MARIA JOÃO CAETANO - Site de apoio de Língua Portuguesa



Harry Potter e o Príncipe Misterioso, tradução portuguesa do sexto volume de Harry Potter, chega esta noite às livrarias, mas, por estes dias, J. K. Rowling já deve estar a alinhavar as páginas do sétimo e último livro da saga.

Na única entrevista que concedeu a propósito do lançamento de Harry Potter and the Half-Blood Prince (entrevista feita por um fã, Owen Jones, e transmitida no canal inglês ITV a 17 de Julho), a autora revelou ter sentimentos ambíguos em relação ao anunciado final da série: "Apesar de estar há 15 anos à espera deste momento, penso que será um choque", disse.

Dividida entre a sensação de "dever cumprido" e o provável vazio que vai sentir por não ter de escrever mais sobre o pequeno feiticeiro, a escritora enfrentará, então, um desafio porventura maior do que o de criar o universo fantástico por onde se move Potter: mostrar ao mundo que existe para além do fenómeno que a tornou popular e que o seu talento não se esgota com Potter.

Desde 1997, data de edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal, que J. K. Rowling deixou de dar aulas para se dedicar inteiramente à escrita. Fã de Jane Austen e admiradora de autores como E. Nesbit, Dodie Smith ou C. S.

Lewis, Rowling tornou-se a escritora preferida dos jovens de todo o mundo. Cada livro vende mais do que o anterior, gera mais expectativas e é acompanhado por uma campanha de marketing sempre mais original. 24 horas depois de ter sido lançado, tinham sido vendidos 6,9 milhões de exemplares de Harry Potter and the Half-Blood Prince nos Estados Unidos e mais de dois milhões no Reino Unido.

PORTUGAL.

Por cá, os números também são surpreendentes. O primeiro Harry Potter chegou às lojas com uma modesta primeira edição de dez mil exemplares. Para o Príncipe Misterioso, a editora anuncia "a maior edição de sempre em Portugal": 150 mil exemplares estarão esta noite à venda por 19 euros. Alguns dos que vão comprar agora a versão portuguesa terão já lido a versão original: nove mil exemplares de Harry Potter and the Half-Blood Prince foram vendidos em Portugal no primeiro fim de semana.

1. Classifica o tipo de texto jornalístico apresentado. Justifica a sua resposta, indicando a respectiva estrutura.

2. “Quando sai o próximo?”

2.1. Explica a escolha deste título para este texto.

2.2. Classifica a frase acima apresentada, quanto ao tipo e quanto à forma.

3. Indica as principais informações que podemos retirar do primeiro parágrafo.

4. A autora da saga Harry Potter adora aparecer nos meios de comunicação social.

4.1. Concorda com esta afirmação? Justifica a tua resposta.

5. Caracteriza o estado de espírito de J.K. Rowling, manifestado aquando da publicação do livro Harry Potter e o Príncipe Misterioso. Justifica a tua resposta.

6. Qual é o desafio que a autora enfrentará no futuro? Justifica a tua resposta.

7. Explica de que forma se pode concluir que a série de livros do Harry Potter é um sucesso internacional e nacional.

8. Elabore um antetítulo adequado a este texto jornalístico. Justifica a tua resposta.

9. Explica sucintamente por palavras tuas o que distingue uma notícia de uma entrevista.

10“ – Nós não estamos a berrar – disse o Ron irritado”

10.1. Transforma a frase em discurso indirecto.

11. Transcreve o texto, completando os espaços com à ou há

__________ muito tempo, que na escola Howgarts ___________ feiticeiros que pretendem destruir Harry Potter e já estavam _______ espera dele _______ séculos. No entanto, os amigos do protagonista protegiam-no e ajudavam-no a escapar______ fúria dos seus inimigos

12. Transcreve o texto, pontuando-o correctamente.

Sim está bem disse Ron enquanto continuava a subir as escadas o quarto lá mesmo em cima estava igual a quando Harry lá estivera a passar uns dias o aquário no peitoril da janela que da outra vez tinha dentro ovos de rã continha agora um sapo enorme o velho rato do Ron Scabbers já não estava ali e em vez dele via-se uma pequena coruja cinzenta.

13. Imagina que és jornalista do diário Howgarts e que foste incumbido de noticiar a vitória de Harry Potter no torneio dos campeões.

Elabore uma notícia (150 – 200 palavras) clara, correcta e concisa, de acordo com o tema proposto e respeitando a estrutura desta tipologia textual.

-----------------------

2011/2012

Prof.

Paulo Mota

1º Período

[pic]

Escola E.B 2,3 Dr. António Francisco Colaço

Língua Portuguesa – 7º ano

Ficha formativa I – Notícia

Quando sai o próximo?

In Diário de Notícias, Sexta-feira, 14 de Outubro de 2005

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download