Reabilitação e eficiência energética

[Pages:8]> ?ndice

EDITORIAL

2

NOVIDADES SOTECNISOL

SOTECNISOL MATERIAIS

3

SOTECNISOL ENGENHARIA

SOTECNISOL COBERTURAS

4

& FACHADAS

SOTECNISOL AMBIENTE

6

SOTECNISOL ENERGIA

SOTECNISOL REABILITA??O

7

SUSTENT?VEL

SOTECNISOL REVESTIMENTOS

> Em destaque

Reabilita??o e efici?ncia energ?tica

Junho 2013 | n? 11 | Trimestral > Uma Newsletter do Grupo Sotecnisol

[EDITORIAL]

[NOVIDADES SOTECNISOL]

A necessidade de procurar novas geografias para desenvolver novos projetos tamb?m nos d? oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, descobrir novas sensa??es e novos sabores. Efetivamente neste ano que passou e neste inicio de ano viajei como nunca e para lugares que jamais pensei visitar mas onde disfrutei bastante. Fiquei fascinado com a Cidade do Cabo e nas imedia??es, visitei locais de uma beleza estonteante. Mo?ambique superou as minhas expetativas, as praias perto de Maputo s?o

AMBIENTE

Foi adjudicada ? Sotecnisol Ambiente, a empreitada de selagem da c?lula 2 do aterro sanit?rio de Urjais cujo valor ronda os 300 mil euros. Esta obra ganha por ajuste direto com a Res?duos do Nordeste - empresa intermunicipal respons?vel pela gest?o integrada de res?duos dos 13 munic?pios da regi?o. Para este projeto, a Sotecnisol celebrou um cons?rcio com a empresa Capsfil.

muito bonitas, a ?gua do oceano ?ndico ? quente e l?mpida. Muito mais a norte tamb?m vi paisagens fascinantes... e n?o fui ? ilha de Mo?ambique! Em Angola, recordo com saudade a visita que fiz ao Lobito! Como se teria vivido bem a? h? uns anos atr?s e como se viver? muito bem dentro de pouco tempo! As minhas recentes incurs?es por Marrocos abriram-me definitivamente o apetite para um passeio de mota fora de estrada.

materiais

A Sotecnisol Materiais alarga oferta com representa??o dos Pain?is para fachadas TRESPA? METEON?, uma linha de pain?is para aplica??o em fachadas ou em espa?os exteriores. Os pain?is Trespa? Meteon? conjugam elevado desempenho com solu??es est?ticas inovadoras que podem ser combinadas com outros materiais e criar fachadas ?nicas com uma est?tica arrojada e inovadora.

Todos estes lugares que acima descrevo n?o s?o apenas bons destinos tur?sticos e de uma beleza enorme, s?o tamb?m, ex-

engenharia

celentes oportunidades de neg?cio, s?o futuros e presentes mercados de trabalho onde a Sotecnisol est? interessada em implementar-se e desenvolver neg?cios!

A Sotecnisol Engenharia, esteve envolvida na Empreitada "Constru??o da Passagem Desnivelada de F?tima", nos trabalhos da sua especialidade. Os trabalhos de Impermeabiliza??o envolveram enorme articula??o

com o Empreiteiro Geral ? MRG ? Engenharia e Constru??o, S.A., no

Porque me preocupo com as pessoas que trabalham comigo, por-

sentido, de promover a aplica??o do sistema de impermeabiliza??o e

que quero que sejam pessoas felizes, que se sintam seguras e que

respetiva prote??o pesada com os cuidados necess?rios ao seu perfeito

disfrutem dos novos locais por onde andamos, estou empenhado

funcionamento.

2

em melhorar as condi??es de trabalho para fomentar um maior

equil?brio entre a vida pessoal e profissional.

energia

Uma das minhas prioridades passa por promover o reagrupamento familiar das pessoas que est?o a trabalhar fora de Portugal. Se h? momentos em que um elemento da fam?lia tem que se sacrificar e ir ? frente, tudo farei para que as suas fam?lias os acompanhem.

