1506), que voltava da viagem em que “descobriu” a América. Depois da acolhida triunfal, o navegador é nomeado vice-rei da nova colônia por ele descoberta na madrugada de 12 de outubro de 1492. Para os monarcas espanhóis, na verdade, Colombo havia mesmo descoberto um Novo Mundo. E eles não perderam tempo em tomar conta e iniciar a exploração e a colonização das terras recém-descobertas. E assim, impulsionada pela ambição expansionista, a coroa castelhana inaugurou a disputa com os portugueses pela América ou Novo Mundo, o continente conquistado por Cristóvão Colombo. Não havia um tribunal internacional capaz de regular as contendas, por isso, quem decidia as questões geradas pelas disputas era a Igreja Católica, que se desviara de seus princípios. Os reis da Espanha Isabel I de Castela e Fernando II, que eram católicos, descontentes com os privilégios adquiridos por Portugal, apelaram ao papa para garantir a posse sobre as terras recém-descobertas por navegadores espanhóis.

Para evitar um confronto armado, em sete de junho de 1494 os dois reinados assinaram o Tratado de Tordesilhas, no município de mesmo nome, que fica na província de Valladolid, na Espanha. Firmou-se nesse tratado que haveria um meridiano a 370 léguas, ou 1770 quilômetros, - esse meridiano se situaria hoje a 46° 37' a oeste do arquipélago de Cabo Verde - onde as terras a leste deste pertenceriam a Portugal, e as terras a oeste, à Espanha, convenção ratificada pelo papa Julio II em 1506. Essa linha imaginária estava situada à meio-caminho entre estas ilhas então sob domínio de Portugal, e das ilhas descobertas por Cristóvão Colombo. O Tratado de Tordesilhas foi ratificado pela Espanha em dois de julho de 1494, e por Portugal em cinco de setembro do mesmo ano. Este foi o primeiro acordo internacional estabelecido através de vias diplomáticas. Mas isso é outra história.

A par disso, a expedição de Colombo em 1502 foi realizada por sua conta e risco, uma vez que os reis Fernando e Isabel haviam enviado um novo governador para Trinidad, descoberta por ele em 1498. Colombo explorou uma grade parte da costa da América Central. Mas seus velhos navios, com muitas avarias, não poderiam empreender uma viagem de volta. Então, ele fretou uma embarcação e chegou à Espanha, doente e desacreditado.

Sendo assim, não se pode afirmar que Colombo, um homem com passado bastante obscuro descobriu as Américas, uma vez que ele achava que essas terras faziam parte da Ásia. Morreu com essa ilusão. O genovês nunca chegou a pisar na América do Norte. Então, como a História foi capaz sustentar que de fato, ele realizou tal façanha? No entanto, poucos episódios na história da humanidade foram tão importantes quanto este. Cristóvão Colombo, com parcos recursos financeiros, morreu aos 55 anos com essa ilusão em Valladolid, Espanha, em 20 de maio de 1506, em decorrência de uma para dardíaca. 29 - 78 -220 - 175.

André-Marie Ampère, nascimento

1775. Nasce em Lyon, França, o físico, filósofo, cientista e matemático André-Marie Ampère, celebrado em razão de suas contribuições para o estudo do eletromagnetismo. Aos 12 anos de idade já dominava a álgebra e a teoria.

Quatro anos depois da Revolução Francesa de 1789, seu pai foi guilhotinado. Essa perda teve um efeito devastador sobre André-Marie Ampère, mas serviu como estímulo para que ele continuasse a estudar e investir em suas pesquisas. 

Em 1820, Ampère apresentou na Academia de Ciências de Paris um revolucionário trabalho sobre os efeitos magnéticos da corrente elétrica.

Sete anos depois, ele publicou a obra Observações Eletrodinâmicas ; A teoria dos fenômenos eletrodinâmicos ; Preciso da teoria dos fenômenos eletrodinâmicos ; Considerações sobre a teoria matemática do jogo; Ensaio sobre a filosofia da ciência. O próprio André-Marie Ampère apontou em sua obra, quatro importantes princípios do eletromagnetismo, todos eles feitos após diversas experiências:

1. As ações de uma corrente ficam invertidas quando se inverte o sentido da corrente;

2. há igualde nas ações exercidas sobre um condutor móvel por dois outros fixos, situados a igual distância do primeiro;

3. a ação de um círculo fechado, ou de um conjunto de circuitos fechados sobre um elemento infinitésimo de uma corrente elétrica, é perpendicular a esse elemento;

4. com intensidades constantes, as interações de dois elementos de corrente não mudam quando suas dimensões lineares e suas distâncias são modificadas em uma mesma proporção.

Seus estudos foram importantes na formação da base científica para o desenvolvimento do eletromagnetismo, parte da física que estuda as propriedades dos campos elétricos. Em sua homenagem a unidade de intensidade da corrente elétrica leva a denominação Ampére, cujo símbolo é A. O físico e matemático britânico James Clerk Maxwell (1831 – 1879) o apelidou de Newton da Eletricidade”. Tímido e humilde, André-Marie Ampère morreu no esquecimento aos 61 anos em Marselha, em 10 de junho de 1836. 36 – 12 - 153.

Euclides da Cunha, nascimento

1866. Nasce em Cantagalo (RJ) o escritor, sociólogo, historiador, geógrafo e engenheiro Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, autor de Os Sertões, testemunho da Guerra de Canudos. Em 1886 matriculou-se no Colégio Militar na Praia Vermelha. Republicano convicto, em 1888, na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, diante do ministro da Guerra do regime monárquico Tomás José Coelho de Almeida (1838 – 1895), por não concordar com a repressão do governo nas manifestações dos cadetes, em vez de apresentar armas, Euclides foi expulso do exército depois de jogar seu espadim aos pés do ministro.

A seguir Euclides Cunha foi convidado por Júilo Mesquita a escrever artigos para n’A Província, hoje O Estado de São Paulo. Com a Proclamação da República, voltou ao exército, onde se formou engenheiro militar e bacharel em matemática, ciências físicas e naturais, chegando ao posto de primeiro-tenente. Mas não abandonou o jornalismo; em vez disso, largou a carreira militar. Deu baixa em 1896 e foi para São Paulo. Graças a dois artigos de 1897, em que mostrava largo conhecimento geográfico e político do sertão da Bahia, Euclides foi enviado pelo jornal para cobrir os acontecimentos da Guerra dos Canudos, onde o místico Antônio Conselheiro (1830 – 1897) liderava os camponeses numa revolta. Suas anotações nesse período renderam material para que, entre 1898 e 1901, escrevesse Os Sertões, sua maior obra, onde ele dismistifica a campanha política do governo, torna pública a truculência das tropas federais na região de Canudos, exaltando os motivos determinates da revolta. Durante todo o ano de 1906, como chefe da Comissão de Reconhecimento do Alto Purus, ele percorreu milhares de quilometros pelo Amazonas. Nos proximos dois anos, ele se dedicaria corrigir os mapas da região.

Em 1902 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Destacam-se entre sua obra Contrastes e Confrontos, Peru Versus Bolívia e A Conferência Castro Alves e Seu Tempo, proferida em 1907. Euclides Rodrigues da Cunha morreu aos 43 anos na capital carioca em 15 de agosto de 1909, assassinado pelo amante de sua mulher. 74 - 78 – 175.

Associação dos Destiladores de Malte da Escócia: fundação

1874. É fundada a Associação dos Destiladores de Malte da Escócia, entidade que congrega as empresas donas de mais de 100 destilarias em todo o pais. Pelo menos 60 delas estão localizadas no vale do Rio Spey, junto às montanhas Grampim, nordeste da Escócia. O primeiro registro de uísque escocês que sem notícia data de 1494. Bebida mais popular do mundo, o uísque é consumido em mais 200 países, e gera um movimento de muitos bilhões de dólares por ano em exportações para a Escócia, mais do que produz o comércio de petróleo do Mar do Norte. Os uísques standard são envelhecidos entre três e oito anos. Os de luxo 12 anos, e o super luxo entre 15 e 18 anos. Existem alguns tipos de uísque puro malte que são envelhecidos por até 60 anos. 18.09/12/1996 - 23.17/03/1997.

Hino da República do Brasil: escolha

1890. Em audição pública no Teatro Lírico, perante o marechal Deodoro da Fonseca (1827 – 1892), chefe do Governo Provisório é escolhido como o Hino da República a composição de Leopoldo Miguez (1850 – 1902) e Joaquim Medeiros de Albuquerque (1867 – 1934). Na realidade, tratava-se de um concurso para escolher uma música marcial solene que substituiria o Hino Nacional, composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865) e que tinha origem no Império.

Mas o público presente no Teatro Lírico pediu calorosamente para que o hino antigo fosse mantido. Assim a composição de Leopoldo Miguez e Joaquim Medeiros transformou-se apenas numa homenagem à República. A letra do hino foi publicada no Diário Oficial no dia seguinte. 36.

[pic]

George Burns, nascimento

1896. Nasce em Nova Iorque o ator, comediante e escritor Nathan Birnbaum, mais conhecido como George Burns. Considerado um dos maiores comediantes dos Estado Unidos, formou dupla com sua esposa (1895 – 1964), que fez muito sucesso no cinema e na televisão por 19 anos. Após a morte dela, continuou atuando no cinema, na televisão e no teatro. Fez shows em clubes noturnos, nos quais dançava, cantava e contava histórias. Conhecido por seus comentários mordazes, seu hábito de beber e fumar charutos, George Burns trabalhou até os 98 anos de idade. Ele escreveu uma dezena de livros e atuou em mais de 20 filmes, e ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante em 1976, na comédia Uma Dupla Desajustada.

Em julho de 1994, Burns caiu em sua banheira e teve de se submeter à cirurgia para remover o líquido que havia se acumulado no cérebro. Ele morreu depois de uma parada cardíaca, em nove de março de 1996, apenas quarenta e nove dias depois de seu centésimo aniversário. 36.

Diamante Cullinan: o maior do mundo

1905. O maior e mais notável diamante que se conhece é descoberto na mina Premier, localizada a 30 quilômetros de Pretoria, na África do Sul. O operário Frederick Wells viu brilhar sobre uma rocha a sete metros de profundidade um estranho objeto do tamanho de um punho. O supervisor, que curiosamente se chamava Diamond, retirou a pedra com a ajuda de uma faca. Ele tinha nas mãos o maior diamante bruto já extraído. A relíquia de 3 106 quilates - um quilate equivale a 200 miligramas - recebeu o nome do descobridor da mina, Thomas Cullinan.

Naquela época, a África do Sul fazia parte do império britânico. Então, em 1907, o governo de Transvaal entregou a pedra ao rei Eduardo VII (1841 – 1910) da Inglaterra como presente de seu 66º aniversário. Mais tarde, a realeza enviou o Cullinan à Holanda, onde foi cuidadosamente lapidado por Joseph Asscher, e rendeu 11 pedras grandes gemas e 96 pequenas. Uma delas, a Cullinan 1, ou Grande Estrela da África é de forma oval, pesa 530,2 quilates e foi o maior diamante lapidado do mundo até 1985, quando foi descoberto o diamante Jubileu Dourado, também na mina Premier.

A segunda maior gema, a Cullinan 2 - ou Pequena Estrela da África, com 317,4 quilates, o terceiro maior diamante lapidado do mundo, adorna o cetro real britânico. Ambas as gemas estão expostas na Torre de Londres e fazem parte das joias da coroa britânica. Aberta em 1903, a mina Premier continua produzindo diamantes. 7- 8.22.11/2005.

Aristóteles Onassis, nascimento

1906. Nasce em Esmirna, (antigo território da Grécia, atualmente pertencente à Turquia), o empreendedor e magnata Aristóteles Sócrates Onassis, também conhecido como Ari ou Aristo Onassis, largamente considerado o maior empresário do mundo no ramo da Marinha Mercante durante o Século 20.

Em 1922, após uma tentativa frustrada de invadir Istambul, o governo grego perdeu o controle que estabelecera em Esmirna em 1919, e aceitou uma troca de civis. Cerca de 400 mil turcos que habitavam na Grécia voltaram para sua terra de origem, enquanto que um milhão de helenos chegaram à Grécia como refugiados. A família de Onassis estava nesse grupo. Em 1927, seguiram para a Argentina na condição de refugiados. Mesmo com pouco dinheiro no bolso, os Onassis aplicaram no negócio de tabaco, o ramo comercial que conheciam muito bem.

