Magusto

Cultura e Hist?ria de Portugal

Ficha Informativa

EPEMP ? Porto Editora

Magusto

Portugal foi durante muitos s?culos um pa?s agr?cola e, consequentemente, h? muitas festas regionais ou populares que est?o diretamente relacionadas com a agricultura.

Um pouco por todo o Portugal cultivam-se uvas para fazer vinho. A colheita ou apanha das uvas acontece no final do ver?o e, logo de seguida, d?-se in?cio ao processo de fazer o vinho. Atualmente, existem m?quinas que esmagam as uvas para lhes retirar o seu sumo, mas primeiramente esse trabalho era feito por um grupo de pessoas que, descal?as, pisavam as uvas at? estas ficarem em mosto.

Quando este trabalho acabava, as pessoas ficavam t?o contentes que faziam uma festa. Nessa festa, que celebrava o in?cio da produ??o do vinho, bebiase jeropiga ou ?gua-p?. E como os portugueses n?o gostam de beber sem comer qualquer coisa, as pessoas assavam castanhas para irem comendo durante a festa.

[1] Colheita das uvas, Douro.

A palavra magusto significa uma por??o ou dose de castanhas assadas, bem como a fogueira onde se assam castanhas e, por isso, esta festa ficou conhecida como magusto.

O magusto ? uma festa m?vel como

[2]Castanhas assadas.

o Carnaval, isto ?, pode acontecer em dias diferentes de ano para ano.

Habitualmente, realiza-se numa data

que j? est? associada a uma festividade como por exemplo os dias 28

de outubro, 1 de novembro ou 11 de novembro. Estas datas s?o dias

especiais para o catolicismo, a religi?o predominante em Portugal. O

dia 28 de outubro ? Dia de S?o Sim?o que era primo de Jesus e um dos

doze ap?stolos. No dia 1 de novembro, os cat?licos celebram o Dia de

Todos os Santos, festejam todas as pessoas que foram reconhecidas

como sendo muito boas ou santas. E a 11 de novembro festeja-se o Dia

de S?o Martinho. Como o magusto se realiza geralmente neste per?odo

ou at? no dia 11 de novembro, esta festa tamb?m ? conhecida como

S?o Martinho.

[3] S?o Martinho.

Gloss?rio

cultivam-se: plantam-se esmagam: espremem mosto: sumo de uva que d? origem ao vinho ap?stolos: pessoas que gostavam de ouvir os ensinamentos de Jesus e que continuaram a divulgar a sua doutrina depois de ele morrer

Cultura e Hist?ria de Portugal

Ficha Informativa

EPEMP ? Porto Editora

Saber mais

Aguardente, jeropiga e ?gua-p?

A aguardente ? uma bebida alco?lica bastante forte que em Portugal ? produzida a partir do vinho. Esta palavra ? composta por duas palavras que talvez conhe?as: ?gua + ardente e, como o pr?prio nome indica, esta bebida tem um sabor muito forte e um teor ou volume de ?lcool bastante elevado. O teor de ?lcool do vinho anda ? volta de 10? a 12?, mas na aguardente ronda os 40?. Esta bebida tamb?m ? conhecida como bagaceira ou baga?o. A jeropiga ? uma bebida preparada juntando aguardente ao mosto das uvas. O resultado ? uma bebida mais doce e mais alco?lica do que o vinho. Depois de esmagarmos as uvas e retirarmos o sumo ou mosto, fica um res?duo a que se deu o nome de p? da uva ou baga?o. A ?gua-p? ? uma bebida que se [4] Mosto em fermenta??o. prepara misturando ?gua ao baga?o ou p? da uva. Da? o nome conter as palavras ?gua + p?.

Lenda de S?o Martinho

Martinho era um valente soldado que ficou conhecido por fazer uma boa a??o. Como fazia parte do ex?rcito ele viajava muito por toda a Europa e quando tinha licen?a para ir a casa, ele era geralmente obrigado a atravessar os Alpes porque a sua terra natal era em Fran?a. Como deves imaginar, no cimo de montanhas altas como os Alpes faz muito vento e frio e a temperatura ? bastante baixa.

Numa dessas viagens de regresso a casa, Martinho encontrou na estrada um homem idoso com um ar muito pobre. As roupas dele eram muito velhas e estavam todas rotas, por isso o homem tiritava de frio. Este velho homem pediu ao Martinho que lhe desse uma esmola, mas como o Martinho n?o tinha dinheiro, pegou na espada, cortou a sua capa de soldado ao meio e deu metade ao pobre para ele n?o ter frio e poder suportar melhor o mau tempo que se fazia sentir.

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, como por milagre, o c?u se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol come?aram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de tr?s dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar ver?o de S. Martinho.