Por c?, e nunca descurando o mercado nacional, estamos cada vez mais empenhados em abrir novas linhas de produtos e de servi?os, exemplo disso foi a nossa recente nomea??o enquanto distribuidores Vaillant que tem uma vasta gama de equipamentos que melhoram substancialmente a nossa oferta.

Continuamos a apostar na reabilita??o sustent?vel que t?o bons resultados est? a dar, tendo a Sotecnisol recebido no primeiro trimestre do ano mais consultas que em todo o ano transato.

E assim esperamos continuar!

A Sotecnisol Energia fechou recentemente tr?s contratos no valor total de 500.000 . Os contratos para instala??o de sistemas solares t?rmicos e de biomassa foram assinados com a C?mara Municipal de Almada, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e Inv?lidos do Com?rcio.

revestimentos

Foi recentemente adjudicada ? Sotecnisol Revestimentos a reabilita??o de uma parte de coberturas da empresa Lusosider, nesta obra ser?o feitas interven??es ao n?vel da cobertura substituindo chapas transl?cidas por chapas met?licas lacadas.

Coberturas & Fachadas

Foi recentemente adjudicada ? Sotecnisol Coberturas & Fachadas a reabilita??o de um Condom?nio em Oeiras constitu?do por 8 pr?dios, no qual ser?o realizados os seguintes trabalhos: reabilita??o das fachadas principais, tardoz e laterais incluindo tratamento de bet?o, madeiras, serralharias e pintura de fachadas. Faz ainda parte da empreitada a reabilita??o das clarab?ias e casa das m?quinas.

Jos? Castro / Administrador

Ficha T?cnica

Propriedade Sotecnisol Rua do Ferro - Fetais 2681-502 Camarate Tel. +351 219 488 400 geral@sotecnisol.pt sotecnisol.pt

JUNHo | 13

Edi??o de Conte?dos Sotecnisol

Tiragem 600 exemplares

Periodicidade Trimestral

Newsletter impressa em papel amigo do Ambiente

[Nova Parceria Sotecnisol Materiais - VAILLANT, Solu??es com alto rendimento e maior poupan?a]

A Sotecnisol Materiais, refor?a o seu portf?lio com mais uma representa??o mundial, desta vez a marca escolhida foi a Vaillant, l?der mundial no setor do aquecimento e AQS. Com mais de 140 anos de experi?ncia no setor da climatiza??o a Vaillant posiciona-se como um fabricante global, desenvolvendo produtos adequados ao conforto dom?stico.

Com esta sinergia, a Sotecnisol, alarga a sua oferta a n?vel de gamas de produtos dispon?veis para o consumidor e a multinacional alem? refor?a a sua posi??o no mercado portugu?s apostando na alta efici?ncia energ?tica dos seus produtos. Al?m de todos os tradicionais produtos da marca, como os reconhecidos esquentadores, as caldeiras de condensa??o murais e de ch?o, sistemas solares de recolha de fluido autom?tica com solu??es dom?sticas e coletivas e ainda bombas de calor ser?o a face mais vis?vel das suas inovadoras tecnologias.

Ao escolher a Sotecnisol enquanto parceiro a marca pretende posicionar-se como uma refer?ncia em Portugal a exemplo do que j? acontece em mais de 25 pa?ses do mundo. A marca vai ter os seus produtos dispon?veis nas diferentes lojas Sotecnisol: Lisboa, Coimbra, Porto e Algarve.

Contactos

N?mero Azul: 800 200 263 E-mail: solar@sotecnisol.pt

3

[Repara??es e Impermeabiliza??es - REPARAR HOJE PARA POUPAR AMANH?]

No ?mbito das inspe??es desenvolvidas pelas ?guas do Centro S.A., no sentido de garantir a conserva??o e respetiva operacionalidade das suas estruturas, foi lan?ada a concurso p?blico a Empreitada de Repara??es e Impermeabiliza??es nos reservat?rios da Lardosa e da Bela Vista.

O Problema: Necessidade de eliminar e limitar as perdas de ?gua aliada ? import?ncia vital de preservar e conservar as estruturas em boas condi??es de operacionalidade.