Na Argentina, o jovem Onassis, então com 17 anos, começou sua carreira comercial como telefonista da British United River Plate Telephone Company. Mesmo com o seu pouco conhecimento, nas horas vagas, ele estudava o mercado financeiro e a administração de comércio e serviços portuários na Aduanas Argentinas.  Então, começou a frequentar a noite da alta sociedade da capital portenha, mas durante o dia, continuava a trabalhar nas linhas telefônicas de macacão. Com o tempo, conseguiu dinheiro suficiente para investir em roupas sofisticadas, pois seu pai o ajudou a entrar no mercado de importação de tabaco.

Mais tarde, Aristóteles Onassis criou uma empresa de importação e exportação, entrando em grandes negócios. Depois de fazer grande fortuna importando tabaco inglês-turco para a Argentina e Brasil, no início da Segunda Guerra Mundial, ele expandiu suas atividades, fundando uma companhia de navegação. Aos 25 anos, ele se tornava milionário. Logo, ele internacionalizou suas atividades na área da navegação, e mudou-se para Nova Iorque, e lá abriu escritórios de seu império de empresas de navegação em Buenos Aires e Atenas.

Em 1956, Onassis resolveu vender sua frota para companhias japonesas e depois, fundou a companhia aérea Olympic Airways, se tornando assim o homem mais rico do mundo. Mas a empresa aérea tinha diversas dificuldades desde a sua fundação, e com a morte de seu filho de 24 anos Alexander Onassis em 23 de janeiro de 1973 em um acidente aéreo, Onassis ficou extremamente abalado e decidiu vender suas ações da empresa para o governo da Grécia.

No início de sua carreira comercial, Aristóteles Onassis manteve romances com uma série de mulheres famosas, incluindo a atriz sueco-norte-americana Greta Garbo (1905 – 1990). Em 1946, ele conheceu Athina Mary Livanos (1929 – 1974), a segunda filha de Stravos Livanos (1891 – 1963), na época o magnata da navegação mais rico do mundo. Em 28 de dezembro daquele ano, eles se casaram e tiveram dois filhos nascidos em Nova Iorque: Alexander e Christina,

Porém, em 1957, Onassis conheceu a cantora lírica grega Maria Callas (1923 – 1977), internacionalmente conhecida. Onassis não conteve seu entusiasmo por estar namorando uma das mais renomadas e influentes sopranos do Século 20; passou a aparecer em público com ela. Então, sua esposa Athinas entrou se divorciou dele em junho de 1960. Maria Callas e Onassis nunca se casaram.

O magnata grego conheceu a primeira dama dos Estados Unidos Jacqueline Lee "Jackie" Bouvier Kennedy (1929 – 1994), muito antes do seu marido, o presidente John Fitzgerald Kennedy ser assassinado em Dallas, Texas, em 22 de novembro de 1963.

Logo após a morte de Kennedy, Jackie estreitou sua amizade com o baixinho Aristóteles Onassis, e logo se tornaram amantes. O bilionário grego tinha 1,65m de altura. Até que, em 20 de agosto de 1968, eles se casaram em Skorpios, a ilha privada de Onassis. A imprensa sensacionalista divulgava, maldosamente, que “ele podia comprar tudo, até mesmo a viúva mais famosa do mundo”. O público americano, que amava Jackie Kennedy não digeriu muito bem o acontecimento. A manchete de um jornal estampou em tom irônico: "Jackie, como você pôde?".

O Irmão do presidente John Kennedy, Robert “Bobby” Kennedy, assassinado em seis de junho de 1968, odiava Aristotele Onassis, e se posicionou contra o casamento deste com a ex-cunhada Jackie Kennedy. Isso só veio a público de forma oficial, depois do impacto causado pelo matrimônio.

Mas muita coisa o mundo só ficou sabendo depois do lançamento do livro-bomba Nêmesis: Onassis, Jackie O e o Triângulo Amoroso que Derrubou os Kennedy (2004), do escritor britânico Peter Evans. Nesta biografia lançada no Brasil em 2015 pela Editora Intrínseca, o autor empreendeu a missão de ir além de todo esse véu de afetação, luxo e poder para investigar a fundo detalhes surpreendentes sobre um dos triângulos amorosos mais polêmicos da História - Jackie O, Aristóteles Onassis e Bobby Kennedy. Após vários anos de pesquisas e entrevistas com espiões e terroristas, parentes, amigos e amantes dos Kennedy e de Onassis (além de muitos encontros com o próprio Ari), Evans descortinou a rede de subornos, encontros sexuais, mentiras e traições que teriam culminado na encomenda da morte de Robert Kennedy por Onassis. Nas páginas de Nêmeses estão os pormenores dos maiores escândalos envolvendo os três e o grande segredo que levou um dos homens mais ricos da época a querer se livrar de um dos americanos mais poderosos de seu tempo, o que mudou radicalmente os rumos da política mundial e formou um dos casais mais inusitados e conturbados já vistos.

Peter Evans, o mais importante biógrafo de Aristóteles Onassis, que foi repórter investigativo do jornal The New York Times e venceu o Prêmio Pulitzer de 2010, revela como o milionário grego financiou o assassinato de Bobby Kennedy, e é disso que trata o livro. Há quem questione a veracidade da revelação sobre o envolvimento de Onassis na morte do político, alegando insuficiência nas provas levantadas por Evans. Poucos são os envolvidos na trama ainda vivos, a começar pelo autor, falecido em 2012.  No entanto, a principal testemunha, Hélène Gaillet, uma artista multimídia, que dividia seu tempo entre Nova York e Nápoles, estava viva. Até aqui, pelo que se sabe, a declaração publicada no livro não foi desmentida.  

Aristotele Socrates Onassis morreu aos 69 anos em Paris, em 15 de março de 1975 por insuficiência respiratória, uma complicação da miastenia gravis, da qual ele sofria nos últimos anos de sua vida. 14 - 19 - 41 – 78 – 174.

Federico Fellini, nascimento

1920. Nasce em Rimini, Itália, o cineasta e roteirista Federico Fellini, amplamente considerado como um dos cineastas mais influentes de todos os tempos. Estudou inicialmente em colégio religioso, onde ficou dois anos num internato. Aos 7 anos, fugiu de casa para acompanhar um pequeno circo. Aos 19, parou em Florença, onde se trabalhou como revisor e desenhista de histórias em quadrinhos. Depois foi vendedor de diamantes falsos, redator do correio sentimental de uma publicação humorística. Em 1940 realizou o sonho de morar em Roma, onde passou escrever programas de rádio. Em 1943 ele conheceu a estudante de artes cênicas Giulietta Masina (1921 – 1947) com quem se casou. Com ela, Fellini começou uma parceria profissional de sucesso. Giulieta foi s estrela de vários de seus filmes.

[pic]

Ganhador de cinco Óscares, e da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1961 com La Dolce Vita, Fellini era conhecido por seu estilo distinto que mistura fantasia e imagens barrocas. Com carreira de quase 50 anos, Federico Fellini deixou uma obra onde figuram alguns longas-metragens amplamente considerados como maiores filmes de todos os tempos. Entre eles, Boccaccio ’70 (1962), 8½ (1963), Satyricon (1969), Amarcord (1974) e La Nave Va (1983. Morreu aos 73 em Roma, em 31 de outubro de 1993, em decorrência de um derrame cerebral. 78 – 151.

Outubro, o filme, estreia

1928. Estreia em Leningrado, Rússia, o documentário Outubro, reconstituição da Revolução Bolchevista de 1917. Com roteiro inspirado no livro Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo, obra prima do jornalista John "Jack" Silas Reed (1887 – 1920) e dirigido pelo cineasta soviético Serguei Mikhailovitch Eisenstein (1898 – 1948), o trabalho foi encomendado pelo estado para comemorar os 10 anos da revolução.

Mesmo assim, depois de pronto, o filme foi sofreu vários cortes pela censura. Um desses cortes determinou o mínimo da participação de León Trostky (1879 – 1940), um dos líderes da Revolução de 1917, execrado por discordar das ideias de Lênin. Entre as notáveis sequências está a cena do Massacre de São Petersburgo. Clássico do cinema mudo, Outubro é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. 19.

Ministério da Aeronáutica, criação

1941. Através do Decreto Lei Nº 2.961, é criado o Ministério da Aeronáutica, com o objetivo de administrar o funcionamento da aeronáutica civil e militar e coordenar os estudos e pesquisas da política espacial brasileira. Seu primeiro titular foi o civil Joaquim Pedro Salgado Filho. O Ministério da Aeronáutica compreende a FAB (Força Aérea Brasileira), o CAN (Correio Aéreo Nacional) e o DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão extinto em março de 2006 e absorvido pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). O Ministério da Aeronáutica foi extinto e transformado no COMAR (Comando da Aeronáutica) pela Medida Provisória Nº 20.216-37, de 31 de agosto de 2001. 41.

Estádio do Maracanã, pedra fundamental

1948. No terreno do Derby Club, antigo prado de corridas de cavalo, é lançada a pedra fundamental do estádio Maracanã, então o maior estádio do mundo. Construído para ser o palco da Copa do Mundo de 1950, ele foi inaugurado em 17 de junho de 1950, com um jogo entre as seleções do Rio e São Paulo. O primeiro gol da história do Maracanã foi do inventor da folha seca Waldir Pereira (1928 – 2001), mais conhecido como Didi. Os paulistas ganharam o jogo por 3X1. 22.31/01/1988.

TV Tupi do Rio de Janeiro, inauguração

1951. Entra no ar a TV Tupi do Rio de Janeiro canal 6, a segunda emissora de televisão do país. Com seus estúdios instalados na Rua Venezuela, o empreendimento foi liderado pelo jornalista Assis Chateaubriand (1892 – 1966) e teve como seu primeiro diretor o radialista José Mauro. Naquela noite uma grande festa comandada por Arnaldo Nogueira marcou o início das transmissões. Duas atrações internacionais foram apresentadas: o ator e cantor francês Maurice Chevalier e o cantor mexicano José Mogica, que mais tarde se tornou Frei José de Guadalupe.

[pic]

Marco do início da televisão brasileira ao lado da TV Tupi de São Paulo, a TV Tupi do Rio de Janeiro realizou feitos históricos, como a transmissão pioneira do jogo Brasil X Itália para São Paulo em 1959, direto do Maracanã. Entre os programas de maior sucesso da emissora destacam-se O Céu é o Limite com J. Silvestre, Espetáculos Tonelux com Virgínia Lane e o Repórter Esso, boletim jornalístico que ficou no ar por quase 19 anos. A TV Tupi do Rio de Janeiro encerrou suas atividades em 14 de julho de 1980. 18 - 41.

Elvis Presley, estreia na TV

1956. Elvis Presley (1935 – 1977) é visto pela primeira vez na televisão americana, na lendária apresentação no programa de Jackie Gleason. Em nove de setembro de 1956, o famoso apresentador Ed Sullivan (1901 – 1974) paga 50 .00 dólares para o Rei do Rock aparecer por três vezes em seu programa dominical na Rede CBS. 121.

Mestre Vitalino, morte

1963. Morre em Caruaru (PE), o ceramista popular Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino. Um dos mais importantes artistas populares do Nordeste, ele era filho de um lavrador e de uma artesã de panelas de barro. Começou a desenvolver sua arte aos sete anos de idade, fabricando seus próprios brinquedos. Em 1930 passou a modelar seres humanos, vendendo seus produtos na feira de Caruaru, o que transformou a cidade num grande polo ceramista da região. Seus trabalhos estão expostos nos principais museus do país e no Museu do Louvre, em Paris. Mestre Vitalino nasceu em Ribeira de Campos (PE), em 10 de julho de 1909. 36.