Gloss?rio

boa a??o: ato feito para ajudar outra pessoa rotas: com buracos tiritava: tremia de frio

esmola: coisa ou dinheiro dado a algu?m pobre suportar: aguentar milagre: fen?meno n?o natural de causa divina

Ver?o de S?o Martinho

Em Portugal, acontece por vezes haver um per?odo curto de tempo quente entre o final de outubro e o in?cio ou meados de novembro. De um dia para o outro, a temperatura de outono sobe alguns graus e as pessoas voltam a usar roupas mais leves e a lembrar-se do ver?o que acaba de terminar. Este per?odo de tempo mais quente antes da chegada do inverno ficou conhecido como ver?o de S?o Martinho.

EPEMP ? Porto Editora

Cultura e Hist?ria de Portugal

Ficha Informativa

Curiosidades

"Quentes e boas!"

Muitas pessoas que nasceram nas regi?es agr?colas do interior de Portugal vieram viver para as grandes cidades do litoral portugu?s, mas trouxeram consigo v?rias lembran?as e tradi??es do tempo em que viviam no campo. Nas grandes cidades n?o ? costume organizarem-se festas de S?o Martinho, mas assim que o ver?o acaba, a temperatura baixa ou caem as primeiras chuvas do outono, aparecem nas ruas os vendedores de castanhas assadas. Para promover as suas castanhas, os vendedores tinham o h?bito de gritar muito alto a frase ou preg?o: "Quentes e boas!"

[5]Vendedora de castanhas, Porto.

Saber mais

Festival de Cinema de Lisboa

Paulo Branco, um produtor de cinema de nacionalidade portuguesa que desde 1974 trabalha em Fran?a, foi o grande dinamizador do Lisbon & Estoril Film Festival e ? o seu diretor art?stico.

Este festival realiza-se no in?cio de novembro (por altura do

ver?o de S?o Martinho) em v?rios cinemas de Lisboa, Cas-

cais e Estoril. O principal objetivo do festival ? oferecer ao

espectador a possibilidade de refletir sobre a forma como a S?tima Arte est? interligada a outras formas de express?o

[6]Cartaz do Lisbon & Estoril Film Festival.

art?stica como a literatura, a m?sica e as artes pl?sticas. Por

isso, para al?m da exibi??o de filmes, realizam-se palestras e debates, workshops e performances e at? cerim?nias de

lan?amento de livros. Durante o per?odo em que decorre este festival, muitas personalidades ligadas ? ind?stria cine-

matogr?fica visitam Portugal, incluindo muitos atores famosos.

Na edi??o de 2013, a s?tima deste festival de cinema, ir?o estar em competi??o pela primeira vez filmes n?o europeus.

Gloss?rio

lembran?as: recorda??es espectador: pessoa que assiste a um espet?culo artes pl?sticas: a pintura e a escultura s?o exemplos de artes pl?sticas

EPEMP ? Porto Editora

Cultura e Hist?ria de Portugal

Ficha Informativa

Propostas de atividades

1.Consulta este portal para saber como est? o tempo hoje em Bragan?a e Faro (Portugal). E este para saber como vai estar o tempo amanh? no Rio de Janeiro e em Bras?lia (Brasil).

Aproveita e v? em que fase est? a Lua.

1.1.Conversa com os teus colegas sobre o clima do pa?s onde moram. Quais s?o as principais diferen?as entre as esta??es do ano?

2.Procura na Internet informa??es sobre o clima das cidades da CPLP indicadas abaixo e conversa com os teus colegas sobre os diferentes climas que encontraste. Bras?lia, Brasil Sal, Cabo Verde Macau, China Maputo, Mo?ambique

3.Conheces alguma hist?ria de um homem ou mulher que tenha ficado famoso devido ?s suas boas a??es? Conversa com os teus colegas sobre os her?is ou santos mais importantes que conheces.

4.V? aqui a descri??o, as fotos e o v?deo do magusto que se realizou em 2012 na freguesia de Miranda e conversa com os teus colegas sobre este evento:

Em que dia se realizou o magusto de 2012? O que se comeu e bebeu durante esta festa? Onde se assaram as castanhas? Quando ? que acabou a festa? Qual ? o momento da festa que ?

retratado no v?deo?

5.Ouve a can??o O Homem das Castanhas, do conhecido fadista portugu?s Carlos do Carmo, sobre vendedores de castanhas. Qual ? o preg?o que surge no refr?o?

5.1. Proposta de debate: Gostas de fado? E a tua fam?lia e amigos, tamb?m gostam deste g?nero musical? Qual ? o teu fadista favorito? E qual ? o fado de que mais gostas?

Regras Ortogr?ficas

S?o ou Santo? S?o ? a abreviatura de Santo. Os nomes de homens santos que come?am por uma vogal s?o antecedidos da palavra Santo e os que come?am por consoante pela palavra S?o. Todos os nomes de mulheres santas s?o precedidos pela palavra Santa.