A Solu??o: De forma a garantir uma boa execu??o da obra foram realizadas os seguintes:

Os Resultados: As interven??es relacionadas com a reabilita??o e conserva??o, t?m uma import?ncia ineg?vel do ponto de vista de preserva??o e funcionalidade das respetivas estruturas. ? de salientar que no caso particular dos reservat?rios para al?m dos benef?cios mais comuns, relacionados com a preserva??o/conserva??o (aumento da vida ?til das estruturas), existe um outro fator muito importante, que ? a elimina??o de perdas de ?gua, pois a sua anula??o tem um forte impacto econ?mico e ambiental. (?GUA=VIDA=EUROS).

? Lavagem a alta press?o das superf?cies exteriores e interiores;

Reservat?rio da Bela Vista - Antes

? Impermeabiliza??es interiores dos Reservat?rios;

? Reabilita??o de bet?o e regulariza??es pontuais do suporte e aplica??o de novo esquema de pintura ao n?vel dos exteriores;

Reservat?rio da Lardosa- Antes

Reservat?rio da Lardosa - Depois Reservat?rio da Bela Vista - Depois

JUNHo | 13

[QUER UMA CASA A+?]

[COBERTURAS AJARDINADAS - POUPAR, CRIANDO O SEU JARDIM OU A SUA HORTA NA COBERTURA]

Nos dias que correm, POUPAR tornou-se uma As coberturas ajardinadas s?o certamente um elemento de valoriza??o do edif?cio n?o s? do ponto

palavra corrente. ? necess?rio POUPAR ENER- de vista est?tico mas tamb?m econ?mico e funcional. Ao longo dos anos a Sotecnisol tem realiza-

GIA, ? necess?rio POUPAR o ambiente das do algumas obras de Coberturas ajardinadas e validamos in?meras vantagens na sua implementa-

agress?es que lhe temos infligido ao longo dos ??o, quer sejam nas coberturas ajardinadas ou planas:

?ltimos anos. Pensando cada vez mais nestas

situa??es, cri?mos solu??es avan?adas e tec- ? Uma cobertura ajardinada, prolonga o tempo de vida da pr?pria cobertura, estimando-se um

nologicamente evolu?das para edif?cios, que tempo de vida m?dio de 40 anos, contra os 10 a 15 de outras coberturas;

suportam um controle efetivo de todo o ciclo

de valor, ? a miss?o da SOTECNISOL.

? Possibilita a diminui??o de energia el?trica gasta na utiliza??o de meios mec?nicos de refrige-

ra??o e aquecimento em cerca de 8%, pois estas coberturas possuem uma camada isolante que

Dispomos de v?rias solu??es que lhe permitem favorece o edif?cio em termos t?rmicos e ac?sticos;

POUPAR ENERGIA num curto espa?o de tem-

po e ainda obter poupan?as significativas, s?o ? Reduzem a a??o dos raios t?rmicos solares em 90%. As temperaturas no interior do edif?cio

exemplo disso:

mostraram ser de menos 3 / 4? C quando a temperatura exterior se situa entre os 25 e 30? C (Peck

et al. 1999). E no inverno, as perdas de calor s?o diminu?das;

? Coberturas Ajardinadas

? Criam novos espa?os de lazer;

? Isolamento T?rmico pelo Exterior ? I.T.E.

? Reduzem a a??o dos ventos e ?guas pluviais at? 70%.

? Fachadas Ventiladas

? Substitui??o da Caixilharia ? Sistemas solares t?rmicos

Num tempo em que 50% da popula??o mundial vive nas cidades, s?o urgentes solu??es construtivas que tenham menores impactos ambientais, que atendam ? preserva??o dos espa?os naturais!

DIMINUI??O

AT? 90%

DA A??O

? Reabilita??o de Piscinas

4

T?RMICA

? Palas de sombreamento

? Etc.

Desenh?mos o servi?o de Reabilita??o Sustent?vel com o objetivo de dar ao mercado uma oferta inovadora em duas ?reas de neg?cio: reabilita??o e efici?ncia energ?tica.

Pens?mos nas poupan?as dos nossos clientes e queremos demonstrar que ao REABILITAR ele est? a POUPAR!