Rubens Paiva, prisão

1971. O deputado federal Rubens Beirodt Paiva (1929 – 1971), na época com 41 anos, é preso em sua casa no Rio de Janeiro sem a apresentação de mandato judicial por pessoas que se diziam ser da Aeronáutica, e levado para as instalações do DOI-CODE, órgão de repressão do Exército. Depois disso, o deputado foi considerado desaparecido. Ele entrou para a política em 1962, elegendo-se deputado pelo PTB de São Paulo, quando participou da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigava o Instituto Brasileiro de Ação Democrática, órgão criado em 1959, com o objetivo de combater o comunismo no Brasil. Foi cassado em 10 de abril de 1964 pelo AI-1, o primeiro de uma série de 17 Atos Institucionais que, em cinco anos atingiram 4 841 pessoas.

Em 1986 foi aberto um inquérito para apurar o episódio da prisão e morte do deputado Rubens Paiva. Em 1988, o psiquiatra Amílcar Lobo (1939 – 1997), acusado por envolvimento no caso Rubens Paiva teve seu registro profissional cassado. Em 30 de abril de 1999, um soldado e um civil informantes dos militares, revelaram no programa Fantástico, da Rede Globo, que participaram de uma operação de ocultação de cadáver em 22 de janeiro de 1971. Um coronel não identificado na entrevista declarou ter certeza de que aquele corpo era do deputado. Em setembro de 1998, a união foi condenada a pagar uma indenização à família por danos morais e materiais. Em 1º de março de 2012 a Assembleia Legislativa de São Paulo instalou a Comissão da Verdade Rubens Paiva em sua homenagem, com a finalidade de investigar violações de direitos humanos no período de 1964 a 1982. 18.19/09/1998 - 33.01/03/1999 – 78.

Orelhão, lançamento

1972. É lançado na cidade do Rio de Janeiro o Orelhão, sucesso no país e produto brasileiro de exportação. Instalado inicialmente em 137 pontos da capital carioca, o Orelhão foi idealizado por técnicos da antiga CTB (Companhia Telefônica Brasileira) – divisão de São Paulo - e registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Os Orelhões foram apresentados à população entre 20 e 25 de janeiro de 1972, nas comemorações de aniversários das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.

[pic]

Na capital carioca, os aparelhos instalados na madrugada de 20 de janeiro tinham em cada cúpula de acrílico da cor laranja um cartaz com a frase “Hoje é Dia de São Sebastião. Por Favor, Corte a Fitinha e Inaugure Este Telefone em Nome de Todos os Cariocas”. O novo modelo de telefone público teve vários apelidos: Ovo de Avestruz, Guarda-Chuva, Astronauta e Capacete. Mas Orelhão é o nome que ficou. No Estado do Mato Grosso do Sul, os Orelhões são temáticos, por conta da rica fauna do Pantanal. 18.19/01/1992 - 63.24/05/1988.

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, inauguração

1977. Depois de seis adiamentos, é inaugurado o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Primeiro aeroporto inteligente do Brasil, ele foi projetado para atender a uma demanda anual de cinco milhões de passageiros. Dois anos depois chegou a cinco milhões e 700.000. No dia da inauguração, o aeroporto possuía um sistema elétrico capaz de abastecer uma cidade de 50.000 habitantes, e água para outras com 250.000 habitantes. A obra consumiu cimento suficiente para a construção de cinco estádios do tamanho do estádio do Maracanã e ocupando uma área de 14 quilômetros quadrados na Ilha do Governador. 20.000 pessoas trabalham ali.

Em 1979 foi inaugurada a segunda pista, com 4.000 metros de comprimento, a maior da América Latina. Em 1992, o INFRAERO finalizou as obras de ampliação do aeroporto, que coincidiu com o início das obras do Terminal 2. Esse novo terminal, um dos mais modernos da América Latina, com capacidade de atender oito milhões de passageiros ao ano, foi inaugurado em 20 de julho de 1999, mais que duplicando a capacidade do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Atendendo a vários movimentos populares, em três de dezembro de 1998 o senado aprovou, em votação simbólica, a mudança do nome para Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão Tom Jobim, uma homenagem ao compositor e maestro morto em oito de dezembro de 1994. 36 – 41.

Jimmy Carter, posse

1977. Em Washington, o político Jimmy Carter (1924 - ) toma posse como 39º presidente dos Estados Unidos, depois de vencer o republicano Gerald Ford (1913 – 2006) nas eleições do ano anterior. Carter não conseguiu se reeleger, pois foi derrotado por Ronald Reagan (1911 – 2004) nas eleições de 1980. Gerald Ford ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002, pela busca de soluções para conflitos internacionais. 36.

Nave Espacial Progress 1: primeiro lançamento

1978. No Centro Espacial de Baykonur, a primeira nave espacial Progress é lançada pela então União Soviética. Primeiro cargueiro espacial da História, a Progresso tinha 7,9 metros de diâmetro, 37,90 metros de altura e pesava 7.020 quilos. O propósito inicial era reabastecer a Salyut 6, uma estação espacial que foi lançada em 29 de setembro de 1977, e desativada em 29 de julho de 1982. Derivada da nave Soyz, a nave Progress era capaz de transportar até 2 300 quilos de carga. Ela consome, só no lançamento, 1.000 quilos de combustível e é totalmente descartável. Sem revestimento externo, se desintegrava completamente ao reentrar na atmosfera terrestre. Nos anos seguintes, a União Soviética tem lançado em várias missões ao espaço dezenas de cargueiros Progress. 22.18/01/1988.

Mane Garrincha, morte

1983. Morre no Rio de Janeiro o jogador Manuel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrinha, ou simplesmente Garrincha. Largamente considerado o maior ponta-direita do futebol mundial de todos os tempos, ele ganhou o apelido quando era garoto, vindo do nome de um pássaro muito conhecido na região de Pau Grande, município de Magé, no estado do Rio de Janeiro, onde o jogador nasceu, em 28 de outubro de 1933. Garrincha tinha as pernas tortas; a esquerda, com seis centímetros a mais do que a direita. Era o Torto, o ponta direita de dribles desconcertantes e arrancadas irresistíveis. Os mestres da anatomia não conseguiam explicar como suas pernas em arco curvadas para o mesmo lado permitiam tais movimentos.

A história da carreira de Mané Garrincha propriamente dita começa em 10 de setembro de 1953, dia em que ele realizou seu primeiro treino entre os profissionais do Botafogo de Futebol e Regatas. Muito por insistência de Nilton Santos, craque renomado que, num dia de treino, havia levado uns dribles desconcertantes daquele garoto de pernas tortas.

Em 1955, Mané Garrincha foi convocado para jogar na seleção brasileira. Com a camisa canarinho, jogou em três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1966. Fundamental nas conquistas de 1958 e 1962, ele vestiu a camisa da Seleção Brasileira 60 vezes, com 52 vitórias, 7 empates, 1 derrota e 16 gols marcados. Na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, foi eleito o melhor ponta-direita do mundo. Na copa do Chile, foi considerado o melhor jogador, apesar de disputar a final com a Tchecoslováquia com 39 graus de febre. Garrincha ainda jogou a Copa de 1966.

Consagrado, o craque ganhou apelidos como O Anjo das Pernas Tortas e Alegria do Povo. Disputou 653 jogos na carreira e marcou 265 gols. Mas não só de glórias viveu Mané Garrincha. Sua forma piorava a cada dia, e em 1965, foi negociado com o Corinthians. Estreou no Timão numa quarta-feira, dois de março de 1966, com 33 anos de idade, num jogo válido pelo extinto torneio Rio-São Paulo, no Estádio Pacaembu, contra o Vasco da Gama. O Timão (apelido cunhado pela imprensa da época) perdeu por 3X0. Dizem que aquele foi o melhor contrato que o craque das pernas tortas assinou em toda sua vida. Mas os problemas decorrentes da bebida e do joelho doente acabaram por frustrar as esperanças da Torcida Fiel, cansada do jejum de títulos. Depois de oito meses, 13 jogos e apenas dois gols, Mané deixou o Corinthians depois de uma magra vitória sobre a Prudentina no Pacaembu por 1X0, em 23 de novembro de 1966. Depois, jogou pela Portuguesa Santista (1967), Fortaleza (1968), Atlético Júnior da Colômbia (1968), Flamengo (1968), Novo Hamburgo (1969), Football Club-Rio-Grandense (1969), Cordeiros (1972) e no Olaria (1972). Ainda tentou voltar ao Botafogo de Zagallo, mas não deu certo. Nos clubes em que jogou, atuou 614 vezes, marcando 245 gols somente pelo Botafogo.

Mané Garrincha abandonou o futebol em 1973, por causa de uma atrofia no joelho - e do álcool, vício que o acompanhou até o final da vida. Em 19 dezembro desse mesmo ano, no Estádio do Maracanã, no chamado Jogo da Gratidão, o jogador recebeu as últimas homenagens da torcida que sempre soube admirar seu futebol. Diante de 155 mil torcedores, um combinado de renomados atletas do exterior, enfrentou a seleção brasileira, reforçada por Pelé. O principal objetivo naquela noite era arrecadar dinheiro para o jogador. Amplamente considerado o maior ponta-direita do futebol mundial, o Anjo das Pernas Tortas morreu no Rio de Janeiro aos 50 anos, em 20 de janeiro de 1983.

Em 18 de fevereiro de 2005 foi lançado no Brasil o filme Garrincha- Estrela Solitária, cujo enredo é baseado no livro Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha, do jornalista e escritor brasileiro Ruy Castro. A vida de Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas (André Gonçalves) dentro e fora do campo, confrontando o mito do futebol mundial ao homem humilde e analfabeto do interior. Em 1980 a escola de samba Mangueira homenageia Garrincha, que desfila em um carro alegórico especialmente preparado para ele. As várias facetas de Mané Garrincha são mostradas a partir das lembranças de pessoas que lhe foram muito próximas e que o amaram de diferentes maneiras. As histórias que Elza Soares (Taís Araújo), Iraci (Ana Cruz), Sandro Moreyra (Henrique Pires) e Nilton Santos (Alexandre Schucher) viveram com Garrincha compõem uma visão multilateral de sua personalidade e de seu destino de glórias e tragédias.

[pic]

Uma tarde para ser lembrada

Em 1969, eu trabalhava na TV Morena de Campo Grande. Como fazíamos diariamente, às 17h00 pegávamos a Kombi em frente à Copagaz, na Rua 14 de Julho com destino aos estúdios. Naquela época, a emissora só entrava no ar às 18h00min. Para passar o tempo, ficávamos no gramado em frente ao prédio, disputando jogos de palito (porrinha), baralho disputando cigarros, e eventualmene, malha e futebol.

Num daqueles dias estávamos ali, como sempre, quando percebemos a chegada de um táxi vindo do centro da cidade. Ao volante, o popular Higa, dono do carro. Notamos que o único passageiro não era funcionário da TV Morena, pois todos já se encontravam esperando para iniciar os trabahos. Demorou um pouco para reconhecermos o viajante. Mas quando ele desceu do automóvel, percebemos que ele era nada mais nada menos que Manoel Francisco dos Santos. Quem? Garrincha, O Craque das Pernas Tortas, o Mané Garrincha, Alegria do Povo. Ele mesmo, em pessoa, bem na nossa frente: Ídolo de todos nós. O time do Flamengo havia chegado à Cidade Morena para um jogo amistoso promovido pelo empresário Nasura, da Rádio Cultura. O atleta foi até aos estúdios da tv, convidado pelo apresentador Onésimo Filho para ser entrevistado ao vivo no programa Crônica Social.

Passada a feliz surpresa, cumprimentamos o craque, que demonstrando uma grande satisfação por estar ali, sentou-se na grama, rodeado por todos nós. Depois de quebrar o gelo, curiosos, passamos a bombardeá-lo com perguntas sobre sua vida no futebol. Humildemente, Garrincha respondeu a todas as questões sem nenhum problema, até com ricos detalhes. Começou com sua infância pobre em Pau Grande, onde ele nasceu; sua carreira profissional, dos contratos de gaveta, de como era manipulado pelos cartolas, de como lidava com a contusão do joelho, das famosas laranjadas com remédio que os médicos o obrigavam a beber, e dos problemas com a bebida, um dos inúmeros itens responsáveis pelo abreviamento de sua brilhante trajetória como jogador. Lamentavelmente, nosso fotógrafo Luiz Neves não se encontrava no local. Não tinhamos naquele momento pelo menos um gravador cassete para registrar aquela conversa informal. Hoje, ainda busco na memória mais detalhes daquela visita inesperada, e me pergunto: será que, se estivessemos munidos de um microfone, Mané Garrincha teria aberto seu coração, nos proporcionado aquela tarde inesquecível? Sorte de quem estava lá. 41.