Exemplos: S?o Pedro, S?o Martinho, Santo Andr?, Santo Ant?nio; Santa Iria, Santa Maria

EPEMP ? Porto Editora

Cultura e Hist?ria de Portugal

Explora??o lexical

1. Indica se ? S?o, Santo ou Santa.

Agostinho

Bento

Ana

Bernardo

Andr?

Crist?v?o

Ant?nio

Domingos

B?rbara

Francisco

Ficha Informativa

In?cio Isabel Jo?o Jorge Martinho

Nicolau Onofre Pedro Silvestre Teresa

2.Liga as palavras da coluna B ?s palavras da mesma fam?lia da coluna A e ao seu significado da coluna C.

Coluna A Palavras da mesma fam?lia

Coluna B Palavra nova

Coluna C Significado

competir ? debater ? dinamizar ?

exibir ? interligar ? palestrante ? reflex?o ?

? dinamizador ? ? refletir ?

? interligada ? ? exibi??o ? ? palestra ? ? debate ?

? competi??o ?

? semin?rio ? respons?vel ? relacionada ? pensar ? mostra ? discuss?o ? concurso

EPEMP ? Porto Editora

Cultura e Hist?ria de Portugal

Nome: Data:

Turma:

Ficha de Trabalho A

N?mero:

Completa as frases assinalando todas as op??es corretas.

1. A palavra magusto significa a) um fogareiro b) uma fogueira para assar castanhas c) uma merenda de castanhas assadas num magusto d) uma festa popular portuguesa

2. O ver?o de S?o Martinho acontece a) entre o in?cio de junho e o fim de agosto b) entre meados de outubro e meados de novembro c) entre meados de outubro e in?cio de novembro d) de 15 de outubro a 15 de novembro

3. O S?o Martinho ? um homem a) santo b) pobre e idoso c) rico e forreta d) generoso e am?vel

4. O magusto ou S?o Martinho festeja-se no dia de a) S?o Martinho b) S?o Sim?o c) S?o Pedro d) Santo Ant?nio

5. Os ingredientes da ?gua-p? s?o a) baga?o b) vinho c) aguardente d) ?gua

6. Os vendedores de castanhas aparecem nas ruas das cidades portuguesas a) quando o ver?o acaba b) quando come?a o outono c) quando come?a a chover d) no primeiro dia de outono

EPEMP ? Porto Editora

Cultura e Hist?ria de Portugal

Ficha de Trabalho A

7. Em Portugal, as seguintes festas s?o m?veis: a) o Dia da M?e b) o Dia do Trabalhador c) o Natal d) o Carnaval

8. As castanhas assadas vendem-se nas ruas das cidades portuguesas sobretudo a) no ver?o b) no outono c) no inverno d) na primavera

Compreens?o oral

1.Assiste ao v?deo Vendedor de Castanhas, que cont?m uma entrevista a uma vendedora de castanhas assadas.

1.1. Assinala os erros deste texto e corrige-os.

Esta vendedora de castanhas chama-se Filomena Gaspar e tem 24 anos.

H? dezanove anos que ela vende castanhas no Rossio que ? uma pra?a muito famosa da cidade do Porto. Os turistas gostam de provar as castanhas assadas portuguesas porque s?o diferentes das que eles comem nos seus pa?ses. As castanhas mais saborosas s?o as grandes porque o seu sabor n?o ? t?o forte e s?o mais secas. As castanhas mais bonitas s?o branquinhas e abertas.

Muitas pessoas perguntam se podem comprar uma ou tr?s castanhas mas a vendedora s? vende um cartucho ou pacote com seis ou doze castanhas. Meia d?zia de castanhas custa 2 euros.

H? 30 anos, o sogro desta senhora vendia 30 kg de castanhas numa manh?. Ela tamb?m vende 30 kg num dia.

EPEMP ? Porto Editora

Cultura e Hist?ria de Portugal

Nome: Data:

Turma:

Ficha de Trabalho B

N?mero:

Responde ?s seguintes perguntas. 1. Quando ? a colheita ou apanha das uvas em Portugal?

2.A ntigamente, quando n?o havia m?quinas para espremer ou esmagar as uvas, como ? que os agricultores faziam vinho?

3. Como ? o tempo meteorol?gico em Portugal no in?cio do outono?

4. Qual ? a origem da grande maioria das pessoas que vive nas cidades do litoral portugu?s?

5. O que ? um preg?o?

6. Qual ? a rela??o de Paulo Branco com o Lisbon & Estoril Film Festival?

7.Para al?m da exibi??o de filmes, neste festival de cinema tamb?m se organizam confer?ncias, espet?culos de m?sica e dan?a, exposi??es de pintura e lan?amentos de livros. Porqu??

8. O que ? que vai acontecer pela primeira vez no Festival de Cinema de Lisboa e Estoril de 2013?

................
................

In order to avoid copyright disputes, this page is only a partial summary.

Google Online Preview   Download