Orientado para a recupera??o e efici?ncia dos edif?cios, este servi?o possibilitar? uma redu??o na sua fatura energ?tica ao diminuir os atuais consumos atrav?s da implementa??o de medidas de reabilita??o e efici?ncia energ?tica aconselhadas pela SOTECNISOL.

Data center da Covilh? (cobertura ajardinada, 1.? edif?cio com certifica??o LEED)

Ao reduzir as necessidades de energia, estar? a aumentar as suas poupan?as logo a melhorar a sua qualidade de vida e a rentabilizar o seu neg?cio!

REABILITAR ? POUPAR!

JUNHo | 13

Data center da Covilh? (cobertura ajardinada, 1.? edif?cio com certifica??o LEED)

Coberturas Jardim - Porto

[ISOLAMENTO T?RMICO PELO EXTERIOR (I.T.E.) - POUPAR ENERGIA, SEM TER OBRAS DENTRO DE CASA]

Ao longo do tempo, foram in?meras as obras de isolamento t?rmico pelo exterior (I.T.E.) realizadas pela Sotecnisol, tanto em obras novas como em reabilita??o de edif?cios. Os sistemas preconizados pela Sotecnisol Coberturas & Fachadas constituem uma ?tima solu??o, tanto do ponto de vista energ?tico como do ponto de vista construtivo. A aplica??o de isolamento t?rmico pode possibilitar a economia de at? 30% de energia, poupando-se no aquecimento e arrefecimento dos espa?os interiores (Lisboa E-Nova, 2008).

O sistema evita o inc?modo das obras dentro

de casa, com todas as consequ?ncias desagra-

d?veis destas, permite grandes POUPAN?AS Coolhaven: IParque em Coimbra (Constru??o modular: ITE em suporte de OSB (material derivado da madeira))

de energia e permite o aumento de longevidade

do edif?cio, pois o sistema n?o ? afetado por

fendilha??o e microfissuras como numa cons- JANELAS EFICIENTES, FATURA REDUZIDA!

tru??o tradicional.

Quanto ?s zonas n?o opacas da fachada, o seu isolamento pode ser refor?ado com a substitui??o

De um modo geral, os sistemas de isolamento das componentes das zonas dos v?os por outros, com desempenho t?rmico melhorado:

pelo exterior s?o constitu?dos por uma camada

de isolamento t?rmico aplicada sobre o supor- ? Caixilharia com corte t?rmico associada a vidros duplos;

te e um paramento exterior para prote??o, em

particular, das solicita??es clim?ticas e mec?- ? Utiliza??o de envidra?ados de alto desempe-

nicas.

nho t?rmico (vidros de baixa emissividade);

5

O retorno do investimento feito, num sistema ? Cria??o de janelas duplas (com a introdu??o de

de I.T.E., situa-se abaixo dos 8 anos.

um segundo envidra?ado);

? Substitui??o de vidros simples por duplos;

POUPAN?AS

AT? 650

NO PER?ODO DE INVERNO *

? Coloca??o de dispositivos de sombreamento exterior; ? Isolamento t?rmico das caixas de estore, entre outros.

DIMINUI??O DAS PERDAS DE CALOR NA SUA HABITA??O AT?

15%

M?rio & Amadeu: Constru??o de moradias em banda (ITE em suporte de alvenaria)

*Para uma moradia em Lisboa, com parede simples de 0,18cm de espessura, considerando uma ?rea de fachada de 140m2 em que 15% ? zona envidra?ada, com sistema ETIC's de 6cm em EPS. Sistema de arrefecimento e aquecimento el?trico, com tarifa simples, sem contabilizar a potencia contratada. Valores calculados com metodologia do RCCTE para edif?cios existentes de acordo com NT_SCE01, da Adene.