Johnny Weissmüller, morte

1984. Morre em decorrância de edema pulmonar aos 79 anos, o campeão olímpico e ator Janos Weissmüller, mais tarde Johnny Weissmüller, o Tarzan mais famoso do cinema. Em 1908, ele veio com a família para os Estados Unidos, onde se tornou um atleta bem sucedido. Ganhou cinco Medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, estabeleceu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais. Foi o primeiro atleta masculino a completar os 100 metros livres em menos de um minuto.

[pic]

[pic]

Weissmüller entrou para o cinema participando de diversos curtas e interpretou ele mesmo no filme Glorifyng the American Girl (1929) sem fazer sucesso, até que foi convidado para o papel principal no lendário filme Tarzan, o Filho das Selvas, de 1932, papel que o imortalizou. Ele interpretaria o Rei dos Macacos mais 11 vezes; a última em 1948. Depois interpretou o personagem Jim das Selvas para o cinema e para a TV. Seu último trabalho para o para a tela grande foi em 1970, em The Fhynx. Casado cinco vezes, o ator terminou seus dias trabalhando como mestre de cerimônias do Caesar’s Park de Las Vegas. Johnny Weissmüller nasceu em Timisoara, Romênia, em dois de junho de 1904. 4 – 32.20/11/2011.

Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos: inauguração

1985. Um Boeing 747-200 vindo de Nova York pousa em Guarulhos (SP) às 10h00min, inaugurando oficialmente o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos – Governador André Franco Montoro, ou então Aeroporto de Cumbica, o mais movimentado do Brasil.

O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos possui duas pistas, uma com 3 700 metros e outra de 3 000 metros de extensão, que recebem em média diária, 475 operações de pouso e decolagem. De Guarulhos partem e chegam voos procedentes e com destino a 26 países e cerca de 120 cidades nacionais e estrangeiras. A rede comercial dos terminais de passageiros é formada por 177 pontos comerciais. 41.

Barbra Stanwick, morte

1990. Morre aos 97 anos em Santa Mônica, Califórnia, a atriz Rubt Stevens, mais conhecida como Barbra Stanwick. Começou a carreira cantando em bares clandestinos e na Broadway, como corista. Estreou no cinema em 1929, no filme Locked Door. Sua carreira deslanchou na década de 1930. Em 60 anos de careira, atuou em 87 filmes para o cinema e em algumas séries para a televisão, ganhou três prêmios Emmy e foi indicada quatro vezes para o Oscar: em 1947 por Stella Dalla, em 1942 por Bola de Fogo, em 1944 por Pacto de Sangue, e em 1948 por Sorry, Wrong the Number. Barbra Stanwick recebeu em 1981 o Oscar especial pelo conjunto de sua obra. Alguns de seus filmes: Pacto de Sangue, Bola de Fogo e Baby Face. Ela nasceu em Nova York em seis de julho de 1907.17.

Fusca, o Carro do Século 20

1991. Numa promoção da revista francesa Auto Moto, o Fusca é eleito o Carro do Século 20, na qual foram ouvidos 37 jornalistas das mais importantes publicações especializados do automobilismo mundial. O Fusca teve 22 votos e foi seguido pelo americano Ford Modelo T, conhecido como Ford Bigode, pelo francês Citroen DS 19, primeiro carro com tração pneumática, e um dos pioneiros da tração dianteira, - e pelo Austin Mini, o pequeno carro inglês.

No item Acontecimento Social do Século 20, venceu o Ford Modelo T, e o Fusca ficou em segundo lugar. Na categoria Maior Destaque Tecnológico, o primeiro lugar ficou com o Citroen DS 19, seguido pelo Audi Quattro, o primeiro carro com tração nas quatro rodas, e pelo Daimler 1886, o primeiro carro construído no mundo.

O início da produção no Brasil: três de janeiro de 1959

Começa em São Bernardo do Campo, região do ABCD paulista, a produção do Volkswagen, o carro mais popular de todos os tempos, suplantando até mesmo o tradicional norte-americano Ford Modelo T, conhecido por nós como Ford Bigode.

Surgido na Alemanha em 1936, o Fusca foi encomendado por Adolf Hitler (1889 - 1945) ao engenheiro austríaco Ferdinando Porche (1875 – 1951). O ditador alemão sonhava com um carro barato para cada operário. Para isso, ele colocou todos os recursos do estado para desenvolver o projeto do Volkswagen, - em alemão, carro do povo. O empreendimento não visava lucros financeiros para o governo, e sim popularizar o regime nazista.

O Fusca ficou conhecido dos brasileiros a partir de 17 de novembro de 1953, quando desembarcou no país o primeiro lote importado da Alemanha. Mais tarde, o Plano de Desenvolvimento de Metas do governo Juscelino Kubitscheck (1902 – 1976) concedeu à Volkswagen incentivos para a fabricação do carro no Brasil. O primeiro Fusca brasileiro saiu da fábrica em três de janeiro de 1959 e foi vendido por 471.000 cruzeiros ao empresário paulista Eduardo Matarazzo (1902 – 1958). Em 1972, época de ouro do carro foram vendidas 220.000 unidades.

Em quase 30 anos, três milhões e 200.000 unidades saíram da linha de montagem brasileira. Com a modernização da indústria automobilística e os consequentes lançamentos de veículos mais confortáveis e baratos, a Volkswagen brasileira suspendeu a produção do Fusca em 1986.

[pic]

[pic]

Em 1993, por solicitação do presidente Itamar Franco (1930 – 2011), a Volkswagen ressuscitou o modelo, porém, foi desativado definitivamente em 1996, ano em que vendeu menos de 50.000 unidades. A última montadora Volkswagen do mundo a produzir o carrinho encerrou a fabricação do modelo em 30 de junho de 2003, no México, totalizando 21 529 464 de unidades no mundo. 18.19/01/1991 - 31.24/01/1991 - 36.03/01/2000 - 41.

Audrey Hepburn, morte

1993. Morre aos 63 anos em Tolochenaz, Suíça a atriz Audrey Kathleen Ruston-Hepburn, mais tarde Audrey Hepburn. Filha de um banqueiro inglês e de uma aristocrata holandesa começou como corista, modelo fotográfico e dançarina de balé, até estrear no cinema, atuando em alguns filmes na Inglaterra. Foi para os Estados Unidos e trabalhou no musical Gigi, na Broadway, alcançando grande sucesso. Com sua beleza e um charmoso sotaque anglo-europeu, conquistou Hollywood e o coração do ator Mel Ferrer (1907 – 2008), com quem se casou. A revista People a incluiu entre as 50 pessoas mais bonitas do mundo. Seus filmes mais importantes são Sabrina, Guerra e Paz, Minha Dama, Charada, Sabrina, Robin & Marian e A Princesa e o Plebeu, com o qual ganhou o Oscar de melhor atriz em 1953. Seu maior sucesso é o clássico Bonequinha de Luxo, de 1961. Abandonou o cinema em 1967, mas retornou em 1976, ao lado de Sean Connery (1930 - ) no filme Robin e Marian. Em 1988 foi nomeada Embaixadora Especial do UNICEF para ajudar crianças carentes da África e América Latina. Audrey Hepburn nasceu em Bruxelas, Bélgica em 11 de maio de 1925. 4 - 19 – 28.

Bill Clinton, segundo mandato

1997. O político William “Bill” Jefferson Clinton (1946 - ) toma posse para o segundo mandato de presidente dos Estados Unidos. A cerimônia de juramento, presidida pelo Presidente da Suprema Corte, juiz William Hubbs Rehinquist (1924 – 2005) teve 35 palavras e durou menos de um minuto. Em seu discurso, Clinton prometeu promover um futuro melhor, uma melhor cooperação entre as raças e os partidos com americanos mais solidários. Foi o último presidente norte-americano do Século 20 e do Milênio. Em 22 de janeiro de 1997 o Washington Post, um dos mais respeitados jornais do país publicou que o presidente estava sendo investigado por vários casos amorosos extraconjugais. O mais grave era com a estagiária Mônica Samille Lewinsky (1973 -), pivô da pior crise do seu governo. Em 17 de agosto de 1997, acusado de perjúrio, Clinton depôs no Júri Federal, através de circuito fechado de televisão. Em 21 de setembro de 1997 as grandes redes de TV transmitiram, na íntegra, a gravação do depoimento, expondo o presidente aos olhos do mundo. Com um processo de impeachment em curso, o segundo da história dos Estados Unidos, Bill Clinton recebeu mensagens de solidariedade de personalidades do mundo inteiro. 22.20/01/1997.21/01/1997.

Remédios, venda fracionada

2005. Com o objetivo de proporcionar economia no tratamento médico do brasileiro, o governo federal criou o Decreto Nº. 5 348 que autoriza a venda de remédios fracionados, ou seja, em doses unitárias. Comprando somente o que foi prescrito pelo médico, o custo deveria ser reduzido.

Mas por não ser obrigatório, nem farmácias, nem a indústria farmacêutica nunca se empenharam em adotar o modelo. Os farmacêuticos reclamam que a resolução da Anvisa exige espaço para a manipulação dos remédios. A indústria diz que teria de comprar máquinas para embalar o remédio já picotado. Esta é mais uma lei que não pegou no Brasil. 41 – 164.

[pic]

Dia 21 de janeiro

Dia Mundial da Religião.

Santos do Dia: Inês/ Frutuoso/ Epifânio.

Faltam 345 dias para terminar o ano (346 em anos bissextos)

Luiz XVI, morte

1793. Morre decapitado na guilhotina Luiz XVI de Bourbon, Rei de França. Neto de Luiz XV de Bourbon (1710 – 1774), casou-se com Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena mais conhecida como Maria Antonieta da Áustria (1755 – 1799) em 1770, e subiu ao trono quatro anos depois. A França passava por um período de miséria e descontentamento, mas mesmo assim o rei gozava de certa popularidade. Contudo, ele era considerado fraco e vacilante, dominado pelas vontades da mulher, que era impopular pela sua extravagância e frivolidade. Por isso, Luiz XVI acabou perdendo a simpatia do povo.

No entanto, as crises econômicas aumentaram, dois ministros das Finanças renunciaram e o Parlamento, revoltado, forçou o rei a convocar os Estados Gerais; mas isso gerou a Assembleia Nacional e uma nova constituição, que mudou drasticamente a forma de governo do país. Estes fatos foram marcantes para o início em 14 de julho de 1789, da Revolução Francesa, inspirada na Revolução Norte-Americana ocorrida da na década de 70 do Século 18. Proclamada a República, em outubro daquele ano a família real foi retirada à força de Versalhes para Paris e levada pela Guarda Nacional. Houve uma tentativa frustrada de fuga para Verennes, e a movimentação de exilados e pessoas ligadas à corte. Em setembro de 1792, a monarquia foi abolida da França e a Primeira República foi instalada. Então, Luiz XVI e Maria Antonieta foram executados na guilhotina. Ele em 21 de janeiro de 1793, e ela, seis meses depois, em 16 de outubro de 1793.

Entretanto, a Revolução Francesa fracassou, pois a forma de governo republicano estável introduzida por ela produziu diversos grupos que lutavam pelo poder: jacobinos girondinos e cordeliers. Depois de várias tentativas frustradas de conduzir o país feitas pelo Diretório, Napoleão Bonaparte (1769 – 1821), unido a um grupo de conspiradores derrubou a Primeira República. Eleito Primeiro Consul por dez anos, tornou-se o governante supremo da França. 29 - 36 – 41 – 78.

Padre Landell de Moura, nascimento

1861. Nasce em Porto Alegre o padre e cientista Roberto Landell de Moura, um dos pioneiros na descoberta do telefone sem fio (ou rádio, como é hoje conhecido), o precursor da radiotelefonia, e pioneiro da própria televisão. Frequentou a Escola Pública do Professor Hilário Ribeiro, e mais tarde entrou para o Colégio do Professor Fernando Ferreira Gomes. Em 1872 entrou para o Colégio Jesuíta de Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo, onde concluiu o curso de Humanidades. A seguir, foi para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Politécnica.

Em 1878, mudou-se para Roma e matriculou-se no Colégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana onde, em 28 de outubro de 1886, foi ordenado padre. Voltou ao Rio de Janeiro em 1886 e iniciou uma série de diálogos com o Imperador Dom Pedro II (1825 – 1891), expondo suas ideias sobre transmissão do som e da imagem. Em 1892, em São Paulo, Landell realizou várias experiências públicas na tentativa de obter patrocinadores, mas não obteve sucesso. Em 1893, em Campinas, depois de demonstrar seus experimentos, ele foi acusado de ter pacto com o diabo, quando alguns fiéis enfurecidos destruíram todos os seus aparelhos, ferramentas e utensílios. Falar de um lugar para outro sem o uso de fios era “coisa do diabo”.

O rádio: filho bonito tem muitos pais

Em 1899, o padre Landell de Moura declarou:

  “Minha invenção pode garantir a comunicação com qualquer ponto da Terra, por mais afastados que eles estejam um do outro. Futuramente, meus aparelhos servem até mesmo para as comunicações interplanetárias.”

Em 16 de julho de 1899, o jornal O Estado de São Paulo noticiava que o Padre Landell de Moura havia efetuado a primeira transmissão de voz humana sem o uso de fios, a uma distância de oito quilômetros em linha reta, a partir do Colégio Santana, zona norte da capital até o local onde hoje é a Avenida Paulista:

“Hoje, ás nove horas da manhan, no Collégio das Irmãs de S. José, em Sant’ Anna realizar-se-a uma experiencia de telephonia sem fios, com apparelhos inventados pelo revdmo. Padre Landell de Moura. O Sr. Padre Landell de Moura, que convidou para este acto varias auctoridades, homens de sciencia e representantes da imprensa, fará uma preleção antes de proceder ás experiencias do seu invento".

Landell de Moura também efetuou demonstrações públicas de seu invento no dia três de junho de 1900, conforme noticiou o Jornal do Commércio em 10 de junho de 1900:

“No domingo próximo passado, no Alto de Sant’anna, cidade de S. Paulo, o Padre Roberto Landell, fez uma experiencia particular com varios apparelhos de sua inveção, no intuíto de demonstrar algumas leis por elle descobertas no estudo da propagação do som, da luze da electricidade atravez do espaço, da terra e do elemento aquoso, as quais foram coroadas de exito. Esses apparelhos eminentemente praticos são como tantos collorarios deduzidos das leis supracitadas. Assistiram a esta prova, entre outras pessoas, Percy Charles Parmenter Lupton, representante do governo britânico, e sua família".

Em nove de março de 1901, Landell recebeu no Brasil a patente N° 3 279 para um “aparelho destinado à transmissão fonética à distância, com fio ou sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso”. Nos Estados Unidos, ele obteve, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771 917, para seu "transmissor de ondas" e, em 22 de novembro do mesmo ano, as patentes de número 775 337, para um "telefone sem fio", e 775 846, para um "telégrafo sem fio, que poderiam funcionar através da luz ou de ondas de rádio, com ou sem fio.  

Em 1902, o jornal norte-americano The New York Herald publicou extenso artigo abordando experiências de cientistas de vários países, inclusive do padre Landell, cujo trabalho foi apresentado através de ilustração.

"Por entre os cientistas, o brasileiro Padre Landell de Moura é muito pouco conhecido. Poucos deles tem dado atenção aos seus títulos para ser o pioneiro nesse ramo de investigações elétricas. Mas antes de Brighton e Ruhmer, o Padre Landell, após anos de experimentação, conseguiu obter uma patente brasileira para sua invenção, que ele chamou de Gouradphone”.

Não conseguindo no Brasil ajuda para continuar as suas pesquisas, e nem para construir aparelhos em escala industrial, Landell de Moura se mostrou forçado a abandonar seus estudos científicos. Dessa forma, por falta de apoio oficial e recursos financeiros, o padre brasileiro foi preterido pela História, que declarou o italiano Guglielmo Marconi O Pai da Radiodifusão.

Entretanto, por justiça, Landell de Moura não merece ser relegado a um plano inferior, mas sim, efetivamente ser reconhecido como um dos precursores dele, uma vez que, a partir de registros como aquele veiculado pelo Estadão em 16 de julho de 1899, o crédito pela invenção desse meio de difusão de notícias e divertimento chamado Rádio deveria ser conferido ao padre brasileiro, por ele promover a transmissão, no final do Século 19, da voz humana à distância por meio de uma onda eletromagnética. Então, podemos considerar que o Padre Landell de Moura foi precursor nas transmissões de vozes utilizando um equipamento sem fio. Suas patentes afirmam isso.

Em 1984 a CIENTEC (Fundação de Ciência e Tecnologia) construiu uma réplica daquele que pode ser o primeiro aparelho de rádio do mundo: o Transmissor de Ondas, patente norte-americana Nº. 771 917 de 11 de outubro de 1904. Esta réplica encontra-se em exposição no saguão da Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, em Porto Alegre. O religioso e cientista brasileiro morreu de tuberculose em Porto Alegre (RS) no anonimato, pobre e endividado aos 67 anos, em 30 de junho de 1928.

Breve história da radiodifusão

O físico e inventor Gugliermo Marconi, mais tarde Marquês Gugliermo Marconi, nascido em Bolonha, Itália em 25 de abril de 1874 é celebrado como o inventor do telégrafo sem fio. Ele mostrava, desde pequeno, a vocação para resolver questões relacionadas à química e a física. Aos 12 anos, aprendeu a lidar com o Código Morse com um velho cego, que era telegrafista aposentado. Quando teve notícias pela primeira vez da existência das ondas hertzianas - imaginadas pelo físico britânico James Clerck Maxwell (1831 – 1879) em 1873 e demonstradas em 15 de março de 1888 pelo físico alemão Henrich Rudolph Hertz (1857 – 1894) - Marconi admitiu que elas podiam ser utilizadas na transmissão telegráfica, sem o auxílio de fios. Em 1894, ele conseguiu seu primeiro avanço, ao transmitir um toque de sino numa sala de sua casa, a dez metros de distância. Depois disso, seguiram-se outras experiências, cobrindo espaços cada vez maiores.

Na primavera de 1895, Marconi realizou testes de transmissão de um sinal de Código Morse em Trieste, Itália, através das ondas eletromagnéticas, a uma distância de 400 metros e depois pela distância de dois quilômetros, inaugurando assim o serviço de telégrafo sem fio. Através de uma sucessão de ideias, o que Marconi fez - baseado em estudos apresentados por Nikola Tesla (1856 – 1943) - foi criar um conjunto de equipamentos capazes de guiar e transmitir os “titiritis” da invenção de Samuel Finley Morse (1791 – 1872), e receber essas ondas a partir do oscilador de Hertz, de uma antena inventada pelo físico russo Aleksander Stepánovich Popov (1859 – 1906) e de um coesor de Édouard Branley (1844 – 1940).

A história aponta que Guglielmo Marconi vai se tornar um industrial hábil e empreendedor; no futuro, saberá, como poucos, explorar os privilégios advindos das patentes. Aos 22 anos, quando sentiu que poderia transformar seus experimentos num negócio prático e comercial, procurou o governo italiano, mas o Ministério dos Correios e Telégrafos enjeitou. Então, em fevereiro de 1896 ele foi para Londres, levando consigo todas as suas ferramentas e aparelhos. Na Inglaterra, as autoridades logo perceberam que tinham em mãos uma invenção revolucionária, capaz de tornar possível a comunicação entre os navios em alto mar. Desde o final do Século 17 até meados do Século 20, a Marinha Real Britânica (Royal Navy) era a armada mais poderosa do mundo.

Em 20 de março de 1897, Marconi formou a The Wireless Telegraph and Signal Company, destinada a lidar com a transmissão do telégrafo sem fio a longa distância. Com isso, ele recebeu metade das ações da companhia, e mais 15 mil libras esterlinas em dinheiro. Logo, sua firma se transformou numa das empresas de fabricação mais bem-sucedidas do Reino Unido. Então, o jovem físico italiano se tornou rico, com apenas 23 anos de idade.

No mesmo ano de 1897, a primeira estação radiotelegráfica construída na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra, entrou em contato com um navio que se achava a 28 quilômetros de distância. Em 1899, utilizando uma antena muito elevada denominada por ele de detector, Marconi transmitiu sinais de Código Morse a 140 quilômetros através do Canal da Mancha. Em 1901, uma transmissão da Córsega foi captada no continente. A primeira ligação entre a Europa e a América foi estabelecida pela The Wireless Telegraph and Signal Company em 12 de dezembro de 1901. Naquele dia, ele emitiu um sinal de ondas de rádio através do Oceano Atlântico, transmitindo da Estação de Poldhu, na Cornuália, Inglaterra. Três anos depois, a companhia fundada por ele já produzia centenas de aparelhos, utilizados principalmente em navios.

Depois de explorar todas as possibilidades das ondas longas, o físico italiano iniciou suas pesquisas com as ondas curtas. Segundo escreveu sua filha Degna Paresce Marconi no livro Meu Pai, Marconi (My Father, Marconi) lançado nos Estados Unidos em 1962, pela McGraw-Hill Book Company, inc. – foi somente em 1927 que Gugliermo transmitiu a voz humana pela primeira vez, da Inglaterra para a Austrália.

Acompanhando as invenções em constante evolução, bem como as novidades do campo tecnológico ao longo da minha existência, verifico que nenhuma ideia desenvolvida pela inteligência humana desperta tanto a atenção e admiração quanto o rádio. O ato de fazer trafegar o bip cifrado do Código Morse por meio de um cabo metálico por quilômetros a fio - sem trocadilho - foi um feito extraordinário. Imaginou o que representou para a humanidade a descoberta da existência das ondas eletromagnéticas invisíveis (ondas de rádio) e quando ficou provada a possibilidade de promover sua propagação pelo espaço sem o uso de fio? Isto é fantástico! Por certo, várias cabeças geniais pensantes merecem nossa admiração, e com justiça, receber os créditos por promover a cadeia evolutiva que cerca o rádio, este incrível fenômeno de comunicação.

Salve! James Clerck Maxwell (1831 -1879), Henrich Rudolph Hertz (1857 1894), Édouard Branley (1844 – 1940), Aleksander Stepánovich Popov (1859 – 1906), Michael Faraday (1791 -1867), Nikola Tesla (1856 – 1943), Thomas Alva Edison (1847 – 1931), Oliver Lodge (1851- 1940), Lee De Forest (1873 – 1961), Gugliermo Marconi (1874 – 1937). E... Roberto Landell de Moura (1861 – 1928).

[pic]

“Eu não inventei nada. Eu redescobri”.

Auguste Rodin (1840 -1917), escultor francês

Fruto de uma criatividade fantástica, são notáveis os dois filmes comerciais criados para divulgar o canal de TV por assinatura Futura e veiculados no rádio e na televisão entre 2009 e 2011. A interpretação desses textos aponta o caminho para o desenvolvimento de nossa proposta, que é abrir a cortina de fumaça que não nos deixa enxergar com clareza como se desenrolaram os acontecimentos que envolvem a história das invenções; e ao mesmo tempo, tentar mostrar quem realmente merece os créditos pelas suas respectivas paternidades.

“Já inventaram a roda, a pólvora, a escrita; já inventaram o papel, o clipe, o sanduíche, a pílula, o relógio, o cinema, o plástico, o saca-rolha, a guitarra elétrica. Já inventaram o dry Martini, o banho quente, o protetor solar, a escova de dente; a anestesia e o computador, o sutiã, o macarrão, a lâmpada; e mesmo assim, amanhã alguém vai pensar em algo que ninguém nunca pensou antes.”

“Com apenas sete notas fizemos todas as músicas do mundo. Com 26 letras escrevemos todos os poemas. Apenas dez algarismos e com eles resolvemos qualquer conta. De três cores básicas criamos milhões de tonalidades e com 116 elementos químicos construímos tudo que existe. O conhecimento multiplica”.