Contactos Tlm: +219 488 400 E-mail: coberturas.fachadas@sotecnisol.pt

JUNHo | 13

[Gest?o de aterros sanit?rios - Otimiza??o e efici?ncia energ?tica]

O Produto

? um sistema de cobertura tempor?ria para aterros de res?duos, designado por "Cover-up / Net Down". Os materiais utilizados s?o: uma geomembrana com uma estrutura em HDPE, revestida por 3 camadas de LLDPE, o que lhe confere elevadas resist?ncias mec?nicas bem como aos raios UV e uma rede em HDPE para prote??o ao vento. Os materiais possuem marca??o CE para cobertura de aterros sanit?rios.

Trata-se de um sistema de f?cil e r?pida instala??o, mesmo quando se trata de cobrir grandes ?reas. Oferece grande flexibilidade na aplica??o e elevada prote??o ao vento.

Contactos Tlm: +219 488 400 E-mail: ambiente@sotecnisol.pt

As Vantagens

A aplica??o deste sistema permite ?s empresas gestoras de res?duos (aterros sanit?rios) importantes vantagens, como:

? Aumento da produ??o de biog?s;

? Diminui??o significativa na produ??o de lixiviados;

? Redu??o de odores e poeiras;

? Melhor integra??o paisag?stica (cor verde).

As quais se traduzem na r?pida recupera??o do investimento!

6

[SISTEMAS SOLARES T?RMICOS ? UMA OP??O DE REABILITA??O]

Cada vez mais os custos com a fatura energ?tica dos edif?cios, quer sejam de servi?os quer industriais, representam uma fatia muito significativa dos respetivos custos operacionais. A op??o por sistemas solares t?rmicos para produ??o de ?guas quentes sanit?rias (AQS) ?, por isso, uma a??o de gest?o bastante inteligente e eficaz sempre que os consumos de AQS sejam significativos, permitindo reduzir substancialmente a fatura energ?tica e prever com mais rigor os custos associados a energia.

BEIERSDORF ? UM CASO DE SUCESSO

O Cliente: A empresa Beiersdorf, l?der mundial no fabrico de cosm?ticos e produtos de beleza, teve, em 2010, na sua unidade industrial de Barcarena, Queluz-de-Baixo, um custo em g?s natural a rondar os 31.000 euros anuais, para aquecimento de ?gua de processo a 60?C.

O Problema: Permanente aumento do custo anual deste fator de produ??o.

A Solu??o: A Sotecnisol Energia prop?s um sistema solar t?rmico para compensar a utiliza??o de g?s natural, equipado com 20 coletores solares t?rmicos do tipo plano seletivo, mantendo em opera??o o dep?sito de 2500 litros j? existente de forma a otimizar a interven??o e obter o maior retorno financeiro poss?vel para o cliente.

Os Resultados: Os resultados foram excecionais, logo no primeiro ano de opera??o, com uma poupan?a no custo de g?s de cerca de 14.000 , o que significou uma economia de quase 50% nos custos.

Uma vez que o investimento total rondou os 35.000 , o retorno esperado do investimento ser? efetuado em menos de 3 anos, numa aplica??o que durar? seguramente mais de 15 anos de funcionamento desde que mantida em boas condi??es.

MAIS UM SISTEMA COM A MARCA SOTECNISOL ENERGIA!

Contactos

Tlm: +219 488 400 E-mail: energia@sotecnisol.pt

JUNHo | 13

[Solar T?rmico - Redu??o at? 71% nos custos de energia]

Com os modernos sistemas de prepara??o de ?gua quente disponibilizados pela Sotecnisol ? poss?vel aproveitar a energia solar de forma ainda mais eficiente e com maior rendimento. A instala??o de um sistema de grande dimens?o no seu hotel, permite-lhe:

? Redu??o consider?vel dos custos de energ?a (- 35% do que um sistema convencional);

? Uma econom?a at? 71% no combust?vel mensal;

? Produ??o de 70 litros/ cama.

A energia solar t?rmica ? uma energia renov?vel e inesgot?vel, gratuita, necessitando de uma manuten??o m?nima, sendo economicamente competitiva e permite-lhe per?odos de retorno muito r?pidos.