Muitas décadas de empenho humano e de esforço quase sempre coletivo em prol da prosperidade são fatores que nos permitem usufruir da herança que o passado nos legou. Entretanto, graças às modernas ferramentas desenvolvidas com o propósito de promover a dinamização das comunicações e o aumento do conhecimento humano, reparamos que, muito do que foi inventado aconteceu por pura obra do acaso; ou não passam de um constante aperfeiçoamento de conceitos anteriores, ou sucessão de ideias. E quanto mais nos aprofundamos no assunto Invenções, pesquisando principalmente em velhas publicações, várias delas encontradas perdidas nas prateleiras empoeiradas de algum sebo, verificamos que não existe consenso sobre quem inventou (ou quem fez primeiro) os milhares de produtos e artefatos criados pelo homem desde os tempos pré-históricos, bem como a ampla variedade de máquinas e ferramentas disponíveis nos diversos setores da vida moderna. Sendo assim, parece que o tema Quem Fez Primeiro é uma questão que nunca será resolvida. Por isso, convêm revermos com muito critério nossos conceitos sobre isso. E por justiça, nunca deixar de citar que todos os envolvidos em uma invenção ou descoberta merecem os créditos com forte destaque, porque certamente, trabalharam duro pesquisando por um longo tempo para aperfeiçoar ideias originais.

A par disso, verificamos que a História é recheada de narrativas sobre a trajetória de celebrados velhacos infiltrados entre os empreendedores honestos. Na busca desenfreada por fama e dinheiro, inescrupulosamente eles se transformaram em megaempresários à frente de verdadeiros impérios industriais monopolistas, na maioria das vezes, escudados por eficientes serviços de patentes. Mas como diz o sábio ditado popular,

“É preciso separar o joio do trigo”.

Nada contra os sistemas de patentes, pois essas concessões públicas conferidas pelo Estado são, por definição, o título de registro de invenções, de marcas de fábrica, de nomes de produtos comerciais e industriais e de direitos autorais. Instituição imprescindível, elas garantem ao detentor os direitos de prevenção e proteção contra terceiros fabricarem, usarem, venderem, oferecerem ou importar sua invenção; desde que sejam revelados todos os detalhes técnicos concernentes ao produto ou criação a serem protegidos. Assim é o procedimento padrão adotado pelas nações industrializadas. Sendo este é um tema muito delicado e apaixonante, discutir um assunto como este muitas vezes pode gerar conflitos de ideias. Melhor não! 7 – 78 – 85 – 186 - 248.

Volpi, nascimento

1896. Nasce em Lucca, Itália, o artista plástico naturalizado brasileiro Alfredo Volpi, considerado o maior pintor lírico do Brasil no Século 20. Ele se notabilizou depois de participar do Primeiro Salão Paulista de Belas-Artes. Começou sua carreira executando murais decorativos, passando depois para as telas. Na década de 1950 evoluiu para o abstracismo geométrico. Exemplo disso é a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Volpi recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na II Bienal de São Paulo, em 1953 e participou da primeira Exposição de Arte Concreta, em 1956. Morreu aos 92 anos em São Paulo em 28 de maio de 1988. 41.

Santos Futebol Clube: fundação

1912. Um grupo de esportistas funda o Santos Futebol Clube. O nome foi indicado por Edmundo Jorge de Araújo, num concurso que teve várias sugestões, como África, Concórdia e Brasil Atletico. Seu primeiro presidente foi Sizino Patusca.

O Santos realizou sua primeira partida oficial em 12 de outubro de 1916, derrotou o Ypiranga por 2X1 em jogo válido pela Liga Paulista de Futebol, e conquistou seu primeiro título de campeão em 1935. Os mais importantes são: Campeão Paulista, Bicampeão da Taça Libertadores da América, Bicampeão Mundial de Clubes e Campeão da Supercopa. 41.

Dr. Paulo Niemeyer, nascimento

1914. Nasce no Rio de Janeiro o médico Paulo Niemeyer. Irmão do arquiteto Oscar Niemeyer (1907 - 2012), era conhecido como O Médico dos Presidentes da República. Tratou de Costa e Silva e João Figueiredo. Pioneiro, ele fez as primeiras angiografias e descobriu um novo tipo de operação para o tratamento de epilepsia, e trouxe o primeiro tomógrafo para o Brasil. Trabalhou na Santa Casa do Rio de Janeiro durante 72 anos, sem receber salários. Paulo Niemeyer morreu de enfarte na capital carioca aos 89 anos em 10 de março de 1914. 36.

Christian Dior, nascimento

1905. Nasce em Granville, Normandia o estilista de modas Christian Dior, o criador da chamada silhueta New Look. No início da carreira, ele produziu material para várias maisons da capital francesa, e trabalhou como assistente do estilista Roberto Piquet. Em 1946, fundou sua própria Maison na Avenida Montaigne 30, em Paris, onde se encontra até hoje. Em 12 de fevereiro de 1947, lançou sua primeira coleção, com grande sucesso. Christian Dior morreu de ataque cardíaco aos 52 anos em Toscana, Itália, em 24 de outubro de 1957. 18.

Aluísio de Oliveira, morte

1913. Morre em Buenos Aires, Argentina, o romancista, jornalista e diplomata brasileiro Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo. Começou a carreira como jornalista em 1876, no Rio de Janeiro, publicando caricaturas no jornal Le Figaro. Estreou na literatura em 1879 com o romance Uma Lágrima de Mulher. De volta ao Maranhão, integrou o movimento anticlerical que lançou o jornal O Pensador. A seguir, criou A Pacotilha, a primeira folha diária de São Luiz. Depois de enfrentar processos por injúria movidos pela Igreja, voltou ao Rio de Janeiro em 1882, ano em que publicou o romance O Mulato.

Aluísio de Azevedo foi nomeado oficial-maior da Secretaria de Negócios do estado do Rio de Janeiro, cargo que ocupou durante sete meses. Ele também escreveu peças de teatro, poesias e crônicas até 1895, ano em que escreveu O Livro de Uma Sogra, seu último romance. A partir de 30 de novembro de 1895 ocupou postos na Espanha, País de Gales, Japão, Uruguai, Itália, Paraguai e Argentina. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1897. Deixou obras importantes como Mistério da Tijuca, O Coruja e A Mortalha de Alzira. Aluísio de Azevedo nasceu em São Luiz (MA) em 14 de abril de 1857. 36 – 41.

Balenciaga, nascimento

1913. Nasce em Guetaria, Espanha, o costureiro Cristóbal Balenciaga Eizaguirre. Ele entrou para o mundo da moda muito jovem, trabalhando como artesão em pequenas salas de costura. Ponto de referência para nomes famosos como Courréges, Givenchy e Ungaro, Balenciaga abriu sua primeira casa em Saint Sébastien em 1915. Criador do vestido saco, sem cintura, e das golas altas e redondas, era o costureiro preferido por mulheres famosas, entre elas Elizabeth Taylor (1932 – 2011) e a socialite norte-americana Wallis, Duquesa de Windsor (1896 – 1924). Coco Chanel (1883 – 1971) o reverenciava como o único costureiro de fato, pois ele desenhava, cortava e montava um modelo sem a ajuda de ninguém. Balenciaga fechou sua casa em 1968, mas interrompeu seu descanso em 1972 para desenhar o vestido de noiva da Duquesa de Cadix, neta do generalíssimo Francisco Franco (1892 – 1975). Cristóbal Balenciaga Eizaguirre morreu aos 59 anos na Espanha, em 24 de março de 1972. 36.

Lenin, morte

1924. Morre em Gorki, União Soviética aos 53 anos, o revolucionário comunista e teórico político Vladimir Ilitich Lenin, ou Lenine, o líder da Revolução Russa de 1917 e fundador da União Soviética. Considerado o maior revolucionário de todos os tempos, formou-se em direito em 1891, e com 23 anos de idade foi para São Petersburgo, mais tarde denominada Leningrado em sua homenagem. Ali, dedicou-se à propaganda político-marxista nos movimentos operários, sendo detido em 1895 e deportado para a Sibéria, onde ficou até 1900. Libertado, foi para a Suíça, adotando o pseudônimo de Lenin. Tornou-se líder bolchevique, fundando o jornal A Centelha.

Com a deflagração da Revolução Russa, voltou para Moscou, participando da fundação do Partido Socialdemocrata Russo e do jornal Pravda. Como presidente do Conselho dos Comissários do Povo, tornou-se o virtual ditador do novo estado. Retirou o país da guerra contra a Alemanha e resistiu contra as forças contrarrevolucionárias na Guerra Civil de 1918. Como medidas de emergência, nacionalizou as indústrias e os bancos e controlou a produção agrícola.

Em 1922, uma grande crise de fome se instalou na Rússia. Lenin implantou então um novo plano econômico para salvar o país. Com uma política de austeridade e imparcialidade, tornou-se padrão a ser seguido pelos demais integrantes do partido. Ele morreu sem ver o crescimento de seu país, e seu corpo foi embalsamado e colocado em exposição em um mausoléu no Kremlin, dentro de um caixão de vidro e tratado a cada ano e meio. Vladimir Ilitich Lenin nasceu em Simbirsk, Rússia, em 22 de abril de 1870. 78. 83.07/11/1997.

Telly Savalas, nascimento

1924. Nasce em Garden City, Long Island, o ator Aristotelis Savalas, mais conhecido como Telly Savalas. Filho de imigrantes gregos, serviu como soldado na Segunda Guerra Mundial e estreou como ator no final da década de 1950. Sua carreira ficou marcada pelo papel do detetive careca na série Kojak, sucesso que estreou em 1973. Ele encarnou o detetive que chupava pirulito em 118 episódios, ganhou um Prêmio Emmy pelo se desempenho na série, e foi indicado ao Oscar em 1963 por sua atuação como Ator Coadjuvante em O Homem de Alcatraz. Como cantor, Tellly Savalas gravou dois álbuns com canções românticas. Um dos trabalhos mais importantes de sua carreira no cinema foi o do vilão Ernst Stavro Blofel no filme James Bond A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969). Outro trabalho importante foi no filme Dramático Reencontro no Poseidon (1979), continuação de O Destino do Poseidon (1972). Telly Savallas morreu aos 70 anos por complicações por um câncer na bexiga em Universal City, Califórnia em 22 de Janeiro de 1994. 4.

Petróleo no Brasil: primeira descoberta

1939. O DNPM (Departamento Nacional da Produção Mineral) anuncia pela primeira vez a descoberta de petróleo no Brasil. O fato histórico aconteceu numa localidade do interior do estado da Bahia, que mais tarde passou a se chamar Lobato, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato (1882 – 1948), um dos maiores defensores da nacionalização do petróleo brasileiro. Apesar de não ter caráter comercial, o Poço de Lobato é um marco na luta pelo petróleo no país.

A seguir, o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), órgão criado em 29 de abril de 1938 pelo presidente Getúlio Vargas determinou várias medidas para regulamentar as atividades ligadas ao setor. O CNP assumiu a responsabilidade pelas pesquisas e lavras de petróleo e gases naturais, declarando de utilidade pública o abastecimento de petróleo no país, proibindo a participação estrangeira na indústria de refinação.

As jazidas de petróleo passaram a constituir patrimônio nacional. As pesquisas na região baiana foram intensificadas. Em abril de 1941, o CNP teve sucesso num dos poços do recôncavo baiano, originando Candeias, o primeiro campo produtor brasileiro. 36 – 74.

Fissão Nuclear de Urânio: anuncio

1939. Depois de intensas pesquisas, o físico-químico alemão Otto Hahn (1879 – 1968), o químico germânico Fritz Strassmann (1902 – 1980) e a física austríaca Lise Meitner (1878 – 1968) publicam um artigo provando a possibilidade da fissão nuclear através do processo químico do bombardeio do núcleo de urânio com nêutrons. A descoberta aconteceu em 10 de dezembro de 1938. Tratava-se de uma complexa combinação de equações físicas que possibilitava uma reação em cadeia capaz de liberar uma enorme quantidade de energia e radioatividade, e com isso, mostrar o caminho para a construção de armas nucleares.

Esta descoberta levaria os cientistas do Projeto Manhattan à criação da Bomba Atômica, cujo primeiro exemplar, a Trinity (Trindade) foi detonada em 16 de julho de 1945 no deserto de Los Alamos, Novo México. E culminaria com o despejo de dois artefatos deste tipo em Hiroshima e Nagasaki em seis e nove de agosto, onde mais de 300 000 pessoas morreram.