Dados da instala??o Consumo energ?tico antes: 294.590 Kwh Combust?vel: G?s Natural Instala??o proposta: Solar T?rmico para Aquecimento de ?guas quentes sanit?rias

Dados da instala??o Consumo energ?tico depois: 80.324 Kwh Combust?vel: G?s Natural + Solar T?rmico Poupan?a G?s Natural: 27.591 m? Poupan?a Total Anual: 10.713 Investimento estimado: 113.000 (Eq.Solar 89.800 / Acessorios + M?o de Obra 23.200 ) Per?odo de Amortiza??o 10 anos, tendo em considera??o o valor de 0,05 Kwh/g?s natural

POUPAN?AS ANUAIS

SUPERIORES A

10.000

Exemplo: Hotel 4 estrelas Zona de Lisboa 200 camas.

Contactos N?mero Azul: 808 91 99 99 E-mail: reabilitacao.sustentavel@sotecnisol.pt

7

[Fachadas ventiladas ? Est?tica e Poupan?a]

POUPAN?A ENERGIA AT?

50%

A Sotecnisol Revestimentos ? uma ?rea que est? especialmente vocacionada para desenvolver projetos de constru??o civil tecnologicamente exigentes e inovadores. Sendo uma ?rea que est? sempre atenta ? evolu??o do mercado queremos oferecer aos nossos clientes solu??es construtivas eficientes com benef?cios t?cnicos e est?ticos nos edif?cios onde s?o aplicados. Exemplo dessa efici?ncia energ?tica s?o as in?meras fachadas ventiladas aplicadas pela Sotecnisol Revestimentos, uma vez que a sua c?mara de ar ventilada promove uma circula??o ascendente e permanente de ar, permitindo a remo??o do calor e da humidade da chuva ou de condensa??o, enquanto que o revestimento exterior de prote??o bloqueia a carga t?rmica e possibilita um isolamento t?rmico cont?nuo, reduzindo consideravelmente a necessidade de utiliza??o de sistemas de climatiza??o.

As fachadas ventiladas contribuem de forma decisiva para a cria??o de condi??es ideais de humidade e temperatura dentro dos edif?cios, proporcionando uma melhoria do conforto e da qualidade ambiental interna dos mesmos, com uma redu??o significativa da fatura energ?tica.

BENEF?CIOS - ECO EFICI?NCIA

A instala??o de uma fachada ventilada permite reduzir as necessidades energ?ticas dos edif?cios, aumentar o conforto dos seus utentes e diminuir os gastos mensais com climatiza??o na ordem dos 50%.

? Refor?o do isolamento t?rmico Menores necessidades de climatiza??o;

? Elimina??o de pontes t?rmicas Redu??o das perdas de calor pelas fachadas;

? Redu??o da transmiss?o ac?stica Maior conforto interior,

? Fachada auto lav?vel e anti graffiti Redu??o dos custos com manuten??o e conserva??o;

? Perme?vel ao vapor de ?gua Melhora a qualidade do ar interior;

? Atualiza??o da est?tica do edif?cio Maior poder de atra??o.

Contactos

Lu?s Carvalho Diretor-Geral

Tlm: +351 916 616 957 E-mail: revestimentos@sotecnisol.pt

JUNHo | 13

Porqu? Vaillant?

Porque vai al?m do convencional.

Solu??es ? sua medida: Sistemas Vaillant

Qualquer que sejam os seus planos, construir uma nova habita??o ou apenas renovar a sua casa, a Vaillant proporciona-lhe uma solu??o feita ? medida que se adequa ?s suas necessidades e objetivos, atrav?s da combina??o de tecnologias, tanto de produtos a g?s , esquentadores e caldeiras, como de produtos el?tricos, bombas de calor e caldeiras el?tricas, com sistemas de energia solar para a produ??o de ?gua quente sanit?ria e aquecimento ambiente. Qualquer combina??o ? possivel! Adicionalmente garantimos-lhe o nosso suporte no sentido de encontrar a combina??o perfeita de energias que lhe proporcione alto rendimento com a maior poupan?a. Para conhecer melhor os produtos Vaillant e a sua qualidade, Fabricado na Alemanha, contacte a Sotecnisol, atrav?s do n?mero Azul: 808 200 363 e visite o seu espa?o dedicado aos nossos produtos em sotecnisol.pt.

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download