Em 1944, Otto Hahn dividiu o Prêmio Nobel de Química, com Lisa Meitner, que ficou com o crédito de codescobridora da fissão do urânio. A comunidade científica considerou Fritz Strassmann injustiçado, pois o prêmio foi dado apenas para Hahn e Meitner. Em seu discurso de agradecimento, Hahn, ironicamente se mostrou contra a propagação de armas atômicas.

Com sua descoberta, ele agitou os “campos minados” da política internacional. Mas continuou suas pesquisas nucleares na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, até ser capturado pelas Forças Aliadas e levado para a Inglaterra.

Em 12 de abril de1957, Otto Hahn fez parte do grupo formado por 18 cientistas da Alemanha Ocidental (recém-fundada República Federal da Alemanha), - entre eles, quatro ganhadores do Prêmio Nobel - tradicionalmente obedientes às autoridades, e que assinou a incomum Declaração de Göttingen.

O primeiro objetivo deste manifesto era tentar impedir que o Exército da Alemanha Ocidental se equipasse com armas nucleares táticas na década de 1950, início da Guerra Fria. A maioria dos políticos, porém, ignorou esse manifesto antinuclear, como Konrad Adenauer (1876 – 1967), o primeiro-ministro da coligação conservadora que governava o país na ocasião, e ao secretário de Defesa Franz-Josef Strauss (1915 – 1988).

Em segundo lugar, os 18 cientistas se declaravam favoráveis à liberdade e contra o comunismo. Eles não aceitavam que a discussão sobre a escolha entre os dois - comunismo e liberdade - fosse resolvida através da corrida armamentista. E ainda hoje, mais de século depois, ativistas em diversas partes do planeta ainda lutam pelo desarmamento nuclear. O físico-químico alemão Otto Hahn morreu em 28 de julho de 1968, aos 89 anos, em Göttingen. 19 - 78.

Lindomar Castilho, nascimento

1940. Nasce em Rio Verde (GO), o músico e cantor Lindomar Castilho. Sucesso nos anos 1970 e 1980 com canções como Você é Doida Demais, Eu Amo a Sua Mãe, O Andarilho, Nós Somos Dois Sem Vergonhas, Eu Vou Rifar Meu Coração e Ébrio de Amor, influenciou grande parte dos cantores surgidos na época.

[pic]

Sua carreira foi interrompida em 30 de março de 1981, quando assassinou a tiros sua segunda mulher, Eliana de Grammont, com um tiro no peito, depois de encontrá-la com o namorado Carlos Randal, primo do cantor. Preso em fragrante, em 23 de agosto de 1984, Lindomar foi condenado a 12 anos de prisão. Depois de cumprir a pena, tentou retomar a carreira, mas foi hostilizado pelo público feminino. Foi então cuidar de suas terras no interior de Goiás. Em abril de 2000, gravou um CD pela gravadora Sony, relembrando antigos sucessos como Eu Vou Rifar Meu Coração, Nós Somos Dois Sem-Vergonhas e Você é Doida Demais, esta última tema principal do programa Os Normais, da Rede Globo de Televisão, exibido entre 1º de junho de 2001 a três de outubro de 2003. 46.01/03/2000.

Plácido Domingo, nascimento

1941. Nasce em Madri, Espanha, o tenor, barítono e maestro José Plácido Domingo Embil. Famoso por formar o grupo dos Três Tenores ao lado de Luciano Pavarotti (1935 – 2007) e Jose Carreras (1946 - ), ele é conhecido em sua família como El Granado, por cantar desde muito pequeno o clássico Granada, de Agustín Lara. Em 1949, foi com a família para o México, onde iniciou, aos oito anos, seus estudos de piano. Mais tarde entrou para a Escola Nacional de Artes e para o Conservatório Nacional de Música Cidade do México, onde estudou piano e regência. Iniciou a carreira de cantor como barítono, em 12 de maio de 1959 no Teatro Degollado, na cidade mexicana de Guadalajara. Em 1962, uniu-se à Ópera de Tel Aviv, época em que começou a se consagrar como um dos maiores cantores líricos de todos os tempos. Em 1966, estreou na Ópera de Nova York cantando em Don Rodrigo, de Alberto Ginastera. Em 28 de setembro de 1968, se apresentou pela primeira vez no Metropolitan de Nova York com a ópera Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilea, ao lado de Renata Tebaldi. O hino oficial da Copa do Mundo da Espanha em 1982 foi gravada por ele. Em 19 de setembro de 1985, o maior terremoto na história do México devastou toda a capital do país, onde vários parentes do tenor morreram. O próprio Plácido Domingo interveio nos trabalhos de resgate, e no ano seguinte deu concertos beneficentes para as vítimas. 87.

Ronaldo Bastos, nascimento

1948. Nasce em Niterói, (RJ), o jornalista, compositor e produtor Ronaldo Bastos Ribeiro. Mudou-se para a capital, entrando para o colégio Dom Pedro II, onde começou a compor, de brincadeira, marchas para o carnaval. Em 1967, um fato que mudou sua vida. Conheceu Milton Nascimento num bar em Botafogo, iniciando uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira em todos os tempos. Juntos, criaram sucessos como Três Pontas, Fé Cega Faca Amolada, Nada Será Como Antes, Maria Maria e muitos outros. Seus principais trabalhos como produtor são os discos Clube da Esquina Dois, do parceiro Milton Nascimento, Amor de Índio, do cantor mineiro Beto Guedes, Felino, de Luiz Melodia, e a série de CDs do violonista Celso Fonseca, considerado pelo jornal O Globo um dos melhores discos de 1997. 33.21/01/1998.

George Orwell, morte

1950. Morre em decorrência da tuberculose aos 46 anos em Londres o jornalista, ensaísta e escritor Eric Arthur Blair, conhecido como George Orwell. Ele ficou famoso por escrever o romance 1984, uma das mais importantes obras de ficção científica de todos os tempos. O título da obra vem da inversão do ano em que o livro foi escrito e retrata o cotidiano em uma sociedade totalitária, num mundo sombrio divido em três grandes blocos: a Oceania reúne as Américas, a Inglaterra - que Orwell chama de Pista de Pouso Número 1, onde se passa a trama - a Austrália e a África Meridional; a Eurásia é a Europa mais a Rússia; e a Lestásia é a China e outros países asiáticos. O resto do planeta é alvo de disputa das três potencias que vivem em permanente estado de guerra (Guerra Fria). Elas possuem armas nucleares, mas nenhuma as utiliza.

Narrado na terceira pessoa, 1984 conta a trajetória de Winston Smith (ou quem sabe, Winston Churchill), membro do partido externo e funcionário do Ministério da Verdade. Sua função é reescrever editoriais e notícias do jornal oficial “para que o passado não desminta o presente”. Smith, pertencente à camada inferior da burocracia questiona a opressão de um governo totalitário, capaz de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo. O cidadão comum era vigiado pelas teletelas, onde imperava o Big Brother ou Grande Irmão, o personagem central da trama. “Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão, Ignorância é Força”: este é o principal lema do Grande Irmão.

Segundo os biógrafos de George Orwell, a carreira do personagem de Winston Smith no Ministério da Verdade em parte se baseia na trajetória do próprio escritor na BBC. A sala 101, câmara de tortura na cena crítica do livro, foi inspirada na sala de mesmo número onde o Serviço Oriental da emissora se reunia em comitê.

Na vida real, a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é a união imposta pelos EUA que designa o grupo de 34 países americanos - exceto Cuba – que em nove de dezembro de 1994, aderiram a um acordo comercial com o objetivo de eliminar barreiras alfandegárias. Seu projeto parece ser uma antevisão de George Orwell. A ALCA foi engavetada – ou abortada - em novembro de 2005.

Foi aí que a produtora de televisão holandesa Endemol se inspirou ao nomear o reality show de televisão, que em sua essência nada tem a ver com o romance de Orwell. Ou seja, no reality show, o modo de usar é outro, mas o princípio é o mesmo. Em comum, apenas a figura do Big Brother, que tudo vê. A propósito, li num para-choque de caminhão esta frase engraçada: Big Brother de pobre é buraco de fechadura.

[pic]

O livro 1984 teve duas adaptações para a televisão (1954 e 1965) e duas para o cinema: a primeira, lançada em Londres em seis de março de 1956 traz o ator norte-americano Edmond O’Brien (1915 – 1985) no papel principal; a mais recente, apropriadamente estreada em Londres em 10 de outubro de 1984 tem como protagonista o ator britânico John Hurt (1940 - 2017).

À margem disso, no mesmo ano em que 1984 foi publicado, imediatamente percebeu-se que o livro era um ataque velado ao líder soviético Josef Stálin (1879 - 1953), e às normas do Partido Trabalhista britânico. O próprio Orwell havia preparado uma relação, na qual ele apontava 86 nomes de escritores como sendo simpatizantes da doutrina marxista - ou pelo aliciamento, direto ou indireto - na luta para aniquilar a exploração capitalista.

Seu livro mais famoso, antes da publicação de 1984 é A Revolução dos Bichos (Animal Farm), lançado na Inglaterra 17 de agosto de 1945, uma fábula sobre o poder que narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, onde os animais lutam por uma sociedade igualitária. Até que porcos provam que existem bichos. Foi aí que Orwell cunhou a famosa frase icônica:

“Os animais são todos iguais, mas uns são mais iguais que outros”.

Na verdade, em toda sua obra o autor relata a traição que, segundo ele, Stálin cometeu contra os ideais socialistas da Revolução Russa de 1917. Partidário do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, Orwell nunca aprovou a utilização de sua fábula, ao longo da Guerra Fria, como arma ideológica contra o comunismo.

Eric Arthur Blair estudou no tradicional Eton College, onde ele foi aluno do escritor Aldous Huxley (1894 – 1963). Em 1922, após sua graduação, foi trabalhar na polícia imperial na Birmânia, e em 1927 voltou para a Inglaterra. Mais tarde, participou da Revolução Espanhola, quando lançou o livro Tributo à Catalunha (1938). Durante a Segunda Guerra, George Orwell trabalhou na BBC, saindo em 1943 para ser editor do Tribune, uma publicação de cunho socialista. Nasceu em Motihare, Índia Britânica, 25 de junho de 1903. 19 - 117.

Billy Ocean, nascimento

1952. Nasce em Trinidad e Tobago, Ilhas Caraíbas o cantor Leslie Sebastian Charles, conhecido como Billy Ocean. Começou a carreira atuando em pequenas bandas em Londres, e em 1976 gravou seu primeiro sucesso, Love Really Hurts Without You. Em 1985 ele participou dos shows do concerto beneficente de rock Live Aid e lançou Suddenly, seu primeiro álbum, vencedor de um Prêmio Emmy. Seus maiores sucessos são: L.O.D. (Love on Delivery), Stop Me, Red Light Spells Danger, American Hearts e Caribbean Queen. 36.

Submarino Atômico USS Nautilus: o primeiro da História

1954. Num dia como hoje, o USS Nautilus (SSN-571), o primeiro submarino atômico operacional do mundo é lançado ao mar. Sua construção foi autorizada pelo Congresso Nacional dos Estados Unidos em julho de 1951, e foi lançado ao mar em 21 de janeiro do mesmo ano, dando início à chamada era propulsão nuclear para submarinos. No âmbito da Guerra Fria, o USS Nautilus (SSN-571) colocou os Estados em grande vantagem até o lançamento do submarino russo Hiroshima (K-19) que tinha uma grande autonomia e um poder de fogo superior ao do norte-americano.

No período de Julho e Agosto de 1957, o USS Nautilus faz a primeira viagem por debaixo da calota polar ártica e se tornou, em três de agosto de 1958, o primeiro submarino a atravessar o Polo Norte. Foi tirado de operações em 1979, mas recuperado em 1982 para um evento histórico. Encontra-se hoje no U S. Navy Submarine Force Museum. 41 – 78.

Em 27 de fevereiro de 1954 estreou nos cinemas do Brasil o filme 20.000 Léguas Submarinas (20,000 Leagues Under the Sea). Do gênero ficção científica, o longa-metragem tem a direção de Richard Fleischer e é baseado no livro do romancista francês Júlio Verne (1828 – 1905) de mesmo nome - e foi produzido em CinemaScope pelos Estúdios Disney.

Com roteiro de Earl Fleischer, 20.000 Léguas Submarinas começa em 1868, quando surge entre marinheiros o rumor de que um monstro está atacando os navios em pleno mar. Para investigar isso, o professor francês Pierre Aronnax (Paul Lukas), ao lado de seu fiel escudeiro Conseil (Peter Lorre), é chamado pelo governo norte-americano, juntando-se à tripulação de um navio que tem como objetivo abater o animal, tendo no arpoador Ned Land (Kirk Douglas) uma chance ímpar de cumprir essa missão. Mas ao baterem de frente com o monstro, este revela se tratar, na verdade, de um submarino tecnologicamente avançado chamado Nautilus, comandado pelo misterioso Capitão Nemo (James Mason), homem que há muito cortou relações com a humanidade, preferindo fazer sua vida no fundo dos mares e levando agora Aronnax, Conseil e Land em suas jornadas. 41 – 78 – 152.

Burroughs B-205, o primeiro computador digital na América Latina

1960. Com a presença do presidente Juscelino Kubitscheck (1900 – 1976) e do cardeal Giovanni Battista Montini (1897 – 1978) (mais tarde Papa Paulo VI), a Burroughs instala na PUC (Pontifícia Universidade Católica) na cidade do Rio de Janeiro o B-205, o primeiro computador digital a válvula na América Latina.

Essa máquina usava a linguagem Cobol (Common Business Orinted Language), realizava 400 operações aritméticas por segundo e seu tamanho ocupava quase todo espaço de uma sala de 50 metros quadrados, e custava em alguns milhares de dólares. A linguagem Cobol foi criada pela notável cientista Grace Murray Hopper (1906 – 1992), analista de sistemas da Marinha dos EUA entre as décadas de 1940/50. Ela é lembrada por ter desenvolvido a linguagem de programação Flow-Matic, que serviu de base a criação do Cobol, acronimo para Common Busines-Oriented Language, em português Linguagem Comum Para Uso Comercial, em maio de 1959. O COBOL e considerado como a primeira linguagem de programação de computadores a se aproximar da linguagem humana, ao invés da linguagem de máquina.

O computador Burroughs B-205 é visto em dezenas de filmes feitos para o cinema, como Inferno na Torre (1974), Viagem Fantástica (1966), Planeta dos Macacos (1968), e Batman o Filme (1966), - além das séries de TV Viagem ao Fundo do Mar (1964), Guerra, Sombra e Água Fresca (1964), Agente 86 (1965), Perdidos no Espaço (1966), e Túnel do Tempo (1966). 46 – 78 - 143.

Avião Concorde: primeiro voo comercial

1976. O Concorde, o primeiro avião supersônico de passageiros do mundo realiza seu primeiro voo comercial. A aeronave decolou de Paris e aterrissou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão Tom Jobim. Este é um dos dois aviões de passageiros supersônicos que operaram na história da aviação, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144, que voou pela primeira vez em 31 de dezembro de 1968, dois meses entes.

O Condorde possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04, e um teto operacional de 17 700 metros de altura. Foi construída por um consórcio anglo-francês, voou pela primeira vez em dois de março de 1969, e ultrapassou a barreira do som no dia primeiro de outubro de 1969. No dia quatro de novembro de 1970, durante seu 102º voo de teste, o Concorde alcançou Mach 2, ou 2 155 quilômetros por hora, o equivalente a duas vezes a velocidade do som. Os voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976.

[pic]

Contudo, devido ao alto custo de manutenção e à fuga de passageiros, em 15 de março de 2003 a Air France, uma das duas únicas companhias que operaram com o Concorde anunciou a suspensão definitiva dos voos do Concorde. A outra era a British Airways, que em 24 de outubro do mesmo ano, tomou a mesma decisão, retirando, assim, o Concorde de circulação.

Na verdade, o Concorde nunca se recuperou do acidente de 25 de julho de 2001, depois de decolar do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, quando 113 pessoas morreram. Em sete de dezembro de 2010, a imprensa anunciou que o tribunal de Pontoise condenou a empresa aérea norte-americana Continental Airlines a pagar cerca de 2,2 milhões de reais por danos causados à Air France. As investigações chegaram à conclusão que uma peça de titânio que caiu de um DC-10 da Continental foi a causadora do acidente. 18.23/05/2003 – 33.27/06/2004 – 78.

Reféns norte-americanos no Irã: libertação

1981. Depois de um acordo para a devolução dos bens iranianos congelados nos EUA, são libertados pelo governo do Irã os 64 reféns capturados por um grupo de militantes islâmicos na invasão da Embaixada dos Estados Unidos em quatro de novembro de 1979. O sequestro foi uma ação de protesto contra o governo de Washington, que na época acolheu o Xá Rehza Pahlevi (1919 – 1980), foragido após uma insurreição no Irã.

Em abril de 1980, uma força de elite norte-americana realizou uma fracassada tentativa de resgate dos reféns em território iraniano. O incidente abalou o prestígio do presidente Jimmy Carter (1924 - ). A libertação dos reféns norte-americanos pelo Irã colocou fim ao suplício que durou 444 dias, um dos mais longos sequestros coletivos que se conhece.

O ator e diretor norte-americano Ben Affleck (1972 - ) produziu, dirigiu e estrelou o filme Argo, baseado em fatos reais relatados no livro Mestre do Disfarce: Minha Vida Secreta da Cia (Master of Disguise: My Secret Life in the CIA), de Antonio J. Mendez. Lançado no Brasil em nove de novembro de 2012, o thriller mostra a execução de um plano arquitetado por Tony Mendez (Ben Affleck), um agente da CIA especializado em “infiltração”, que em 1979, é convocado para resgatar seis norte-americanos refugiados na casa do embaixador canadense em Teerã. Mas, no meio do caos, seis estadunidenses conseguem fugir e se refugiar na casa do embaixador do Canadá. A ideia de Mendez é se infiltrar no país disfarçado de produtor de cinema para retirar de lá seus conterrâneos. Argos faturou três Prêmios Oscar em 2013: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Qualquer semelhança aqui não é mera coincidência. 2 - 36 – 41 - 47.

Desastre ecológico no Golfo Pérsico

1991. Tropas iraquianas que se retiravam do Kuwait durante a Guerra do Golfo incendeiam o poços de petróleo. O óleo derramado provocou o maior desastre ecológico que sem notícia. Paralelamente, calcula-se que quase dois bilhões de litros de petróleo também foram lançados de petroleiros iraquianos, com o objetivo de parar a invasão norte-americana. As cenas da devastação da fauna e da flora no local foram mostradas pela televisão e chocaram o mundo inteiro pela violência contra a natureza. 36.

Yasser Arafat: eleição

1996. O engenheiro e político Yasser Arafat (1926 – 2004) é eleito o primeiro Presidente da Autoridade Palestina, embrião do Estado da Palestina, cuja área está embutida em território israelense. Nascido no Cairo em 24 de agosto 1929, foi para o Egito em 1949, depois da criação do Estado de Israel. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a ONU aprovou em 1947 a divisão da Palestina em dois estados. Um para os judeus e outro para os árabes palestinos. Alguns países árabes não aprovaram a criação do estado israelense, mandando tropas e iniciando uma guerra, vencida por Israel. Os israelenses passaram então a controlar 75% do território, mais do que o traçado pela ONU. O restante foi incorporado à Jordânia. 800.000 árabes palestinos fugiram para países vizinhos e se espalharam pelo resto do mundo, iniciando uma luta armada.

Em 1959 Arafat fundou a organização Al Fatah, com o objetivo de resolver a questão palestina, realizando durante anos seguidos, ataques terroristas contra Israel.

Em 1964, líderes árabes criaram a OLP (Organização Para a Libertação da Palestina). Em 1966, Arafat tornou-se seu Presidente. Em 1974, os países árabes reconheceram a OLP como única e legítima representante do povo palestino. Em 1987, Arafat proclamou a formação de um Estado Palestino. Dois anos depois formou um governo provisório, partindo para uma ofensiva diplomática, deixando o terrorismo de lado. Em discurso na ONU, reconheceu o Estado de Israel. Em 1993, assinou com o primeiro ministro israelense Yitzhak Rabin o histórico acordo de paz para o Oriente Médio. Recebeu o prêmio Nobel da paz de 1994, junto com Yitzhak Rabin 1922 – 1995) e o secretário Shimón Pérez. A seguir, voltou como administrador da Faixa de Gaza e da cidade de Jericó, na Cisjordânia. Yasser Arafat morreu aos 75 anos em Paris, em 12 de novembro de 2004. 87.

Jack Lord, morte

1998. Morre em Honolulu, Havaí o ator John Joseph Patrick Ryan, conhecido como Jack Lord, famoso por interpretar o detetive Steve McGarrett na série policial de televisão Hawaii 5-0, de 1968. Estudou artes na Universidade de Nova York e foi aluno do Actor's Studio ao lado de Marlon Brando, Paul Newman e Marilyn Monroe. Em 1949, entrou para o cinema, aparecendo em alguns filmes sem importância. Jack Lord nasceu em Nova York em 30 de dezembro de 1920. 78.23/01/1998.

[pic]

Charles Brown, morte

1999. Morre em decorrência de problemas cardíacos aos 76 anos em Oakland, Califórnia, o cantor de blues e pianista Charles Brown, celebrado como o criador do Cool Blues na década de 1940. Seu estilo leve de cantar colaborou para o desenvolvimento do desempenho do blues durante os anos 1940 e 1950 e influenciou cantores de sucesso como Ray Charles, Little Richard, Chuck Berry, e Fats Domino. Ele teve várias gravações de sucesso, incluindo Dark Nights, Driftin’ Blues, Merry Christmas Baby e New Orleans Blues. Charles Brown nasceu em Texas City, em 13 de setembro de 1922. 22.24/01/1999.

Apagão no Brasil 4

2002. Um apagão deixa sem energia elétrica 76 milhões de pessoas em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. O acidente foi causado por um parafuso frouxo num dos cabos de transmissão na usina hidrelétrica de Ilha Solteira, no estado de São Paulo e gerou milhares de pedidos de indenizações pelos danos causados. Os valores chegaram a mais de três milhões de reais, o dobro pago pelas distribuidoras de energia no apagão de 11 de março de 1999. 38.18/02/2002.

Peggy Lee, morte

2002. Morre aos 82 anos Los Angeles, a cantora de jazz tradicional Norma Deloris Egstron, conhecida como Peggy Lee. Filha de um carpinteiro e órfã de mães aos quatro anos, começou a cantar aos 14. Descoberta pelo rei do swing Benny Goodman (1909 - 1986) quando cantava em um hotel de Chicago, ficou consagrada pela sua voz rouca e ímpar. Ela foi constantemente citada como inspiração por Bobby Darin, Paul MacCartney, Elvis Costello, Cristina Aguillera e outros. Seus maiores sucessos são: Fever, Bewitched, Days of Wine and Roses, Alabama Song, Johnny Guitar e Love Me or Leave Me. Peggy Lee nasceu em Jamestown, Dakota do Norte em 26 de maio de 1920. 78 – 46.30/01/2002.

Jornal O Globo: 25.000 edições

2002. Chega às bancas a edição número 25 000 de O Globo, um dos mais importantes jornais do país. Fundado por Irineu Marinho (1876 – 1925), o jornal foi impresso primeira vez em 29 de julho de 1929. 33.21/01/2002.

Cecil B. DeMille, morte

1959. Morre na Califórnia aos 77 anos o diretor de cinema Cecil Blount DeMille, mais tarde Cecil B. DeMille. Foi um dos fundadores da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, pioneiro dos filmes de longa-metragem e co-fundador da Paramount Pictures, em oito de maio de 1912. Em 1950, DeMille ganhou um Oscar honorário como reconhecimento aos seus 37 anos de carreira. Seus filmes mais conhecidos são Vendaval de Paixões, Os Inconquistáveis, Sansão e Dalila, Os Dez Mandamentos e O Maior Espetáculo da Terra, com o qual ele ganhou o segundo Oscar em 1952. Cecil B. DeMille Ele nasceu em Ashfield, Massachusetts em 12 de agosto de 1881. 4 – 66 – 78.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download